Novidades

[News]A Natureza na Arte é o tema da 5ª edição da Bienal BELA que começa dia 15 na Finlândia, com artistas brasileiros.

 A NATUREZA NA ARTE É O TEMA DA 5ª EDIÇÃO DA BIENAL BELA QUE COMEÇA DIA 15 NA FINLÂNDIA, COM ARTISTAS BRASILEIROS




Juntando a arte brasileira e a nórdica para discutir a sustentabilidade e a preservação da cultura, a Bienal chega ao Rio em novembro.

IMG-20210711-WA0014.jpg
Edson Cardoso - curador e realizador BELA Bienal

A quinta edição da BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea abre as portas no dia 15 de julho, no Cable Factory Cultural Center, em Helsinque, Finlândia, com a participação de artistas brasileiros e finlandeses, além de outros europeus e latinos (Holanda, Itália, México e Argentina), com o tema 'A NATUREZA NA ARTE' , para falar sobre SUSTENTABILIDADE, evidenciando a importância destas obras como agentes de reflexão sobre a preservação ambiental, bem como das culturas e tradições. Com a curadoria do brasileiro Edson Cardoso, em parceria com o finlandês Jari Järnström.



                             Fábu Pires

Os trabalhos apresentam estilos  diferentes, contemporâneos, que promovem um diálogo cultural entre a arte europeia e a arte latino-americana, especialmente entre a brasileira e a nórdica, mostrando que a distância continental convive em um mesmo espaço, especialmente quando se fala de manifestações humanas em forma de arte. 


"Para externalizar sentimentos precisamos ser. Para ser, precisamos do planeta. Para manter o planeta precisamos da sustentabilidade e da arte. A convivência entre o mundo da arte e da sustentabilidade são uma tendência da contemporaneidade, com a busca  por estruturas estéticas que correspondam à reflexão  sobre as mudanças  sofridas pela natureza e estimuladas pela sociedade de consumo. A Bela Bienal tem por objetivo expor a importância destas obras como agentes de reflexão sobre a preservação ambiental, principalmente no Brasil", explica Edson Cardoso.

IMG-20210711-WA0008.jpg

Cable Factory Cultural Center - vista da exposição

Com Curadoria Internacional de Jari Järnström, e Curadoria Nacional de Edson Cardoso,  A BELA Bienal, na Finlândia, vai até o dia 14 de agosto de 2021, quando viaja para o Brasil, onde será apresentada em diversos espaços culturais, aproveitando, inclusive, as belezas naturais do Rio de Janeiro. O tema dos trabalhos tem como objetivo mostrar o que está sendo produzido na arte contemporânea, tendo a natureza como base de criação. A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e amantes das artes e da natureza.  

No Brasil, a Bienal BELA terá início em 04 de novembro, no Centro Cultural Correios RJ e Niterói.


ARTISTAS BRASILEIROS:  Alzira Chaloub/ Ana Paula Lopes/ Antonia Célia Barros/Deborah Netto/Edilto Gomes/Edith Rizzo/Fabu Pires/Francelino Mesquita/Francisco Schönmann/ Francelino Mesquita/Gerard Laurence/Goretti Gomide/Gui Mazzoni/Joseph Figorelle/Lemuel Gandara /Maria Esmênia/Rafael Agostini/Roberto Gallo/Rodrigo Cid/Rogerio Mariano/Umberto Nigi/Vinícius Gomes/Ademar Galvão/Adilson Barbosa/Adriano Antoine/Alexandre Pinhel/Almir Reis/Amanda Sanzi/Ana Kariri/Angela Vielitz/Beré Magalhães/Carmen Thompson/Carol Couri/Clau Loureiro/Claudiah Arantes/Cota Azevedo/Cuscua/Damiana Siqueira/Daniele Bloris/Diego Mendonça/Isabella Leme/Itamar Xavier/Ivo Almico/J. Vasconcellos/Juarez Leitão/Jussara Santos/Karol Schittini/Luah Jassi/Luiz Macedo/Lu Magalhães/ Mara Estela/Liana González/Márcia Chagas Duque/Marcus Amaral/Maria Amélia Fonseca/Mariette Silveira/Marilu Andrasan/Maximilian Rodrigues/Monsyerrá Batista/Patylene/Pedro Diniz Kubitschek/Ragnaia Coutinho/Roberto Nigri/Rosa de Jesus/Rúbia Viegas/ Rafael Lucchesi/Sonia Guerra/Soraya Kole/Stela Barreto/Vera Goulart/Vitor Fio/Walfrido

ARTISTAS ARGENTINOS: Jantus
ARTISTA MEXICANA: Linda Achar
ARTISTAS ITALIANOS: Gui Mazzoni /Umberto Nigi  
ARTISTA HOLANDÊS: Adriano Antoine
ARTISTA PORTUGUESA: São Matthias Nunes

ARTISTAS FINLANDESES:  Aino Ulmanen/ Antti Minkkinen/Antti Raitala/Anu Nirkko/Aulikki Nukala/Bela Czitrom/Carita Maury/Eija Keskinen /Erja Laakkonen/Hanna Uggla/Hanna Varis/ Hannu Sillanpää/ Jari Järnström/Jertta Ratia/Joni Ahonen/Katja Ahovalli/Kirsti Tuokko/Kristina Elo/Laura Pohjonen/Liisa Björn/ Maaria Märkälä/Maarit Malin-Pötry/ Maj-Lis Tanner/Marja Hakala/Marja Maljonen/Marjukka Paunila/Marko Viljakka/Merja Hujo/Mika Törönen/Mikko Paakkola/Minna Herrala/Nina Wiskari/Paula Mikkilä/Peter Maury/Piippa Mutikainen/Päivi Kukkasniemi/Päivyt Niemeläinen/Raija Kuisma/Reijo Puranen/RiikkaAhlfors/Seppo Lagom/Sirkka Laakkonen/Sirkka-Liisa Lonka/SirkkuAla-Harja/Tarja Tella/Taru Tomperi/Tytti Götsch/Ulla Remes/Ulla-Maija Vaittinen/Ursula Kianto/Wilma Touru  


FICHA TÉCNICA

Exposição de trabalhos de arte contemporânea, com a participação de mais de 100 artistas, da América Latina e da Europa.

Tema: A Natureza na Arte

Curadoria Internacional: Jari Järnström
Curadoria Nacional:  Edson Cardoso
Curadoria Adjunta: Michael Müller

Coordenação Geral: Helena Cardoso/Edson Cardoso
Realização: Ava Galleria
Produção Executiva: Karol Araujo /Victor Vicente
Identidade Visual:  Ailton de Oliveira Guilherme Bonomo
Cenografia e Cenotécnica: Edson Cardoso - AVA Galleria /Guilherme Bonomo
Fotografia:  Marco Rodrigues
Filmagem:  Victor Vicente
Projeto Social: Glória Chan / Carmen Thompson
Acessibilidade e Inclusão -  presença de intérprete de libras, áudio descrição em eventos presenciais e online, bem como de LSE – Legendagem para surdos e ensurdecidos quando houver exibição de vídeos.
Livre.
Abertura: 15 de julho, das 18h às 21h (no Brasil 6h a mais)
Visitação: terça a sexta, das 11h às 19h (Brasil 6h a mais)
           sábado e domingo, das 12h às 18h (Brasil 6h a mais)
Online: pelo YouTube e Instagram.


Instagram: @belabienal
Facebook: bela-biennial

PR/Bela

Nenhum comentário