[News]ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA APRESENTA COM EXCLUSIVIDADE o FESTIVAL 8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO

 

Sessão de abertura do evento acontece na terça-feira, dia 26 de julho, às 20h30, com o filme "ENNIO, O MAESTRO", de Giuseppe Tornatore


Valor do Ingresso – R$ 20,00 / R$ 10,00 (MEIA

Em sua 9ª edição, o 8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO traz ao ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA doze títulos em pré-estreia nacional que revelam mais uma vez o vigor da produção atual do cinema italiano, com uma seleção de filmes provenientes dos principais festivais internacionais e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália.


 


A abertura do evento em São Paulo apresenta a premiére de "ENNIO, O MAESTRO", de Giuseppe Tornatore, longa que homenageia o mestre Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro italiano, autor de trilhas sonoras para cinema e televisão, incluindo todos os filmes do diretor Sergio Leone, além de obras clássicas.


 


Outros destaques do evento:


 


** No ano de seu centenário, Pier Paolo Pasolini ganha homenagem com a exibição de MAMMA ROMA, clássico neorrealista com Anna Magnani


 


** Seleção também traz IL BUCO, projeto ousado de Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021


 


**LEONORA, ADEUS, o mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022


 


** A comédia GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS, de Giorgia Farina, traz Clive Owen e Jasmine Trinca em um insólito road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções.


 


** Filme de abertura do Festival de Veneza 2021, LAÇOS, de Daniele Luchetti, destaca Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio e Laura Morante


 


** Premiado com o Leoncino D'Oro no Festival de Veneza, FREAKS OUT conta a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas. O filme revela mais uma vez o talento de Gabriele Mainetti para contar histórias de herói.


 


***


 


Homenagem a Ennio Morricone


Como parte da programação contemporânea, que conta com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, o evento este ano traz uma seção especial de "Ennio, o Maestro", documentário que Giuseppe Tornatore (de "Cinema Paradiso" e "Mallena") realizou sobre a vida e obra do grande  maestro.


 


Como parte especial da homenagem, Marco Morricone, filho de Ennio Morricone, participa de debate com o público do Festa via online, em encontro cuja data será definida em breve.


 


Em "Ennio, o Maestro", Tornatore, grande parceiro do maestro e compositor, reconta a história de Ennio desde a infância até a vida adulta, passando pelos anos de conservatório e, claro, por seus grandes filmes e prêmios, sem esquecer do Oscar: seis indicações e dois prêmios (Um honorário pela carreira em 2007 e outro pela trilha sonora de "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino, em 2016).


 


Um dos maiores nomes não só da música para o cinema, mas da música contemporânea, Ennio Morricone compôs mais de 500 trilhas sonoras para o cinema e TV. Ousado, sempre fugiu do convencional e sempre propôs partituras e músicas que não fossem óbvias. Como resultado, ajudou a criar obras-primas do cinema como "Três Homens em Conflito", "A Missão", "Era Uma Vez na América", "Os Intocáveis", "Cinema Paradiso", "A Balada de Sacco e Vanzetti", entre outros. 


 


Exibido no 78º Festival de Veneza, "Ennio, o Maestro" revela o compositor e maestro por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore, além de depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns muito conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams e Hans Zimmer.


 


A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível definir o grande gênio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro" consegue revelar parte do mistério por trás de sua extraordinária criatividade.


 


Realização e apoios


O festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do MIBACT e da Cinecittà, com organização Logística - BonFilm.


 


O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e com apoios e promoção dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, além da organização logística da Bonfilm.



Além dos parceiros institucionais, o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar ao Brasil, há 97 anos. A Generali Seguros integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países.


 


Em 2022, o Festival também conta com os parceiros de mídia Folha de São Paulo, Papo de Cinema e Comunità Italiana.


 




Nenhum comentário