[News] Oitavo Panorama Digital do Cinema Suíço traz longas premiados na programação

Evento exibe on-line e gratuitamente filmes contemplados em diversos festivais de cinema do mundo

Em todas as suas edições, o PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO traz um recorte da produção recente do audiovisual daquele país para apresentar ao público brasileiro. A curadoria, que nessa 8ª edição é assinada por Célia Gambini, adida cultural do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, juntamente com Cecília de Nichile, assistente de Cinema do Sesc São Paulo e com Monika Füger, adida cultural do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro, fez a seleção de filmes durante as Journées de Soleure/Jornadas de Soleure (Soleure/Suíça), principal festival de cinema dedicado totalmente a cinematografia suíça, que aconteceu no início do ano, em sua 55ª edição .

Pela primeira vez totalmente digital, com filmes exibidos na plataforma Sesc Digital, o 8º PANORAMA DIGITAL DO CINEMA SUÍÇO traz nove longas premiados não só na Europa, mas também em outras regiões do mundo. Além desses, a programação conta ainda com outros cinco títulos e dois programas de curtas, todos bastante reconhecidos mundialmente. O festival é uma realização do Consulado da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema SWISS FILMS e apoio das Journées de Soleure, e acontece entre 27 de agosto e 6 de setembro 2020.

Entre os longas, destaque para dois filmes dirigidos por Alain Tanner, um dos homenageados desta edição. "Charles morto ou vivo", de 1969, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno de 1969, do Grand Prix do San Antonio Film Festival (Estados Unidos, 1970) e o Globe d’argent do Milan Film Festival (Itália, 1971), é um deles. O longa é um dos filmes que colocou a Suíça no mapa do cinema mundial e inaugurou o que a crítica batizou de “novo cinema suíço”. Além dele, haverá a exibição de "A Cidade Branca” que faturou o Prêmio César de Melhor Filme Francófono de 1984, o Óscar do cinema francês, e, no mesmo ano, ganhou como melhor filme estrangeiro do Fotogramas de Plata (Espanha) e conta com Bruno Ganz, como protagonista, falecido em 2019, a quem o festival também presta tributo, que dentre outros recebeu o Prêmio Europeu pelo conjunto da sua obra em 2010 e o Prêmio do Cinema Suíço de melhor ator em 2017 e 2001.

“Madame”, dirigido por Stéphane Riethauser, é um dos títulos com maior número de premiações. O documentário de 2019 fala sobre a questão de gênero e tem em seu currículo o Prêmio do Júri e Prêmio do Público de Melhor Filme Queer - International Queer Film Festival (Porto/Portugal, 2020), Prêmio do Júri de Melhor Longa-metragem do Documenta Madrid (Espanha, 2020), Prêmio do Público de Melhor Documentário do Escales Documentaires (França, 2020), o Prêmio Especial do Júri do Buenos Aires International Documentary Film Festival (Argentina, 2020), além do Prêmio do Júri e de Público de Melhor Documentário do Image + Nation Film LGBTQUEER Montreal (Canadá, 2020).

Outro longa premiado é do diretor franco-suíço Basil da Cunha, “O Fim do Mundo”, que se passa em Lisboa e conta a história de Spira, jovem de 18 anos que retorna ao local onde nasceu depois de 8 anos em um reformatório. O filme participou de diversos festivais, inclusive da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo de 2019 e ganhou os prêmios de Melhor Fotografia no Les Arcs Film Festival (França, 2019), Melhor Longa da Semana Internacional de Cine de Valladolid (Espanha, 2019) e Melhor Fotografia do Swiss Film Award (2020).

"Bruno Manser - A Voz da Floresta”, ficção dirigida por Niklaus Hilber, foi agraciada pela crítica na Suíça, levando o Swiss Film Award de Melhor Ator, em 2020, e o Science Film Award do Zurich Film Festival (Suíça), em 2019. Outros dois filmes premiados na Suíça foram: “O Vento Muda”, de Bettina Obrei, que levou o Variety Piazza Grande Award do Festival de Locarno, em 2018; e “A Jornada”, de Fanny Bräuning, que levou o Swiss Film Award 2020 de melhor documentário.

Delphine Lehericey diretora de “No Meio do Horizonte”, levou o Swiss Film Award 2020 de melhor ficção e roteiro e foi agraciada com o Greenpeace Lurra Award da Sessão Novos Diretores na edição de 2019 do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha). A lista de premiados do PANORAMA SUÍÇO se encerra com os filmes “Meu Primo Inglês”, documentário de Karim Sayad que fala sobre imigrantes argelinos. O longa foi premiado em 2019 com Gian Paoli Award de Melhor Filme Antropológico do Festival dei Popoli Firenze (Itália) e “Aqueles que trabalham” que ganhou o Prêmio do júri e a Menção Especial do Festival Internacional dos Direitos Humanos de Genebra/2020, além de ter sido eleito como a melhor ficção do Swiss Film Award 2019.

SERVIÇO:
 
8º Panorama Digital do Cinema Suíço
Quando: De 27 de agosto a 6 de setembro.
Onde: Exibição na plataforma Sesc Digital www.sescsp.org.br/panoramasuico (em breve)
Link para acessar fotos dos longas: https://tinyurl.com/y4ll6c6a
Link para acessar a Identidade Visual: https://tinyurl.com/yx9lob69
Link para acessar a vinheta: https://tinyurl.com/yyfca7r8
Acesse Instagram: https://www.instagram.com/panoramasuico/
Acesse Facebook: https://www.facebook.com/panoramasuico

 
SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS COMPLETAS

LONGAS-METRAGENS

PRAÇA NEEDLE BABY

Ficção | Suíça | 2020 | 100 min. | 12 anos
Título Original: PLATZSPITZBABY
Direção: Pierre Monnard
Sinopse: Primavera de 1995: Depois do fechamento da famosa Praça Needle, local público frequentado por usuários de drogas em Zurique, Mia, de onze anos, e sua mãe, Sandrine, mudam-se para uma pequena e idílica cidade nos arredores de Zurique. No entanto, a nova casa não é um paraíso para Mia, porque a mãe, que continua dependente das drogas, dificilmente conseguirá ter a sua custódia. A garota busca refúgio em seu mundo de fantasia com seu amigo imaginário, com quem conversa durante horas e faz planos para uma vida melhor. Mia também encontra uma espécie de família substituta na turma de adolescentes que têm uma origem semelhante à sua. Cada vez mais, ela ganha força para se rebelar contra sua mãe e, finalmente, consegue deixá-la. O filme é baseado no bestseller suíço 'Platzspitzbaby', de Michelle Halbheer e Franziska K. Mueller.
Festivais:
2020 - Journées de Soleure (Suíça) e Tallinn Black Nights Film Festival (Estônia)

O VENTO MUDA
Ficção | Suíça, França | 2018 | 86 min. | Livre
Título Original: LE VENT TOURNE
Direção: Bettina Oberli
Sinopse: Uma fazenda isolada em uma região remota do Cantão do Jura, onde Pauline e Alex estão transformando em realidade seu sonho de viver de modo completamente autossuficiente e em harmonia com a natureza. Seus projetos de vida estão selados pelo amor e pelo trabalho comum. Finalmente, estão prontos para alcançar sua total independência, mas a chegada de Samuel, que vem instalar um aerogerador, transtorna profundamente Pauline, abalando o casal e seus valores.
Festivais:
2020 - Festival de Cinema de Gotemburgo (Suécia) e My French Film Festival (Brasil)
2019 - Festival International du film francophone de Tübingen (Alemanha), Vienna International Women’s Film Festival (Áustria), Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara (Estados Unidos), Dia Internacional da Francofonia - Rio de Janeiro (Brasil) e Festival de Cinema de Taipei (Taiwan)
2018 - Festival de Locarno (Suíça), Festival du Film Français d'Helvétie Bienne (Suíça), Film Francophone d'Angoulême (França), Festival Internacional de Cinema Francófono de Namur (Bélgica), Festa do Cinema Francês (Portugal) e Festival Internacional de Cinema da Índia
Prêmios:
2018 - Festival de Locarno (Suíça) - Variety Piazza Grande Award

NO MEIO DO HORIZONTE
Ficção | Suíça, Bélgica | 2019 | 90 min. | Livre
Título Original: LE MILIEU DE L'HORIZON
Direção: Delphine Lehericey
Sinopse: Sob o sol implacável, Gus está prestes a deixar a infância para trás. Num tempo de uma rigorosa estiagem, emoções intensas, com a família fragmentada e tudo se despedaçando, o impensável acontece: as tempestades esperadas ansiosamente irão varrer os cansados e desgastados campos, lavando um mundo inteiro.
Festivais:
2020 - Festival de Cinema de Gotemburgo (Suécia), Festival Internacional de Cinema de Dublin (Irlanda), Glasgow Film Festival (Escócia), Festival Internacional de Cinema de Veneza (Itália), Cleveland International Film Festival (Estados Unidos) e Festival Internacional de Cine LGBT+ - Amor Festival (Chile)
2019 - Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha), Festival de Cinema de Alice Nella Cita (Itália), Festival International du Film Francophone de Tübingen (Alemanha) e Panorama Europeu de Cinema do Cairo (Egito)
Prêmios:
2019 - Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha) - Sessão Novos Diretores - Greenpeace Lurra Award

A JORNADA
Documentário | Suíça | 2018 | 85 min. | Livre
Título Original: IMMER & EWIG
Direção: Fanny Bräuning
Sinopse: Niggi, um fotógrafo apaixonado, e Annette, o amor de sua vida, tetraplégica há 20 anos, viajam pelo mundo em um trailer. Com coragem, eles continuam retirando da vida o que ela tem de melhor. Mas o que acontece com o amor, quando a vida muda tão drasticamente? Cheia de curiosidade e admiração a cineasta (e filha), Fanny Bräuning, busca respostas. O resultado é uma sensível homenagem à vida e ao amor.
Festivais:
2019 - Festival de Locarno (Suíça), Journées de Soleure (Suíça), Shanghai International Film Festival (China), Guangzhou International Documentary Film Festival (China) e Over The Rhine International Film Festival (Estados Unidos)
2018 - DOK Leipzig (Alemanha) e MakeDox Festival (Macedônia)
Prêmios:
2019 - Journées de Soleure (Suíça) - Swiss Film Award

CONTRAPOR
Documentário | Suíça | 2019 | 89 min. | 14 anos
Título Original: CONTRADICT
Direção: Peter Guyer e Thomas Burkhalter
Sinopse: Como se deu o desenvolvimento da globalização e as mudanças de valores desde o seu início em Gana e no continente africano? Como queremos confrontar e nos contrapor a essas mudanças? A nova visão do futuro pode se tornar realidade global? Dois cineastas suíços buscam estas respostas com a ajuda de sete músicos de Gana - M3NSA, Wanlov The Kubolor, Adomaa, Worlasi, Akan, Mutombo Da Poet e Potera Asantewa - que criaram novas músicas e produziram videoclipes especialmente para o documentário.
Festivais:
2020 - Journées de Soleure (Suíça)

TEMPORADA DE CAÇA
Ficção | Suíça | 2020 | 90 min. | 12 anos
Título Original: JAGDZEIT
Direção: Sabine Boss
Sinopse: Como Diretor Financeiro, Alexander Meier luta pela sobrevivência da empresa onde trabalha. Quando Hans-Werner Brockmann, o novo CEO, é nomeado, Alexander se envolve numa luta de poder que cada vez mais o desequilibra. Diante da ruína de sua existência, ele vê apenas uma possibilidade de vingança.
Festivais:
2020 - Journées de Soleure (Suíça)

MEU PRIMO INGLÊS
Documentário | Suíça, Catar | 2019 | 82 min. | 12 anos
Título Original: MON COUSIN ANGLAIS
Direção: Karim Sayad
Sinopse: 2001, Fahed chega à Inglaterra cheio de expectativas e sonhos. 2018, às voltas com a crise da meia-idade, ele precisa tomar uma decisão. Continuar seu humilde estilo de vida, trabalhando 50 horas semanais, ou retornar à Argélia, país de onde fugiu com a esperança de uma vida melhor.
Festivais:
2020 - Festival de Documentário de Tessalónica (Grécia) e Festival de Documentário Full Frame (Estados Unidos)
2019 - Festival de Toronto (Canadá), Dok Leipzig (Alemanha), Festival dei Popoli Firenze (Itália), Festival Internacional de Cinema de Trento (Itália) e Rencontres internationales de Cinéma - Aflam (França)
Prêmios:
2019 - Festival dei Popoli Firenze (Itália) - Gian Paoli Award de Melhor Filme Antropológico

MADAME
Documentário | Suíça | 2019 | 94 min. | 12 anos
Título Original: MADAME
Direção: Stéphane Riethauser
Sinopse: Uma saga familiar baseada em cenas de arquivos privados, MADAME leva-nos a uma jornada íntima na qual uma extravagante avó de 90 anos e seu neto cineasta exploram o desenvolvimento e a transmissão da identidade de gênero num ambiente patriarcal
Festivais:
2020 - Journées de Soleure (Suíça), Pink Apple - Lesbian & Gay Film Festival (Suíça) e Festival de Documentário de Tessalónica (Grécia)
2019 - Visions du Réel (Suíça), Festival de Locarno (Suíça), Festival du Film Français d'Helvétie Bienne (Suíça), Escales Documentaires (França), Documenta Madrid (Espanha), Queer Porto - International Queer Film Festival (Portugal), Rome Independent Film Festival (Itália), Festival International du film francophone de Tübingen (Alemanha), Festival Internacional de Cinema de Viena - Viennale (Áustria), Buenos Aires International Documentary Film Festival (Argentina), Taipei Golden Horse Film Festival (Taiwan), DOC NYC (Estados Unidos) e Image + Nation Film LGBTQUEER Montreal (Canadá)
Prêmios:
2019 - Queer Porto: International Queer Film Festival (Portugal) - Prêmio do Júri e do Público de Melhor Filme Queer, Documenta Madrid (Espanha) - Prêmio do Júri de Melhor Longa-metragem, Escales Documentaires (França) - Prémio do Público de Melhor Documentário, Buenos Aires International Documentary Film Festival (Argentina) - Prêmio Especial do Júri e Image + Nation Film LGBTQUEER Montreal (Canadá) - Prêmio do Júri e da Audiência de Melhor Documentário

UM PERFUME DE LIBERDADE
Documentário | Suíça | 2020 | 52 min. | Livre
Título Original: EIN DURFT VON FREIHEIT
Direção: Ruedi Leuthold e Beat Bieri
Sinopse: O café molda a história dos povos Maya na Guatemala. Primeiro, a terra lhes foi tirada, então foram forçados a trabalhar nas plantações dos grandes fazendeiros estrangeiros. O filme de Ruedi Leuthold e Beat Bieri mostra como os pequenos fazendeiros, organizados em cooperativa, tornaram-se o segundo maior exportador de café do país. E como seu sucesso fortaleceu a emancipação social da população indígena.
Festivais:
2020 - Journées de Soleure (Suíça)

AQUELES QUE TRABALHAM
Ficção | Suíça, Bélgica | 2018 | 101 min. | Livre
Título Original: CEUX QUI TRAVAILLENT
Direção: Antoine Russbach
Sinopse: Após um ato desonesto, a carreira de Frank em uma companhia de frete marítimo, onde trabalhou por 20 anos, é imediatamente interrompida. Para Frank, que dedicou toda a sua vida à escalada do sucesso, revelar a razão de sua demissão para sua família é impossível. A transição entre consultor de carreira para uma vida solitária, faz com que inicie um período de auto-reflexão que o faz rever todos os seus valores.
Festivais:
2020 - Berlin French Film Week (Alemanha), Five Lakes Film Festival (Alemanha) e Haifa Film Festival (Israel)
2019 - Glasgow Film Festival (Escócia), Festival de Film Francophone à Vienne (Áustria), Efebo d'Oro (Itália), French Film Week in Los Angeles (Estados Unidos), Semaine de la Francophonie en Chile e Skopje Film Festival (Macedônia)
2018 - Festival de Locarno (Suíça), Festival de Cinema de Hamburgo (Alemanha), Festival International du Film Francophone de Tübingen (Alemanha), CPH PIX (Copenhague), Haifa International Film Festival (Israel) e Panorama Europeu de Cinema do Cairo (Egito)

O FIM DO MUNDO
Ficção | Suíça, Portugal | 2019 | 107 min. | Livre
Título Original: O FIM DO MUNDO
Direção: Basil da Cunha
Sinopse: Spira tem 18 anos e passou os últimos 8 anos de sua vida num reformatório. De volta à Reboleira, uma favela em Lisboa, reencontra seus amigos. Spira percebe que as coisas estão mudando. Mas todos continuam lutando por seus sonhos, como Iara, por quem Spira se apaixona, ou Giovani que faz qualquer coisa para se tornar um dos grandes chefes locais.
Festivais:
2020 - Journées de Soleure (Suíça)
2019 - Festival de Locarno (Suíça), Semana Internacional de Cine de Valladolid (Espanha), Les Arcs Film Festival (França), Milan Film Festival (Itália), This Human World (Áustria), Festival Internacional de Cinema de Busan (Coréia do Sul) e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (Brasil)
Prêmios:
2020 - Swiss Film Award - Melhor Fotografia 2020
2019 - Semana Internacional de Cine de Valladolid (Espanha) - Melhor Longa e Les Arcs Film Festival (França) - Melhor Fotografia

CHARLES MORTO OU VIVO
Ficção | Suíça | 1969 | 92 min. | 14 anos
Título Original: CHARLES MORT OU VIF
Direção: Alain Tanner
Sinopse: Prisioneiro do conforto e segurança herdados dos seus avós, Charles, um industrial de Genebra na casa dos 50 anos, toma consciência de sua vida ridícula como um homem supostamente realizado e, pela primeira vez, rebela-se contra tudo o que lhe condiciona, seus antepassados, sua família, seu próprio filho, e foge. Junto com um casal de boêmios que encontra num café onde busca refúgio, ele recupera sua liberdade e o gosto de viver.
Festivais:
1969 - Festival de Cannes (França), Festival de Avignon (França) e Festival de Locarno (Suíça)
1970 - Journées de Soleure (Suíça) e San Antonio Film Festival (Estados Unidos)
1971 - Milan Film Festival (Itália)
Prêmios:
1969 - Festival de Locarno (Suíça) - Leopardo de Ouro
1970 - San Antonio Film Festival (Estados Unidos) - Grand Prix
1971 - Milan Film Festival (Itália) - Globe d’argent

A CIDADE BRANCA
Ficção | Suíça, Portugal | 1982 | 108 min. | 14 anos
Título Original: DANS LA VILLE BLANCHE
Direção: Alain Tanner
Sinopse: Paul, um engenheiro em um navio cargueiro, desembarca em Lisboa sem uma razão especial. Sua estadia em um quarto de hotel é como um parênteses em sua vida, um interlúdio, durante o qual experimenta um grande vazio existencial. Ele vagueia pela cidade por dias a fio, filmando com sua câmera Super-8 e enviando as imagens para sua esposa na Suíça, acompanhadas de cartas que contam suas longas horas de meditação. Em seus passeios, encontra Rosa, por quem se apaixona.
Festivais:
1983 - Festival de Berlim (Alemanha), Festival de Cannes (França), Poitiers Film Festival (França), Festival de Locarno (Suíça) e Festival de Cinema de Nova Iorque (Estados Unidos)
1984 - Journées de Soleure (Suíça)
1985 - Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (Brasil)
1985 - Festival do Rio (Brasil)
Prêmios:
1984 - Prêmio César (França) - Melhor Filme Francófono e Fotogramas de Plata (Espanha) - Melhor Filme Estrangeiro

BRUNO MANSER - A VOZ DA FLORESTA
Ficção | Suíça | 2019 | 142 min. | 12 anos
Título Original: BRUNO MANSER - DIE STIMME DES REGENWALDES
Direção: Niklaus Hilber
Sinopse: 1984: Em busca de uma nova experiência de vida, Bruno Manser viaja para a selva de Bornéu e encontra a tribo nômade Penan. Quando a existência dos Penan é ameaçada pelo desmatamento implacável, Manser engaja-se na luta contra a exploração das madeireiras, com coragem e determinação, tornando-se um dos mais conhecidos ambientalistas do seu tempo. Baseado em uma história real.
Festivais:
2019 - Zurich Film Festival (Suíça) e Les Arcs Film Festival (França)
Prêmios:
2020 - Swiss Film Award (Suíça) - Melhor Ator
2019 - Zurich Film Festival (Suíça) - Science Film Award


Nenhum comentário