Books Brasil Books

Novidades

[News] I Seminário FASES de Educação Ambiental está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU

 I Seminário FASES de Educação Ambiental está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU


Claudia Viana


Professores de mais de 250 escolas públicas serão formados em projeto patrocinado pela Enel Distribuição Rio com apoio do Governo do Estado do RJ

Estão abertas as inscrições para o I Seminário FASES de Educação Ambiental, que acontece entre os dias 28/3 e 01/4 de 2022. O Seminário será online e 100% gratuito, com emissão de certificado. As inscrições acontecem até o dia 22 de março no site do projeto (www.projetofases.com.br).



                              Danielle Barros


A educação ambiental tem se tornado uma pauta frequente e necessária em diversos contextos da vida. Iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU em 2015, demonstram a urgência e a relevância do tema em âmbito global. 

A escola é, por natureza, o ambiente ideal para o cultivo dessa nova maneira de olhar para a vida. Nos últimos 20 anos, desde a regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, pela Lei nº 9.795 de 1999, e do estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, conforme a Resolução n° 02 do Conselho Nacional de Educação, de 15 de junho de 2012, temos presenciado um avanço sistemático na institucionalização do tema no âmbito escolar, o que implica a capacitação permanente de educadores e educadoras para a atuação neste contexto.

I Seminário Fasesvem atender essa demanda. Aberto para professores de todos os níveis de ensino, sua programação é composta por oficinas, palestras e rodas de conversa com grandes pesquisadores, professores e gestores da Educação e da Cultura do país e vai oferecer uma boa dose de ferramentas pedagógicas, ideias e trocas enriquecedoras sobre educação pautada pela sustentabilidade, para apoiar o professor a aplicar esse conteúdo de maneira prática dentro de sala de aula. 

Entre os convidados estão nomes como o do Professor Titular de Ecologia da UFRJ, Fábio Scarano; de Léa Tiriba, Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid; do Médico ayurvédico e o primeiro brasileiro a concluir o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia, Matheus Macêdo; da Doutoranda na UNIFESP, pós-graduada em Psicopedagogia e em Neuroeducação, é mestre em Psicologia e consultora da UNESCO sobre o tema “O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem”, Anita Abed; da mestre e doutora em Sociologia pela UECE, Empreendedora social, pesquisadora e produtora cultural Flávia Fernandes; do escritor, ator, artista de circo e biólogo, criador do Projeto Teçaya, Jean Marx e Leonardo SoaresResponsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense.

Para a diretora geral Priscylla Mesquita, a articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil são fundamentais para a efetivação de políticas que integrem Educação, Cultura e Meio Ambiente. “Quando os esforços se unem na mesma direção, o resultado são as mudanças que tanto almejamos”, destaca Mesquita.

Diretora artística e pedagógica do projeto, Flávia Fernandes complementa: “A Cultura tem o poder de transformar a visão de mundo de uma sociedade. Atrelada à Educação Ambiental, torna-se ferramenta potente e necessária aos tempos em que vivemos”. 

I Seminário on-line FASES de Educação Ambiental | Gratuito 

Data de Realização: 28/03 a 01/04

Local: Youtube do @projetofases

Inscrições: até 22/03, em www.projetofases.com.br  

Público-alvo: Professores da rede pública de ensino e demais interessados

Para mais informações e inscrições, acesse:  www.projetofases.com.br

Capacidade: 50 vagas por dia

Programação I Seminário on-line FASES de Educação Ambiental

Dia 28/03 - 19h

Palestra abertura: A importância da Educação Ambiental e da Cultura nas Escolas

A relevância da formação de professores para atuar com essas temáticas no ambiente escolar.

Convidados: Léa Tiriba (Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF) e do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ), Leonardo Soares (Responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio. Formado em Ciências Sociai, com pós-graduação em Relações Internacionais) e Cláudia Vianna (Subsecretária adjunta e Diretora da Escola Estadual da Cultura RJ)

Dia 29/03 - 19h

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA PESSOALPercepção, emoções e diálogo na educação
Os sentidos, as emoções e a linguagem na educação. Os 5 sentidos, a percepção de si, a percepção de fazer parte da natureza. O corpo como meio ambiente. A consciência e os sentidos. Ética e Valores.

Convidados: Matheus Macedo (Médico ayurvédico e o primeiro brasileiro a concluir o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia) e Anita Abed (pós-graduada em Psicopedagogia e em Neuroeducação, mestre em Psicologia  e consultora da UNESCO)

Dia 30/03 - 19h

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA SOCIAL: As relações moldam o mundo
As relações sociais. Diálogo e a cooperação. Comunicação não violenta. A sala de aula como espaço do encontro e da diversidade. Representatividade. Alteridades.

Convidados: em confirmação

Dia 31/03 - 19h

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA AMBIENTAL: A escola como ecossistema

Meio ambiente é todo lugar. A escola como ecossistema, como espaço para a educação ambiental na perspectiva das 3 ecologias. Metodologias e práticas participativas.

Convidados: Fábio Scarano (Professor Titular de Ecologia da UFRJ) e Jean Marx (Escritor, ator, artista de circo e biólogo. Criador do Projeto Teçaya)

Dia 01/04 - 19h

Palestra Nós somos o mundo. A importância de cada um fazer a sua parte.

Dias 30/03, 31/03 e 01/04 – 10 às 12h

Oficina Educação Ambiental: As 3 ecologias

Ministrante: Flávia Fernandes (Mestre e doutora em Sociologia pela UECE, Empreendedora social, pesquisadora e produtora cultural)[5] 

Projeto Fases

O projeto o projeto Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas (FASES) tem por base metodologia que articula cultura, educação, meio ambiente e acessibilidade em ações de fortalecimento do ambiente escolar. Além da realização do Seminário FASES on-line, seu escopo envolve diferentes frentes de ação e diálogo entre o mundo prático e seu olhar lúdico, contemplando também:

      a edição do livro “Eu, Você, o Mundo: as 3 ecologias no ambiente escolar”, material didático que apresenta metodologias e experiências para aplicar nas escolas.

      a circulação do espetáculo teatral inédito “UPA: Uma Aventura Cósmica”  em cinco cidades do RJ, totalizando 17 apresentações acessíveis em Libras por escolas de Duque de Caxias, Magé, Silva Jardim, Rio das Ostras e Quissamã.

      e o Prêmio Fases que será concedido para profissionais e escolas com práticas inovadoras em sustentabilidade.

Sobre Espetáculo"UPA – Uma aventura cósmica"

 Texto e direção de Flávia Fernandes, com o jornalista e escritor Thiago Andrade, com os atores Nady Oliveira, Marcos Camelo, Cecília Viegas e Beto Vandesteen.

Sinopse: Em uma Unidade Planetária de Atendimento (UPA), um pronto-socorro para estrelas, cometas e planetas, onde trabalham a sábia estrela anciã, Dr. Salud, e seus assistentes Celeste e Salvador. Em um dia de aparente folga, os três são surpreendidos com a chegada de uma paciente inesperada, a Terra. Nesta aventura cósmica, Dr. Salud, Celeste e Salvador são convidados a conhecer mais sobre o nosso planeta. Andrade.

A montagem teatral já circulou por escolas públicas dos municípios de Duque de CaxiasMagéSilva JardimRio das Ostras. Nos dias 21 e 22 de março, 2ªf às 14h e 3ªf, às 10h e 14h, haverá apresentação em Quissamã,  no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, na Estr. do Correio Imperial, 962 - Piteiras, Quissamã - RJ. 

 

Sobre Livro "Eu, você, o mundo: As 3 Ecologias no Ambiente Escolar"

Publicação de Flávia Fernandes especialmente desenvolvida pelo projeto FASES para distribuição gratuita aos professores. Além de disponível em e-book no site oficial do projeto, terá a primeira tiragem impressa distribuída entre 250 escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. “O livro apresenta uma metodologia para o exercício prático da educação ambiental na escola e em outros ambientes educativos”, explica a autora do livro, Flávia Fernandes, também diretora artística e pedagógica do projeto FASES.

 

Lançamento FASES – Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas

O dia  07 de março de 2022 marcou a abertura do FASES, com evento na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, que contou com a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, do gerente de sustentabilidade da Enel, Leonardo Soares Oliveira, e de secretários de Cultura e de Educação de municípios participantes.

Na ocasião, além da apresentação e divulgação da programação do projeto, o lançamento do livro "Eu, você, o mundo: As 3 Ecologias no Ambiente Escolar", publicação com distribuição para professores e educadores da rede pública de ensino. O evento contou ainda com a apresentação de estreia do espetáculo "UPA – Uma aventura cósmica".

            Lançamento Biblioteca Parque - Flavia Fernandes e Priscylla Mesquita

Mini bio palestrantes e convidados: 

Fábio Scarano: Professor Titular de Ecologia da UFRJ. Formou-se Engenheiro Florestal pela UnB e é Ph.D. em Ecologia pela University of St. Andrews, Escócia. É membro eleito da Linnean Society of London e foi professor visitante nas Universidades de Minnesota (EUA) e Darmstadt (Alemanha). Foi autor nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e biodiversidade (IPBES), no Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e fundador e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). Atuou como Coordenador da Área de Ecologia na CAPES-MEC, foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Vice-Presidente Sênior da ONG Conservation International e Diretor Executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Hoje é conselheiro de diversas ONGs do campo socioambiental e membro do Comitê Científico e de Saberes do Museu do Amanhã. Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Jabuti de Literatura na área de Ciências Naturais. Hoje em dia está particularmente interessado no papel de diálogos da ciência com outras formas de interpretação da realidade na construção de futuros sustentáveis.

Léa TiribaDoutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid. Realizou estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL) na área de Formação e Educação de Adultos. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF) e do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Editora da Revista Trabalho Necessário e membro do Conselho Científico do GT (09) Trabalho e Educação da ANPEd. Investiga as relações históricas entre trabalho e educação, culturas do trabalho, experiência do trabalho, economia popular solidária, trabalho associado e formas não capitalistas de produção da existência.

Matheus Macêdo: Médico ayurvédico e o primeiro brasileiro a concluir o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia, onde viveu por quase 7 anos e criou o Vida Veda, empresa social dedicada a divulgar o conhecimento ayurvédico em língua portuguesa. É palestrante internacional, criador da metodologia dos 4 Pilares da Saúde e idealizador do Congresso Vida Veda de Medicina Integrativa (ConVIDA). Faz parte da Ayurveda Academy, Bangalore e fez residências clínicas no hospital Vaidyagrama, Coimbatore e em diversas clínicas na Índia e EUA. Procura servir o maior número de pessoas, divulgando o conhecimento em Ayurveda nas redes sociais, visando exponencializar a qualidade de vida de todos os seres vivos.

Anita Abed: Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP e em Neuroeducação pelo CEFAC, é mestre em Psicologia pela UNIMARCOS. É consultora da UNESCO sobre o tema “O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem”. Doutoranda na UNIFESP, pesquisa o uso de jogos de regras para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Básica. Atuou como psicoterapeuta, psicopedagoga clínica e psicopedagoga institucional. É docente em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, palestrante, elaboradora, consultora e parecerista de programas e materiais didáticos e paradidáticos voltados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Flávia Fernandes: Empreendedora social, pesquisadora e produtora cultural. Realiza projetos de Cultura, Educação e Meio Ambiente. Escreve e dirige produções teatrais e audiovisuais. Graduada em Turismo (Unicuritiba), com especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e Gestão Cultural (UFBA), possui mestrado e doutorado em Sociologia (UECE). Acredita no poder da alegria e na união entre cultura e educação como chave para as transformações que desejamos para nossa sociedade.

Jean Marx: Escritor, ator, artista de circo e biólogo. Em 2008 fundou o Projeto Teçaya, que reuniu suas formações e experiências pessoais a de outros profissionais, criando uma alquimia entre ciências ambientais e linguagens artísticas. Desde seu nascimento, a missão de Teçaya é contribuir, de maneira lúdica e científica, para a propagação de uma consciência de cuidado, respeito e amor para com todas as dimensões ecológicas das quais somos parte.

Leonardo Soares: Responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, com pós graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Getúlio Vargas. Possui também MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IPETEC-UCP e atua há 10 anos em projetos socioambientais e de eficiência energética no setor elétrico. Atualmente é Responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio e pela disseminação das práticas de Criação de Valor Compartilhado e Economia Circular junto às comunidades atendidas pelas iniciativas da empresa.

Cláudia Viana: formada em Pedagogia pela UERJ, com mais de 36 anos de experiência em educação. Iniciou como alfabetizadora no primeiro projeto do CIEP na Baixada Fluminense. Exerceu cargo de diretora adjunta e desenvolveu projetos pedagógicos facilitadores de aprendizagem. Atuou como Gerente de Ensino na Regional Metropolitana V e na inspeção escolar auxiliando na abertura de processos de escolas extintas e certificações de escolas públicas e particulares de Duque de Caxias. Foi Subsecretaria de ensino e Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias, com foco na implementação de políticas públicas de promoção da aprendizagem e também subsecretária de Ensino na cidade. Atualmente exerce a função de Subsecretária adjunta e Diretora da Escola Estadual da Cultura RJ, que tem o objetivo de estimular e fomentar a qualificação de agentes e fazedores de cultura em todo estado. Além do programa Passaporte Cultural que levou mais de 15 mil acessos a equipamentos culturais no estado do Rio de Janeiro.

O projeto FASES é realizado pela produtora Universus e patrocinado pela Enel e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Escola da Cultura.

Mais informações: www.projetofases.com.br / Instagram/Facebook/Youtube: @projetofases

SOBRE A UNIVERSUS
Sustentados por 4 valores principais: Criatividade, Integração, Confiança e Propósito, a missão da produtora Universus é conectar marcas a pessoas através de experiências multiplataforma que contribuam para uma visão de mundo mais sustentável. E isso é garantido através da criação de narrativas originais, indo de encontro a pautas urgentes, que geram experiências vivenciais e produção de conteúdo, colocando em relevo reflexões acerca de temas como sustentabilidade, cultura, educação e acessibilidade.

Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Mais informações: www.projetofases.com.br

Instagram: @projetofases

Nenhum comentário