[News] No "Espelho" de segunda, Lázaro Ramos recebe Ailton Krenak no Canal Brasil

Ailton Krenak é escritor, ambientalista, filósofo e o convidado de Lázaro Ramos no "Espelho" de segunda, dia 25, às 23h, no Canal Brasil. Krenak é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas e organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Ele é autor dos livros "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo" e "A Vida Não É Útil" e foi o vencedor do Troféu Juca Pato do ano passado, que premia pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento e prestígio do país. Ele conversa com Lázaro sobre o início de sua luta, a organização de movimentos indígenas, sua avaliação de como o mundo funciona atualmente e o que deveria mudar.

Ailton Krenak conversa com Lázaro diretamente da Reserva Indígena Krenak e conta qual foi seu caminho até a liderança de movimentos indígenas. "Eu tive que ficar esperto desde cedo, nós fomos retirados daqui involuntariamente três vezes e voltamos. Então, a gente aprendeu a se defender e enfrentar esses abusos desde cedo. Com 17 anos eu já tive que migrar daqui com o nosso grupo familiar, atravessar Minas Gerais, São Paulo, parar lá no Paraná e pensar a vida para além desse lugar pequeno que é a reserva. Vendo os outros parentes também, os Guarani, os Xavante, os Kaingang, em um período no final da década de 60 e na década de 70, ainda com muita violência política no país, eu tive que despertar cedo e com vinte e poucos anos eu estava organizando o movimento indígena junto com gente como Mário Juruna, com a geração mais velha, as lideranças antigas".

O escritor fala sobre os problemas pelos quais a humanidade passa e revela onde o caminho para a mudança deve ter início. "A mudança começa em cada um de nós, profundamente dentro. Na tradição Guarani, existe um valor muito grande ao silêncio e a um lugar profundo dentro de cada um de nós que é como se fosse uma mata, uma floresta. Seria alguma coisa como o que o ocidente chama de alma. Lá na alma, no lugar mais recôndito dessa alma, é silencioso e escuro. Para os Guarani, é onde teve origem a vida, a vida começou assim. Então, para a gente poder despertar, começar de novo, a gente tem que ir lá para dentro, o lugar mais profundo, e sair de lá com uma outra disposição para a vida", diz Krenak.

ESPELHO

INÉDITO

Convidado: Ailton Krenak
Horário: Segunda, 25/10, às 23h
Rebatidas: Sexta, 29/10, às 14h, e sábado, 30/10, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse: Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos há 15 anos, Espelho segue sua busca pela pluralidade, discutindo temas como democracia, cidadania e, claro, arte, educação e cultura. O programa tem compromisso com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas. 

Neste episódio: O líder indígena Ailton Krenak destaca que o modo de operação dos humanos no planeta está causando a nossa extinção e que todas as instituições criadas por homens brancos são predadoras.
 
 

 


Nenhum comentário