[News] João Jardim lança trailer de Atravessa a Vida, que está no ETV

 

“Atravessa a vida”, novo documentário de João Jardim (“Getúlio”, “Janela da Alma”) acaba de divulgar o trailer oficial: https://youtu.be/tnajWG7Cs4I. O filme acompanha o cotidiano de uma turma do 3º ano do ensino médio, no interior do Sergipe. O longa é uma produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!. A estreia será no Festival É Tudo Verdade

O documentário mergulha no universo escolar e adolescente dos jovens de Simão Dias, cidade de 40 mil habitantes no interior sergipano. O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, escola com cerca de mil alunos, representa um recorte das dificuldades na educação brasileira. Enquanto buscam o sonho de garantir um ensino superior gratuito, os alunos refletem temas urgentes - dentro e fora de sala de aula - como futuro, depressão, aborto, pena de morte e Ditadura Militar. 

“Atravessa a vida é um desejo forte de revisitar a vida no ensino médio, momento tão importante. Ao mesmo tempo uma vontade de expor o Brasil emocionalmente. O recorte que me interessou foi aquele de partida e início, quando vamos sair do colégio que tanto nos protege, mesmo com suas precariedades. Na forma, queria fazer um filme só com cinema direto, quase consegui, restaram três entrevistas. No interior de Sergipe, fui à procura de um grupo, não de um ou dois personagens, e encontrei jovens firmes na ideia de que têm potência, que discutem suas vidas e seu país com uma clareza inesperada e forte. Pessoas, na sua maioria, criadas somente por suas mães. São situações com professores e alunos que nos fazem pensar quem somos, para onde estamos indo?”, explica o diretor e roteirista João Jardim.

O filme traz referências ao longa "High School", de Frederick Wiseman. Este é o segundo trabalho de João Jardim a abordar o tema. “Pro Dia Nascer Feliz” (2006) trazia histórias de estudantes de Estados e classes sociais distintas sobre medos e anseios da vida escolar. O filme alcançou mais de 50 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios, incluindo Melhor Documentário na Mostra de São Paulo. Jardim também é diretor dos premiados “Janela da Alma”, “Amor?”, “Getúlio”, e codiretor do documentário indicado ao Oscar “Lixo Extraordinário”.  

Sinopse: 

Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas. 

Personagens: 


Daniela Silva (diretora da escola) 


David Andrade 


Flávia de Jesus 


Lívia Costa 


Vitoria Mirelle 


Ramon dos Santos 


Rayssa Rodrigues  


Isolda Laís  


 


Ficha Técnica: 


Diretor e Produtor: João Jardim 


Diretora de Produção e Produtora Executiva: Gabriela Weeks 


Assistente de produção: Fernanda Curi, Érika Saldanha 


Estagiária de Produção Executiva: Thayná Ivo 


Pesquisadora e Assistente de Direção: Carol Gonçalves 


Diretor de Fotografia: Dudu Miranda, João Atala 


Fotógrafo adicional: Rafael Mazza 


Assistente de câmera: Isadora Relvas 


Técnico de Som: Marcos Cantanhede 


Técnica de Som adicional Brasília: Olívia Hernadéz  


Montadora: Fernanda Rondon 


Assistente de edição: Liana Riente 


Controller: Alcione Koritzky 


Logger: Gabriel Lima  


Still: Sora Maia, Fabio Seixo 


Estagiária de Edição: Vivian Vecchi 


Composição de trilha sonora: Dado Villa-Lobos  


Produção e distribuição: Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes 


Coprodução: Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta! 


Produtores Associados: Dot e EliteCam 


Sobre o diretor - João Jardim 

Com seu espírito desbravador e forte engajamento social, João Jardim é um dos diretores mais aclamados de sua geração no Brasil. Após ganhar o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Internacional de São Paulo e no Message to Man International Film Festival, em São Petersburgo, pelo seu primeiro filme "Janela da Alma" (2001), ele segue desenvolvendo sua paixão pelo cinema dirigindo roteiros surpreendentes e cativantes. "Lixo Extraordinário" (2010), que ele codirigiu no maior aterro sanitário da América Latina, primeiro documentário brasileiro a ser indicado ao Oscar. O filme conquistou prêmios em alguns dos circuitos de mais prestígio, como o Festival de Berlim e Sundance. Sua primeira ficção, "Getúlio" (2014), foi um sucesso de bilheteria no Brasil com mais de 500 mil espectadores. Além disso, Jardim também dirige séries de televisão como "Liberdade de Gênero" (GNT, 2015 e 2017)- uma das primeiras ocasiões em que a TV brasileira retratou pessoas que não se identificam com o gênero designado para elas ao nascerem - e "Nelson Por Ele Mesmo" (Globo, 2017) uma adaptação para a TV do projeto em que Fernanda Montenegro viaja pelo Brasil fazendo leituras de textos do dramaturgo Nelson Rodrigues. 

Sobre a produtora - Copacabana Filmes 

Fundada em 1993 pela cineasta Carla Camurati, a Copacabana Filmes é uma empresa sólida, com grandes sucessos de público e crítica em seu currículo. Uma de suas primeiras apostas foi "Carlota Joaquina- Princesa do Brazil" (1995), dirigido por Camurati - um filme que gerou grande impacto na indústria cinematográfica brasileira, levando mais de 1.5 milhão de pessoas aos cinemas. Outros grandes sucessos dirigidos por Camurati foram “La Serva Padrona” (1998) - o primeiro filme-ópera do Brasil - e “Copacabana” (2001), premiado no Festival de Cinema Brasileiro em Miami e no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro. 

Ao longo de seus 27 anos, a Copacabana Filmes desempenha um papel importante na distribuição de documentários premiados internacionalmente, como “Budrus" (2009), um filme de Julia Bacha sobre o uso da não-violência no conflito israelo-palestino e “Amor?" (2010), um filme de João Jardim sobre violência doméstica. Além disso, a empresa também organiza o Festival Internacional de Cinema Infantil, com títulos de diversas nacionalidades que normalmente não chegariam ao circuito do país





Nenhum comentário