[News] Quatro longas sobre Blues produzidos por Martin Scorsese chegam ao À La Carte, em 16/09 (quarta), para comemorar os 95 anos de B. B. King!

 

Neste 16 de setembro, Riley Ben King completaria 95 anos de vida. Estamos falando de B. B. King, o guitarrista de blues, cantor e compositor americano, nascido no estado do Mississippi, cujas iniciais B. B. significam Blues Boy, pseudônimo usado enquanto ele era moderador de um programa de rádio, antes de se tornar o fenômeno que viria a influenciar outros grandes nomes da guitarra, como Jimmy Hendrix, George Harrison e Eric Clapton.


Mas, não foi só na música que ele se destacou. B. B. King também foi engajado na luta pelos direitos civis dos negros americanos, além de ter feito turnês pela África para homenagear as origens da música negra. Durante sua carreira de mais de 60 anos, tendo sua guitarra como companheira inseparável, ele percorreu mais de 90 países, incluindo o Brasil.


B. B. King nos deixou em 14 de maio de 2015, aos 89 anos, mas suas raízes e sua influência ficaram eternizadas em registros históricos sobre a origem do blues, como esses quatro que estão aí graças ao empenho e a paixão de seus realizadores.


No episódio “O Blues - Blues e o Piano”, dirigido por Clint Eastwood, que além de diretor e ator é também pianista, são reunidas imagens valiosas de arquivo com entrevistas e performances de pianistas como Pinetop Perkins, Jay McShann, Fats Domino, Little Richard, Dave Brubeck e Marcia Ball. Aparecem ainda artistas icônicos como B.B. King, Pinetop Perkins e Ike Turner.


O episódio do diretor Richard Pearce, “O Blues - Caminho para Memphis”, traça uma odisseia musical da grande lenda dos Blues, B.B. King, num filme que é um tributo à cidade de Memphis, onde nasceu um novo estilo de blues. Este filme nos leva também pela estrada e aos bastidores dos blues, com os veteranos de Memphis, Bobby Rush e Rosco Gordon.


Em “O Blues - A Alma de Um Homem”, o diretor Wim Wenders mergulha na vida e música de três dos seus artistas favoritos dos Blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J.B. Lenoir. Wenders explica sua paixão pelo blues com as seguintes palavras: “Estas músicas têm um grande significado para mim. Eu sinto que há mais verdade em qualquer uma delas do que em qualquer livro que li sobre a América, ou em qualquer filme que tenha visto". O filme conta com participação dos cantores Beck, Nick Cave e Eagle Eye Cherry, e narração do ator Laurence Fishburne.


E, finalmente, "O Blues - De Volta pra Casa", dirigido por Martin Scorsese, é uma homenagem ao chamado Delta Blues, que é um estilo de música específico da região do delta do famoso Rio Mississipi. O filme acompanha o músico Corey Harris numa viagem que vai até o oeste da África, explorando as raízes do blues, além de reunir raríssimas imagens de arquivo de Son House, Muddy Waters e John Lee Hooker.


Realizada por quatro mestres do cinema, esta incrível jornada musical chega ao À La Carte como um tributo ao eterno Blues Boy. Ele cantava “the trill is gone”, mas, para os cinéfilos e amantes do blues, a emoção está apenas começando!!


Sinopses:


O BLUES – BLUES E O PIANO


(The Blues – Piano Blues)


Alemanha/Reino Unido, 2003, 85 min., cor e p/b, documentário, idioma: inglês (legendado), 14 anos.


Direção: Clint Eastwood


Elenco: Albert Ammons, Marcia Ball e Count Basie.


 


O diretor - e pianista - Clint Eastwood explora sua paixão por piano blues, utilizando imagens raras e históricas, além de entrevistas e apresentações de lendas vivas como Pinetop Perkins e Jay McShann, bem como Dave Brubeck e Marcia Ball.


 


O BLUES – CAMINHO PARA MEMPHIS


(The Blues – Road to Memphis)


Alemanha/Reino Unido, cor e p/b, 119 min., idioma: inglês (legendado), 14 anos.


Direção: Richard Pearce


Elenco: Dr. Louis Cannonball Cantor, The Coasters e Jim Dickinson.


 


O diretor Richard Pearce traça a odisséia musical da lenda do blues B.B. King em um filme que homenageia a cidade que deu origem a um novo estilo de blues.


 


O BLUES – A ALMA DE UM HOMEM


(The blues – The Soul of a Man)


EUA/Alemanha, 2003, cor e p/b, 103 min., documentário, idioma: inglês (legendado), 14 anos.


Direção: Wim Wenders


Elenco: Chris Thomas King, Keith B. Brown e James Hughes.


 


A dramática tensão no blues entre o sagrado e o profano ao explorar a música e a vida de três dos artistas de blues favoritos do diretor Wim Wenders: Skip James, Blind Willie Johnson e J.B. Lenoir.


 


O BLUES – DE VOLTA PRA CASA


(Feel Like Going Home)


Alemanha/Reino Unido, 2003, cor e p/b, 110 min., idioma: inglês (legendado), 14 anos.


Direção: Martin Scorsese


Elenco: Sam Carr, Toumani Diabaté e Corey Harris.


 


Primeiro filme da série “The Blues - A Musical Journey”, dirigido por Scorsese e centrado em torno do músico Corey Harris, que viaja pelo Mississippi e segue para a África Ocidental, explorando as raízes da música blues.


Serviço:


Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.


Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90


Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.


Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.


Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup


Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.


Nenhum comentário