[News] Rastreando Klaus Barbie e Céu de Suely são atrações do Curta! até domingo, 23

 


Conhecido como “Açougueiro de Lyon”, Klaus Barbie foi um oficial de alto escalão da organização paramilitar nazista SS e, posteriormente, chefe da unidade da Gestapo (a polícia secreta de Hitler) em Lyon, na França. Durante a Segunda Guerra Mundial, enviou mais de 7 mil judeus para campos de extermínio e ficou conhecido pela brutalidade com que torturava seus prisioneiros. Depois do fim da guerra, fugiu para a América do Sul e se tornou espião dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.  Produzido pela Arte, o documentário “Rastreando Klaus Barbie”, de Christophe Brulé e Vincent Tejero, retrata a trajetória e o julgamento do líder nazista. Em foco, o julgamento de Barbie e a proteção que ambos os serviços secretos, da Alemanha e dos EUA, ofereceram a ele, ainda que em períodos diferentes. Sua produção baseou-se em pesquisas realizadas pelo historiador alemão Peter Hammerschmidt e em arquivos históricos. Rastreando Klaus Barbie” é exibido na Sexta da Sociedade, 21/08, às 23h.

Quinta do Pensamento – 20/08

20h40 – “José e Pilar” (Documentário)
Relato sobre a vida do escritor José Saramago e sua mulher, Pilar del Rio, enquanto ele terminava um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta. Diretor: Miguel Gonçalves Mendes. Duração: 127 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de agosto, sexta-feira, à 0h40 e às 14h40; 23 de agosto, domingo, às 14h50; segunda-feira, às 08h40.

Sexta da Sociedade – 21/08

23h – “Rastreando Klaus Barbie” (Documentário)
Como chefe da Gestapo em Lyon, em 1943-44, Klaus Barbie fez com que mais de 7.500 judeus fossem enviados para as câmaras de gás. Ele também é considerado responsável pela tortura ou deportação de 14.000 combatentes da Resistência Francesa, incluindo Jean Moulin, seu líder. Recrutado como agente de inteligência dos EUA durante a Guerra Fria, Barbie participou do tráfico de armas e da implementação de ditaduras latino-americanas. Graças ao trabalho sem precedentes do historiador alemão Peter Hammerschmidt, este filme lança uma nova luz sobre a história secreta de Klaus Barbie, revelando, por exemplo, as  escandalosas proteções que os serviços secretos da Alemanha e dos EUA lhe proporcionaram. Diretores: Christophe Brulé e Vincent Tejero. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: Horários alternativos: 22 de agosto, sábado, às 3h e 10h30; 23 de agosto, domingo, às 18h; 24 de agosto, segunda-feira, às 17h; 25 de agosto, terça-feira, às 11h.

Sábado – 22/08

20h20 – As Aventuras da Arte Moderna (Série) - Episódio “Paris, Capital do Mundo”
Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros estão morrendo de fome. Soutine, o mais pobre entre os artistas russos, torna-se amigo de Modigliani. Em 1917, Apollinaire encena a sua peça "Les Mamelles de Tirésias" usando o subtítulo "drama surrealista". Nasce assim a palavra “surrealista”, moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre em 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era boêmia. Diretor: Amélie Harrault, Pauline Gaillard. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de agosto, domingo, às 11h15.

Domingo – 23/08

13h15 - “O Céu de Suely” (Ficção)
Hermila é uma jovem de 21 anos que nasceu em Iguatu, cidade cravada no sertão cearense, de calor castigante e vastos céus azuis. Uma cidade que, para a maior parte das pessoas, é um lugar de partida. Dois anos atrás, Hermila partiu. Foi para São Paulo, tentar a sorte com o namorado Mateus. Agora ela está de volta, na casa de sua avó e de sua tia, com um filho para criar e um marido que não vai voltar. Não demora muito e ela se dá conta de que precisa fazer qualquer coisa para ir embora dali. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, Hermila adota o nome de Suely e inventa um plano audacioso para levantar dinheiro e conseguir viajar. Diretor: Karim Aïnouz. Duração: 88 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 24 de agosto, segunda-feira, às 02h.



Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.


Nenhum comentário