[Divulgação] Escrita sinestésica e polifônica norteia “Terra dentro”, de Vanessa Vascouto

 

Confinados em uma plantação de batatas situada em algum interior do sul do Brasil, os irmãos Rita, Mirna e Mosquito vivem e narram uma tragédia anunciada. A súbita fatalidade que marca a história dos três é descrita por meio de conversas das personagens com interlocutores sempre invisíveis ao leitor. Aos poucos, em um cenário desolador e fantasmagórico, entre densos silêncios e repetitivos ruídos, cada um deles revelará sua própria versão dos fatos.

É pelos devaneios de Rita, pela paixão de Mosquito e pelo pragmatismo de Mirna que vemos o encadeamento das ações que costuram o verdadeiro drama de Terra Dentro: a impossibilidade do amor, da verdade e, sobretudo, da culpa.

Segundo Nara Vidal, autora vencedora do Prêmio Oceanos 2019 e que assina a orelha do livro, trata-se de “um faroeste em nome de um único amor disponível: amor demarcado e não-declarado. Um testemunho da vertiginosa experiência de quem está esquecido nos inúmeros pontos do país”. Para tanto esquecimento, duas saídas estão postas em Terra Dentro: o crime ou a loucura.

Inicialmente escrito como dramaturgia e posteriormente adaptado à literatura, Terra dentro carrega na estrutura e na linguagem a atmosfera sinestésica que é própria do palco e da poesia. A cadência e as particularidades das três vozes, as imagens, o ritmo e os sons são base para a violenta trama e para a desesperança que, assim como a terra, por fim engolirá a todos.

Sobre a autora:

Vanessa Vascouto é de Chapecó (SC), tem 37 anos e vive em São Paulo. Terra Dentro é sua segunda publicação. A primeira, "Água fria e areia" (Lamparina Luminosa), foi lançada em 2018 e está em processo de adaptação para o cinema. Vanessa também foi finalista do Prêmio Barco a Vapor (2018) com o infantojuvenil "A Árvore e a Nãna" (publicação prevista para agosto/2021).

Título: Terra dentro

ISBN: 978-65-88091-07-4

Autora: Vanessa Vascouto

Número da edição: 1ª

Número de páginas: 96

Formato: 12 X 19 cm

Valor: R$36,00

Venda: https://editorareformatorio.minhalojanouol.com.br/produto/270402/terra-dentro


 





Nenhum comentário