[News] Em setembro chegam no À La Carte: Bicho de Sete Cabeças, Querô e ‘Ex-Pajé

 


No mês de setembro, chegam mais três ótimos longas brasileiros no À La Carte, streaming inaugurado há pouco menos de um ano, mas já repleto de grandes filmes da cinematografia mundial.
Os filmes serão “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, disponível a partir de 03/09; “Querô”, de Carlos Cortez, que chega na quinta seguinte, em 10/09; e “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, programado para 17/09. Todos eles farão parte do cardápio semanal, como é chamado o conjunto de quatro filmes que chega toda quinta no À La Carte.
"Bicho de Sete Cabeças", realizado há exatos 20 anos, em 2000, é o primeiro longa-metragem de Laís Bodansky, uma estreia de grande sucesso, que arrebatou nada menos que 45 prêmios em Festivais nacionais e internacionais. Entre esses prêmios estão sete troféus conquistados no Festival de Brasília, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator para Rodrigo Santoro, e dois do Festival de Cartagena (Colômbia), onde Laís Bodanski recebeu o prêmio de Melhor Primeiro Filme e Santoro o de Melhor Ator. Em 2015, o filme entrou para a lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Com roteiro escrito por Luiz Bolognesi, diretor de “Ex-Pajé”, o filme “Bicho de Sete Cabeças” é baseado no livro autobiográfico "Canto dos Malditos", de Austregésilo Carrano Bueno, e narra a odisseia vivida por Neto, um adolescente de classe média, que vive uma vida normal até que seu pai o manda para um hospício, após encontrar cigarros de maconha no bolso de sua jaqueta. Além de Rodrigo Santoro no papel principal, o longa conta ainda com as atuações marcantes de Othon Bastos, Cássia Kis e Caco Ciocler.
"Querô", de Carlos Cortez, lançado em 2007, também é um longa de diretor estreante. O roteiro premiado é baseado na obra do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, e o elenco tem grandes nomes como Maria Luísa Mendonça, Ailton Graça, Ângela Leal e Milhem Cortaz. Na história, o menor Querô é filho órfão de uma prostituta que se suicidou quando ele nasceu. Ele foi criado por Violeta, que era a cafetina da mãe dele, e, ao crescer, revoltado com os maus tratos que recebe, passa a cometer pequenos delitos. Um dia ele é pego e encaminhado à Febem, a mesma antiga prisão brasileira de crianças e adolescentes mostrada no filme “Pixote, A Lei do Mais Fraco”, de Héctor Babenco. O filme ganhou mais de 10 prêmios, quatro deles no Festival de Brasília, nas categorias de Melhor Ator para o estreante Maxwell Nascimento, intérprete do papel-título, mais Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
“Ex-Pajé”, de 2018, é um documentário dirigido por Luiz Bolognesi, corroteirista dos longas "Elis", "Como Nossos Pais" e "Bingo: O Rei das Manhãs". Além de diretor e roteirista, Bolognesi se destaca também como ator, com participação em "Bicho de Sete Cabeças", inclusive.
O documentário mostra os índios da comunidade Paiter Suruí, que vivem na bacia amazônica, e desde o primeiro contato com o mundo civilizado, em 1969, estão expostos a profundas mudanças sociais. Smartphones, gás, eletricidade, medicamentos, armas e redes sociais substituíram seu modo de vida tradicional. A doença é um risco para uma comunidade cada vez mais incapaz de se isolar da modernização trazida pelos brancos ou pelo poder da igreja. Com obstinada persistência, Perpera, um ex-pajé, está procurando uma maneira de restaurar a antiga vitalidade de sua aldeia. O longa fez parte da seleção oficial da Mostra Panorama do Festival de Berlim 2018, onde foi premiado com Menção Especial de Melhor Documentário.
Em meio a clássicos e cults de todos os cantos do mundo, no À La Carte os cinéfilos sempre vão encontrar excelentes filmes brasileiros. “Bicho de Sete Cabeças”, “Querô” e “Ex-Pajé” são apenas três de muitos que virão por aí!
A PARTIR DE 3 DE SETEMBRO

BICHO DE SETE DE CABEÇAS

Brasil, 2001, 74min, 14 anos

Direção: Laís Bodanzky

Elenco: Othon Bastos, Rodrigo Santoro, Cássia Kis

Sinopse: Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

A PARTIR DE 10 DE SETEMBRO

QUERÔ

Brasil, 2007, 88min, 14 anos

Direção: Carlos Cortez

Elenco: Maxwell Nascimento, Maria Luisa Mendonça, Ailton Graça

Sinopse: Querô é filho de uma prostituta, que foi expulsa do bordel em que trabalhava no dia em que deu à luz. Desesperada, ela se suicida tomando querosene. Violeta, a dona do prostíbulo, decide cuidar do garoto e o apelida de Querô, em referência ao modo como sua mãe morreu. Ao crescer Querô, revoltado com os maus tratos que recebe, passa a cometer pequenos delitos. Um dia ele é pego e encaminhado à Febem, onde sua vida é marcada para sempre.

A PARTIR DE 17 DE SETEMBRO

EX-PAJÉ

Brasil, 2018, 81min, 14 anos

Direção: Luiz Bolognesi

Elenco: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga, Ubiratan Suruí

Sinopse: Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.


Nenhum comentário