Books Brasil Books

Novidades

[News] LEILA MARIA canta DJAVAN - Lançamento do álbum "UBUNTU" no SESC POMPEIA)


LEILA MARIA canta DJAVAN



Lançamento do álbum "UBUNTU" no SESC POMPEIA)




Dando início à turnê de lançamento do sexto álbum, com canções de Djavan e intitulado "Ubuntu", a carioca Leila Maria (finalista do The Voice + 2021) retorna à São Paulo para apresentar-se no palco do Sesc Pompéia, no próximo dia 21, às 19 horas. Com direção musical de Guilherme Kastrup, a cantora será acompanhada pelos músicos Zola Star (violão e guitarra), François Muleka (baixo e violão), Rodrigo Braga (piano) e pelo próprio Kastrup (bateria e programação eletrônica).


Neste novo show a artista costura o repertório com standards do jazz que sempre encantaram os fãs de sua voz, uma expert no gênero, além de outras canções brasileiras. Do repertório do alagoano, destaque para "Soweto", "Seca", "Oceano", "Meu bem querer”, "Aquele um", "Tanta saudade" e "Flor de Lis". Das pérolas de outras praias ela oferece "Milagres do povo" (Caetano Veloso), "Caxangá" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Zumbi" (Jorge Benjor), "Night in Tunísia" (Dizzie Gillespie e Frank Paparelli), "Night and Day" (Cole Porter) e "Summertime" (Ira e George Gershiwn/ Du Bose Heyward).

Lançando seu sexto trabalho pela gravadora Biscoito Fino Leila Maria se debruçou sobre a obra de Djavan e abraçou a proposta musical de Guilherme Kastrup, que procurou destacar a raiz afro jazz da artista. O álbum tem as participações especiais de Maria Bethânia, da cantora, compositora e pianista Maíra Freitas, além de músicos e intérpretes africanos e/ou afrodescendentes como a cantora africana, residente em Portugal, Selma Uamusse. Teve a coodenação artística da produtora Ana Basbaum.

Mauro Ferreira, crítico do G1, escreveu: “Sexto álbum de Leila Maria, Ubuntu é obra-prima instantânea da discografia brasileira. A obra de Djavan ganha relevo na voz da artista”."

"Ubuntu" é uma filosofia que significa generosidade, compaixão. Para os africanos, é a capacidade de entender, aceitar, tratar bem o outro. Tem uma semelhança com o nosso "amor ao próximo".





Mais sobre LEILA MARIA

Ela impactou o público do The Voice + (1ª temporada/2021) instantaneamente. No início de tudo, nem passava pela cabeça de Leila Maria encarar a música como profissão. A cantora e compositora carioca nasceu na Tijuca mas, desde pequena, morou nos subúrbios do Rio. Em 1996, Luiz Carlos Paladino, radialista de primeira ordem, passa a ocupar o cargo de diretor de programação da Rádio JB e foi o primeiro a tocar uma música de Leila: Get out of Town, de Cole Porter.

A execução quase diária da inusitada gravação do tema de jazz acabou por chamar a atenção do produtor Guti Carvalho, que convidou Leila para gravar o que seria seu primeiro CD: Da Cabeça aos Pés/Von Kopf Bis Fuss.

A cantora participou dos shows no Mistura Fina (Lagoa/RJ) para o lançamento do CD Off Key, seu segundo álbum. Naquele período, Leila já tinha conquistado um público fiel que a acompanhava pelos locais da moda do Rio de Janeiro.

Em 2007 gravou o álbum Canções do Amor de Iguais, idealizado por Antonio Carlos Miguel, na época editor e crítico musical do Segundo Caderno d’O Globo, e que tinha canções de Cole Porter (All of You) e George Michael (Kissing a Fool).

Holiday in Rio - Leila Maria canta Billie, o premiado quarto álbum de carreira é distribuído pela Biscoito Fino. Homenageia uma das maiores divas do jazz americano e reuniu 40 músicos do primeiro time da MPB - Cristóvão Bastos, Itamar Assiére, Delia Fischer, Jorge Helder, Robertinho Silva e Jessé Sadoc foram alguns dos destaques. Com este álbum Leila Maria ganhou o 25°Prêmio da Música Brasileira/2014, na categoria Melhor álbum em língua estrangeira.

Nessa altura, a "Billie Holiday carioca' ou a "Billie Holiday brasileira" como passou a ser conhecida, transitava entre festivais e clubes de jazz do exterior (Miami, Washington), e palcos consagrados como o Tom Jazz e Bourbon Street (SP), Blue Note Rio e a Casa Julieta de Serpa (RJ).

O CD Tempo, com repertório basicamente autoral, lançado em 2018 com distribuição Biscoito Fino, chegou ao mercado com unanimidade positiva entre crítica e público.

Em 2021, com a pandemia e as casas noturnas e teatros fechados, Leila inscreveu-se no The Voice +. O público do Brasil inteiro rendeu-se àquela voz aveludada.
Com a notoriedade e a visibilidade alcançada com suas apresentações, ela aceitou o convite da Biscoito Fino para lançar mais um CD.


Com produção musical de Guilherme Kastrup, premiado produtor e ganhador de um Grammy Latino pelo álbum A Mulher do Fim do Mundo (2016), de Elza Soares, o álbum Ubuntu é uma releitura da obra do grande Djavan, e conta com participações especialíssimas como Maria Bethânia e a pianista, cantora e compositora Maíra de Freitas, filha de Martinho da Vila.

Junto com o lançamento deste novo trabalho Leila está na estrada com o show baseado nas canções de Djavan e as outras que fazem parte da sua história.


Crédito fotos Catarina Ribeiro

Mídias Sociais
Instagram https://www.instagram.com/realleilamaria/
Facebook  facebook.com/Leilamariacostapinto

Links de Vídeo:
Ubuntu (Meu Bem Querer) https://youtu.be/xOSuN8q5WM8
Ubuntu (Seca feat M. Bethania) https://youtu.be/9kq88-zog_Y
Eu sou o samba https://youtu.be/VBXuodgEkmY

Nenhum comentário