[News]Prof. Drº. Babalawô Ivanir dos Santos - Interlocutor da CCIR

Prof. Drº. Babalawô Ivanir dos Santos - Interlocutor da CCIR

                        Com o Papa em 2013


Como Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa - CCIR, venho a público manifestar meu apoio e solidariedade à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após violento ataque sofrido por seus membros, ao arcebispo Dom Orlando Brandes e, principalmente, ao Papa Francisco, líder da Igreja Católica que compartilha o ideal de diálogo inter religioso e, cada vez mais, se mostra respeitoso com a humanidade. Foi dessa maneira que, em 2013, em sua vinda ao Brasil, nos encontramos. Certamente, com a esperança de mostrarmos que nossas diferenças não incapacitam o respeito e a admiração.

O vídeo mostra ofensas que ameaçam a democracia brasileira de maneira explícita e sem pudor. Como religioso e cidadão, reitero que o crime deve ser levado às instâncias competentes para as cabíveis medidas, a fim de fortalecer as liberdades religiosa e de expressão.

Pessoas eleitas para defender os direitos de todos os componentes da sociedade não podem fazer uso de convicções religiosas no verdadeiro estado laico.

Por último, chamo atenção para os crescentes casos de preconceito religioso e ataques que não cessam, em nome de um Deus armado, agressivo e ditador. É dessa forma que muitos religiosos da Umbanda e Candomblé, inclusive, estão deixando seus terreiros e objetos sagrados para não perderem a vida.

Sigo acompanhando o caso, manifestando, mais uma vez, meu apoio às vítimas e acreditando nos alicerces democráticos.

 

Nenhum comentário