[News] "FREDERICO, FREDERICO", DA EDITORA DO BRASIL, É PREMIADO COM O SELO CÁTEDRA 10 - 2021

 

São Paulo, 30 de março de 2022 - O Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio anunciaram o resultado do Selo Cátedra 10 – 2021. Criado para registrar o melhor da produção em literatura infantil e juvenil no Brasil, o prêmio listou “Frederico, Frederico”, da Editora do Brasil, dentre 52 livros deste ano.  

Frederico vê o mundo de uma forma especial: para ele, obstáculos sempre se tornam oportunidades e existe uma saída para tudo na vida. Esse comportamento preocupa sua mãe, que tem medo de, algum dia, Frederico ter uma grande decepção. Já a avó do menino acha graça dele ter esse jeito engraçado e sonhador.

O menino ouviu que “doutores são bem tratados pelas pessoas”, então determina: “Quero ser doutor!”. Então Frederico conta sobre seus desejos à mãe, que realmente fica preocupada. A vida, afinal, já está difícil e ela se desdobra para que o menino não se desaponte com o que ela pode oferecer.

Mas os caminhos de Frederico, assim como os de quem batalha contra tudo e contra todos, pode oferecer um bom desfecho. Simone Mota conta que “Para escrever esta história, me inspirei livremente em um episódio vivenciado por Fred Nicácio, médico negro que atendeu uma senhora, também negra, de aproximadamente 70 anos, acompanhada do neto. A senhora revelou a ele que era a primeira vez que era atendida por um médico negro. Por isso, dedico este livro a ele, que está inspirando novas possibilidades de ser negro no Brasil”.

Esta é uma história igualmente especial para a ilustradora Bárbara Quintino, nesse seu primeiro trabalho em literatura: “Este livro é muito especial para mim, porque, além de ser o primeiro que eu ilustro, a minha história e a de Frederico se entrelaçam, assim como a de diversas crianças pretas, em contexto e em sonhos. São camadas de cores, sentimentos e texturas fortes que vibram no meu corpo e que puderam ser expandidas, por meio da alegria de poder expressar outras narrativas que me inspiraram na artesania dessas ilustrações”.

Conheça essa bela e colorida reflexão sobre identidade, negritude, racismo e empoderamento da Coleção Cometa Literatura.

Autora: Simone Mota

Ilustradora: Bárbara Quintino

Segmento: Fundamental I - Anos Iniciais

Faixa etária: 0-3

Disciplina: Sociologia, Língua Portuguesa

Tema: Habilidades Socioemocionais

Assunto: Diversidade, Empoderamento, Família, Profissões

ISBN: 9786558179108

Páginas: 40

Formato: 20,5 x 23,5 cm 

 

Sobre a Editora do Brasil

A Editora do Brasil busca, há mais de 78 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático e literário comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.





Nenhum comentário