[News]“MÃES DE VERDADE” CHEGA ÀS PLATAFORMAS DE COMPRA E ALUGUEL

 

                                                            

                                                          Trailer:


A obra da diretora japonesa mais premiada e importante da atualidade, Naomi Kawase, sempre foi marcada por retratar relações familiares e sociais. Em MÃES DE VERDADE não é diferente. O longa , que chega nas plataformas de compra e aluguel, iTunes / Apple Tv, Youtube Filmes, Google Play, Claro Now, Vivo Play e Sky Play, no dia 16 de julho, tem ao centro uma história de adoção e suas consequências, anos depois. O roteiro, assinado pela própria Kawase (Esplendor, Sabor da Vida, O segredo das águas), é baseado no romance de Mizuki Tsujimura, de 2015. O filme é co-escrito por Izumi Takahashi e An Tôn Thât.

“Por conta do destino, uma vida que não era para existir chega à vida de um casal que não podia ter filhos. Essa é uma história sobre criar o próprio destino, como, se, depois da chuva, uma luz radiante purificasse o mundo”, essa é a definição da diretora sobre  filme Para contar essa trama, o longa foi filmado em diversas locações no Japão: em uma ilha, na floresta, na cidade e num centro histórico. “Fizemos esse filme como se fosse uma lembrança de viagem através das estações do ano e personagens de cada lugar.”

MÃES DE VERDADE foi selecionado para o Festival de Cannes que, mesmo cancelado em 2020, anunciou os filmes que exibiria, dividindo-os em seções. O longa estaria na The Faithful (Os fiéis, em tradução livre), que comporta obras de diretoras e diretores que já tiveram ao menos um trabalho exibido no festival. O filme também foi exibido nos Festivais de San Sebastian, Chicago e Toronto. No Brasil, teve sua estreia na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. 

Naomi Kawase é conhecida por inserir personagens femininas fortes em suas histórias e, neste caso, não poderia ser diferente. Para retratar a maternidade de uma forma única, Kawase coloca, no centro, duas mulheres que têm seus destinos ligados por uma adoção: uma que não pode ser mãe, por conta da infertilidade do marido, enquanto a outra não possui condições para criar o filho que ama profundamente.. A produtora do longa, Yumiko Takebe, conta que o filme é    “sobre as escolhas que essas personagens fazem, que se tornam um segredo bem guardado. E isso me trouxe muitas dúvidas e até sentimentos próximos da raiva [quando li o livro]. Essa história tem uma mensagem importante que fala ao mundo de hoje. Por isso acredito que esse era o momento de fazer o filme.”

Kawase, por sua vez, explica quequando faz um longa, sempre há um momento no qual é levada às lágrimas. “É quando o elenco habita completamente a vida dos personagens, e expressa emoções que vão para além do roteiro. Percebi que isso é algo precioso e raro. O elenco neste filme está incrível – os personagens são pessoas completamente reais.”

Ryan Lattanzio, da IndieWire, em sua crítica afirma que “Kawase junta todas as pontas de maneira bela no final.” Já Peter Bradshaw, do jornal inglês The Guardian, escreveu que admira “a estética feminina do filme e a interpretação profundamente comprometida da atriz principal”.

MÃES DE VERDADE é uma distribuição da Califórnia Filmes.

Sinopse

Kiyokazu Kurihara (Arata Iura) e Satoko (Hiromi Nagasaku) são um casal que, no desejo de ter um filho, adota um bebê. Seis anos depois, enquanto vivem um feliz casamento, eles recebem uma ligação de uma mulher chamada Hikari Katakura (Aju Makita), alegando ser a mãe biológica de Asato (Reo Sato), o filho adotado do casal. Hikari diz querer seu filho de volta, chantageando a família com a pedida de uma alta quantia de dinheiro.

Ficha Técnica

Direção: Naomi Kawase

Roteiro: Naomi Kawase, co-escrito por Izumi Takahashi e An Tôn Thât, baseado no romance “Asa ga Kuru”, de Mizuki Tsujimura

Produção: Yumiko Takebe

Elenco: Hiromi Nagasaku, Arata Iura, Aju Makita, Miyoko Asada

Gênero: drama

País: Japão

Ano: 2020 

Duração: 140 min.




Nenhum comentário