Books Brasil Books

Novidades

[News] 27o É TUDO VERDADE PROMOVE ATIVIDADES ON-LINE E GRATUITAS

 

O 27o É Tudo Verdade divulga a agenda de debates e da 19a Conferência Intencional do Documentário. O festival acontece entre 31 de março e 10 de abril, de forma totalmente gratuita e híbrida, com sessões on-line e presenciais, e os eventos paralelos acontecerão todos em plataformas da internet.  


 


Numa parceria entre o É Tudo Verdade e o Itaú Cultural, a 19a Conferência Internacional do Documentário acontece entre os dias 06 e 07 de abril  no Itaú Cultural Play e no site do É Tudo Verdade. O tema desta edição é O Patrimônio do Cinema Documental. Os quatro debates serão sobre os 80 anos da filmagem no Brasil por Orson Welles do inacabado  “É Tudo Verdade - Baseado Num Filme Inacabado de Orson Welles” /It's All True - Based on an unfinished film by Orson Welles"; os 40 anos das gravações por Eduardo Escorel de Chico Antônio, O Herói Com Caráter, com o cantador de coco descoberto por Mário de Andrade; e a reconstrução de um documentário considerado perdido do mestre soviético Dziga Viértov,  História da Guerra Civil (1921). Todos os filmes discutidos no evento fazem parte da programação do Festival.  


 


Além da Conferência, como já é tradicional no É TUDO VERDADE, o festival promovera debates com os realizadores e realizadoras nacionais dos longas e curtas-metragens em competição. Os debates dos longas acontecem no canal do festival no Youtube, às 15h, no dia da segunda exibição do filme no É Tudo Verdade Play. Os debates de curtas também acontecem no canal no Youtube, com dias e horários conforme descritos abaixo.


 


Nos dias 8 e 9 de abril, numa parceria entre o É Tudo Verdade e o Sesc 24 de Maio, desenvolve-se, em versão pré-gravada no canal do Youtube do Sesc 24 de Maio, o seminário A Prática Documental. A atividade apresenta renomados profissionais da área discorrendo sobre seus trabalhos. A dietora e produtora Tila Chitunda (“FotogrÁFICA”) abordará o roteiro; Carlos Ebert, premiado diretor de fotografia de filmes como “O Bandido da Luz Vermelha” e “Do Luto À Luta”, falará sobre a fotografia; Geraldo Ribeiro, técnico de som direto (“Terra Estrangeira”, “Jango”), tratará do som no documentário ; e, por fim, a premiada montadora Idê Lacreta (“500 Almas”, “O Aborto dos Outros”) discutirá a montagem em produções não-ficcionais


 


Os dois homenageados desta edição do É Tudo Verdade, Ana Carolina e Ugo Giorgetti, também particiaparão de atividades on-line nas quais falarão sobre seus trabalhos documentais. A cineasta participa de uma conversa com Paulo Rufino com mediação do jornalista Orlando Margarido, no canal no Youtube do É Tudo Verdade. Já Giorgetti dará uma master class, no canal da Spcine no Youtube, com a participação de Cláudio Willer e José de Souza Martins, com mediação da jornalista Rosane Pavan.


 


Todos os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia.  


 


 


Abaixo a programação completa dos eventos paralelos da 27a edição do É Tudo Verdade


 


19a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO


www.itauculturalplay.com.br e www.etudoverdade.com.br


 


06/04/2022 - 11h às 12h30 - 40 anos de Chico Antônio


com Carlos Augusto Calil e Eduardo Escorel e mediação de Amir Labaki


No centenário da Semana de 22, Eduardo Escorel, realizador de Chico Antônio, o herói com caráter, lembra seu encontro com o personagem-título, um cantador de coco descoberto por Mário de Andrade nos anos 1920.


Vídeo em português e com interpretação em Libras.


 


06/04/2022 - 15h às 16h - A guerra civil por Viértov


com Nikolai Izvolov e mediação de Luis Felipe Labaki


Durante a entrevista, Nikolai Izvolov fala a Luis Felipe Labaki da reconstituição do filme de Dziga Viértov (1896-1954) sobre a guerra civil russa, o qual captura um período crucial do século XX e mostra figuras históricas, como Leon Trotsky, em ação.


Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.


 


07/04/2022 - 11h às 12h - 80 anos de “It's ll True”


com Myron Meisel e mediação de Amir Labaki


O crítico e produtor norte-americano Myron Meisel concede uma entrevista a Amir Labak, diretor do festival, sobre o documentário It's all true, que codirigiu com Bill Krohn em 1993, a partir do material filmado por Orson Welles no Brasil nos anos 1940.


Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.


 


07/04/2022 - 15h às 16h10


80 anos de “It's all true” – novas abordagens brasileiras


com Laura Godoy e Josafá Veloso


Dois jovens pesquisadores brasileiros que elegeram a passagem de Orson Welles pelo Brasil como tema de trabalho analisam as repercussões do episódio à luz do aniversário de 80 anos da produção de It's all true.


Vídeo em português com interpretação em Libras.


 


DEBATES COM REALIZADORES


https://www.youtube.com/c/festivaletudoverdade


 


 


Longas:


03/04 – 15h – Sinfônia de um Homem Comum, de José Joffily


04/04 – 15h – Quando Falta o Ar, de Anna Petta e Helena Petta


05/04 – 15h – Pele, de Marcos Pimentel


06/04 – 15h – Adeus Capitão, de Vincent Carelli e Tita


07/04 – 15h – Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, de Pedro Rossi


08/04 – 15h – Belchior - Apenas um Coração Selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias


09/04 – 15h – Eneida, de Heloísa Passos


 


 


Curtas:


03/04 – 16h – Debate com os diretores: Rodrigo Ribeiro, Carlos Adriano, Safira Moreira


04/04 – 16h – Debate com os diretores: Fernanda Pessoa, Cesar Gananian e Cassiana Der Haroutiounian, Leonardo Mouramateus


05/04 – 16h – Debate com os diretores: Esther Vital, Ana Galizia, Gregory Baltz


 


 


08/04


11h Roteiro com Tila Chitunda


15h Fotografia com Carlos Ebert


 


09/04


11h Som com Geraldo Ribeiro


15h Edição com Idê Lacreta


 


 


UMA CONVERSA COM ANA CAROLINA


05/04, às 11h, https://www.youtube.com/c/festivaletudoverdade


Participação especial: Paulo Rufino.


Mediação: Orlando Margarido


 


 


MASTER CLASS COM UGO GIORGETTI


Formação Spcine Convida É Tudo Verdade com Ugo Giorgetti - "Retrospectiva Ugo Giorgetti" 


08/04 - 17h: https://www.youtube.com/c/Spcine


Participação especial: Cláudio Willer e José de Souza Martins


Mediação: Rosane Pavam



Nenhum comentário