[News] Paraty se reencontra com muito sabor, criatividade e essência na terceira edição do seu Festival Gastronômico

 Paraty se reencontra com muito sabor, criatividade e essência na terceira edição do seu Festival Gastronômico

O final do ano de 2021 será temperado com o Festival Gastronômico de Paraty, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, em formato híbrido, tanto presencial como online




 

No mês de novembro, a belíssima cidade histórica do litoral sul fluminense será contemplada com muita comida gostosa e conversa boa, recebendo mais uma vez a presença de grandes nomes da cozinha brasileira. Além de chefs locais, profissionais de diversos setores e convidados mais que especiais, que irão compor o evento mais saboroso da região.

 

A edição de 2021 consolida o Festival como um dos eventos mais representativos do calendário da cidade de Paraty, que já tem na sua forte gastronomia o reconhecimento internacional.

 

Como em todas as edições, há um tema como fio condutor de debates e criações, e esse ano o mote escolhido para o evento é “SEMENTES”. Inspirado no lema de que “poucas coisas na Terra são tão milagrosas e vitais como as sementes” e perduram até hoje muitos dos pratos e tradições tendo as sementes como ingredientes dos principais preparos ao redor do mundo.

 

Durante os dias do FGP21, acontecerá o Circuito Gastronômico, onde diversos restaurantes participantes, da cidade e arredores, e das mais distintas cozinhas, que utilizarão de toda a criatividade de seus chefs para preparar pratos especiais com a temática do festival.

As criações dos chefs, dará origem a uma exposição de incríveis fotógrafos como Ana Andrade, Cauê Zanin, Guido Nietmann, Roberta Pisco, Anna Guasti e Carlos Garavito, que acontecerá no Largo da Santa Rita.


Peró Restaurante - Bolo de Amendoim com creme inglês

 

O público terá como atividade durante o evento, aulas, rodas de conversa e palestras, além de lives de chefs da cena gastronômica do país. Toda a programação será gratuita e dividida em locais privilegiados, como o Mercado de Peixe, Feira da Agricultura Familiar e a antiga cadeia do icônico Largo da Santa Rita, hoje sede do Instituto Histórico e Artístico de Paraty. Além dos moradores da cidade de Paraty e frequentadores dos vários restaurantes do Circuito, Paraty recebe de braços abertos tanto os amantes da gastronomia criativa, estudantes de gastronomia, chefs e curiosos da área.

 

O espectador poderá interagir com nomes consagrados na arte da cozinha e reconhecidos no país inteiro pelo talento mostrado em rede nacional. Participações especiais como: Katia Barbosa, chef jurada do Mestre do Sabor, Raquel Villalva, Renato Viotti, Helena Furtado, Amanda Azeredo, Tiago Souto, Heitor Cardoso, participantes do MasterChef Brasil, Renato Caleffi, apresentador do Sabor & Arte, Raul Godoy, Ale e Natália Luglio, chefs e ativistas da Sea Shepherd (que lançarão no FGP21 um livro de receitas veganas),  Ana Bueno, chef que carrega a bandeira da cozinha caiçara e da cultura paratiense, além ex participante do programa Mestre do Sabor, entre outros nomes que inspiram a culinária nacional. 

Além dos grandes nomes, o destaque desta edição, será o fortalecimento da relação entre produtores locais, chefs de cozinha e o público. Essa é pauta que cria uma rede que estimula a economia, criatividade e visibilidade da gastronomia local, assim como alimenta uma cadeia produtiva, com a valorização dos pequenos agricultores e produtores locais.

 

A confiança no Festival se faz tão presente, que muitas parcerias de anos anteriores se renovaram e outras apostaram pela primeira vez no evento. Empresas como Cervejaria Praya, Harus – soluções em hospitalidade, Grão & Vida – produtos naturais Estúdio Mono Arquitetura, ABC da Construção, Cave Santa Cruz além do apoio institucional do Polo Gastronômico de Paraty, Paraty Convention, do Comitê da Cidade Criativa de Paraty, entre outras, terão participação fundamental e ajudarão a consolidar o projeto, que tende a se tornar o destaque da gastronomia na região.

 

Patrimônio Mundial e Cidade Criativa pela Gastronomia

 

Em 2017, Paraty se tornou o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O título concedido na categoria Gastronomia, incorporou Paraty no grupo de cidades eleitas por práticas inovadoras e fomentadoras do desenvolvimento sustentável do setor.

COVID 19 - Saúde e segurança

O desafio desse ano, assim como na edição de 2020, continua sendo trazer uma atmosfera segura para o evento, que acontece na cidade que já está totalmente aberta ao turismo, e vem recebendo um considerável fluxo de visitantes.

Para a organização, é fundamental prezar pela integridade de todos os públicos envolvidos no projeto, seguindo todos os protocolos sanitários e o distanciamento social.

“O sucesso de um evento, que ocorre em um momento tão desafiador como o que estamos presenciando nos últimos tempos, só será possível se ao final do mesmo, houver a certeza de que todos os participantes seguiram seguros e saudáveis. As ações preventivas e a conscientização de todos será fundamental. Além de, claro, fortalecer toda a cadeia produtiva, do pequeno produtor à mesa, de maneira sustentável e consciente! ” diz Lu Delgado, uma das idealizadoras do evento.

 

 

Serviço:

 

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY – 3ª edição.

 

De 05 a 07 de novembro de 2021

Paraty – RJ- Brasil

                                   

www.festivalgastronomicodeparaty.com

Instagram: @paratygastronomia

 

Informações:

festivalgastronomicodeparaty@gmail.com

Georgia Joufflineau

Tel.: (24) 999 999 907

Lu Delgado

Tel. (24) 999 450 379


Paula Ramagem/Daniela Sobreira

Nenhum comentário