[News] Flachianas | Geraldo Flach ganha disco tributo

 

Flachianas | Geraldo Flach ganha disco tributo

A trajetória do pianista, compositor e arranjador Geraldo Flach (1945-2011) é homenageada com o lançamento de um disco tributo inédito, que traz interpretações de algumas de suas criações mais marcantes. Intitulado "Flachianas", o disco conta com dez faixas executadas pelo Cristian Sperandir Grupo e convidados. O álbum está em pré-venda nos formatos digital e físico e pode ser adquirido no site geraldoflach.com.br, pelo valor de R$ 35,00 (mais valor do frete). O disco faz parte do ciclo de homenagens do selo Tributo a Geraldo Flach, que marca uma década sem o artista e inclui também um longa documental e um songbook, ambos em fase de desenvolvimento.


Considerado um dos maiores instrumentistas e arranjadores do Brasil, Geraldo Flach apresentou sua arte em grandes palcos nacionais e internacionais. Manter viva a obra do músico é um dos constantes propósitos da produtora cultural Ângela Flach, viúva do artista. Para ela, o projeto "Flachianas" surgiu para levar a memória musical do pianista para novos espaços e públicos: "É um projeto de extrema importância para que a música chegue em pessoas que não conhecem Geraldo".


Revelação da música contemporânea, o vencedor do Prêmio Açorianos de Música em 2019, na categoria Instrumental como Melhor Intérprete com seu primeiro álbum Bons Ventos, Cristian Sperandir é pianista, compositor, arranjador e produtor musical. Admirador e estudioso da obra de Geraldo Flach, assumiu a desafiadora tarefa de reinterpretar criações do músico. “É uma imensa responsabilidade tocar a obra deste grande artista. Ainda mais tentando empregar nossa própria identidade, sem perder a raiz e toda a beleza da música dele", acredita.


Além do grupo, o disco conta com participações especiais. A instrumental "Rancheirinha" ganhou letra composta por Jerônimo Jardim, interpretada na voz de Shana Muller. Paola Kirst canta "Novo Rumo", gravada originalmente por Elis Regina. Além disso, Lorenzo Flach, neto de Geraldo, coloca seu sentimento e seus pedais em "Reencontro". Clássicos como "Cão Vadio", "Choro por Julio" e "Piano Azul" também estão no disco que conta com o apoio dos Amigos da Sala Jazz Geraldo Flach de Porto Alegre.


A segunda etapa de tributos prevê um documentário em produção que vai resgatar um pouco da história musical do compositor. "Ele tem um papel importantíssimo como vetor de uma cena musical no sul do Brasil”, destaca o diretor do longa-metragem, Rene Goya Filho. “Estamos agora no processo de pesquisa do extenso material de arquivo que temos à disposição, com imagens de várias épocas desde os anos 1960", explica. A produção busca agora recursos para incorporar mais pessoas ao trabalho.


Por fim, Geraldo deixou muitas partituras e todas elas foram catalogadas pelo músico e arquivista Luiz Martins, "com carinho e acuro", segundo Ângela Flach, que guarda esta documentação que dará origem a pelo menos um songbook. "Mas papel parado alimenta traças apenas. Selecionar esse material e transformá-lo em fonte de pesquisa, exercício e novas criações é o objetivo", explica. O Songbook possibilitará essa circulação. "Não podemos permitir que a arte fique presa a uma gaveta", conclui.



Serviço


Pré-venda do disco "Flachianas" (independente, 10 faixas, 59 min.)


Cristian Sperandir Grupo: Antonio Flores, Bruno Coelho, Caio Maurente, Cristian Sperandir e Sandro Bonato.


Convidados: Lorenzo Flach, Paola Kirst e Shana Muller


Preço: R$ 35,00 (mais valor do frete) | digital e físico


Site: geraldoflach.com.br | Instagram | Facebook



Tracklist:


01. Voo da Águia 


02. Choro por Júlio


03. Cão vadio (letra)


04. Rancheirinha (instrumental)


05. Choro da alma 


06. Reencontro 


07. Novo Rumo (letra)


08. Baiãozinho 


09. Piano azul 


10. Rancheirinha (canção) (letra)



Sobre Geraldo Flach


Pianista, compositor e arranjador porto-alegrense, Geraldo Flach (1945-2011) possui uma reconhecida trajetória no panorama musical, com destaque para a área instrumental. Com vários discos gravados no Brasil e no exterior, é um dos mais premiados músicos do sul do país e apresenta sua arte em nobres palcos nacionais e internacionais. 


Flach realizou trabalhos instrumentais com seu grupo e apresentou-se em espetáculos com grandes instrumentistas e intérpretes como Nana Caymmi, Ivan Lins, Renato Borghetti, Yamandu Costa, Virginia Rosa, Lucinha Lins, Luiz Carlos Borges, Frank Solari, Marcelo Delacroix e orquestras de câmara e sinfônicas.


Como solista participou de renomados eventos entre os quais se destacam Free Jazz Festival, Festival Internacional de Jazz de Lapataia (Punta del Este), Festival Internacional de Jazz de Buenos Aires e CantAMérica. Exerceu atividades produtivas abrangentes e possui peças mais longas, suas duas Suites Brasileiras, ambas premiadas.


Composições para cinema, dança e especiais de televisão também estão entre os trabalhos realizados pelo músico que tem canções gravadas por Emilio Santiago, Elis Regina, Taiguara, entre outros. Geraldo nos deixou em 3 de janeiro de 2011, mas sua obra permanece  lembrada nesta década de ausência, com várias homenagens prestadas e por uma nova geração de músicos, que com frequência executam e reinventam sua música.



Sobre Cristian Sperandir


Vencedor do Prêmio Açorianos de Música em 2019 na categoria Instrumental como Melhor Intérprete com seu primeiro álbum Bons Ventos, e Bacharel em Música Popular na UFRGS, o pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical Cristian Sperandir é considerado uma das revelações da música contemporânea no país. Vem atuando ao lado de grandes nomes da música, dentre eles estão artistas como Juliano Barreto (The Voice Brasil 2017), Shana Muller, Maurício Manieiri, etc, além de manter seu projeto solo paralelamente. 


Foi vencedor da 1ª Moenda Instrumental, e finalista da 1ª edição do Prêmio Samsung E-Festival, além de já ter se apresentado em diversos festivais de Jazz, tais como Poa Jazz Festival, Canoas Jazz, Tum Tum Instrumental, dentre outros. Em seu toque, referências de Brad Mehldau, Michel Camilo, Chick Korea, André Mehmari e Geraldo Flach estão expressas em vários momentos e na sua forma de pensar e ver a música.



Cristian Sperandir Grupo


Formado por Cristian Sperandir (piano, teclados e voz) Caio Maurente (contrabaixo), Sandro Bonato (Bateria), Bruno Coelho (percussão) e Antonio Flores busca uma nova sonoridade através de roupagens para temas variados que transitam pelo rock, new Standards, música brasileira e nativa do sul, dentre outros, mas sempre e principalmente com fragmentos do jazz. Apresentam um repertório dinâmico e envolvente com temas autorais do recente disco Bons Ventos, além de novos arranjos para temas já conhecidos como A Night in Tunisia (Dizzy Gillespie), e Minuano(Pat Metheny), etc.





Nenhum comentário