[News] Festival Ópera na Tela termina no próximo domingo, 27/10

Termina neste final de semana, na cidade de São Paulo, a 1º edição do festival Ópera na Tela. Sucesso já há quatro anos no Rio de Janeiro e, pela primeira vez na capital, o evento reúne as principais montagens de récitas em exibições recentes na Europa, com as mais famosas composições de artistas como: Giuseppe Verdi, Mozart, Puccini, Wagner, Claudio Monteverdi, entre outros. Link para imagens das óperas do final de semana: https://we.tl/t-QTjs2939ui

Na sexta, 25/10, a partir das 19h, será exibida “Don Giovanni”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart. Cantado em italiano, com legendas em português, o drama giocoso em dois atos foi gravado na Ópera Nacional de Paris, com regência de Philippe Jordan e direção de Ivo van Hove. Com duração de 3h10 com intervalo, a obra lírica é acompanhada pela Orquestra e Coro da Ópera de Paris.

No sábado, 26/10, a partir das 19h, o público terá a oportunidade de assistir “La Traviata”, de Giuseppe Verdi. Também gravada na Ópera Nacional de Paris, sob a regência de Michele Mariotti e direção de Simon Stone, a obra tem três atos e é cantada em italiano, com legendas em português. Com 3h de duração.

E no domingo, 27/10, a partir das 18h, “A coroação de Popeia”, de Claudio Monteverdi, encerra o festival. Ópera em um prólogo e três atos, é cantada em italiano e tem duração de 3h15. Gravada durante o Festival de Salzburgo conta com a regência de William Christie e direção de Jan Lauwers. Destaque para a diva búlgara Sonia Yoncheva, aclamada nos palcos mais importantes do mundo.

Durante 10 noites, o Museu da Casa Brasileira foi palco da primeira edição do Festival Ópera na Tela, com projeções de montagens grandiosas em tela gigante e ao ar livre, com alta qualidade e som, cadeiras confortáveis e preços acessíveis, os paulistanos foram presenteados com a exibição de dez filmes de óperas da temporada europeia recente, dois recitais com a mezzzo-soprano francesa Valentine Lemercier e a soprano brasileira Carla Cottini – acompanhadas da pianista georgiana Nino Pavlenichvili, além de palestras ministradas pelo pesquisador e estudioso de música lírica, Sérgio Casoy. O festival segue para o Rio de Janeiro, a partir de 31 de outubro, quando abre a quinta edição carioca do evento no Parque Lage, no Jardim Botânico. No site, a programação completa do festival: www.operanatela.com

O Festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm – responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e da Atti Comunicação, e conta com patrocínio master da Leroy Merlin, de Sofitel Hotels & Resorts, Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. E com o patrocínio da EDF e de EDENRED TICKET.

PROGRAMAÇÃO DE SÃO PAULO

25/10 (sexta-feira)

DON GIOVANNI, de Wolfgang Amadeus Mozart

Ópera Nacional de Paris

Maestro: Philippe Jordan

Direção: Ivo van Hove

Figurinos: An D’Huys

Maestro de coro: Alessandro Di Stefano

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Coprodução com o Metropolitan Opera de Nova York

Drama giocoso em 2 atos

Libreto de Lorenzo da Ponte

Cantada em italiano, com legendas em português

Duração: 3h10 com intervalo

Apresentada pela primeira vez em 1787, no Teatro dos Estados de Praga.

Elenco : Étienne Dupuis (Don Giovanni), Ain Anger (Il Commendatore), Jacquelyn Wagner (Donna Anna), Stanislas de Barbeyrac (Don Ottavio), Nicole Car (Donna Elvira), Philippe Sly (Leporello), Mikhail Timoshenko (Masetto) e Elsa Dreisig (Zerlina)

Sinopse: Don Giovanni, supostamente um sedutor de milhares de mulheres, falha em suas várias tentativas contra Donna Anna, Zerlina e Elvira. Ele é apresentado aqui como um mitômano que usa poder, intimidação e força muito mais do que sedução. Don Giovanni foi tanto caracterizado como viciado em sexo, campeão da liberdade ou “grande senhor homem mau”.

26/10 (sábado)

LA TRAVIATA, de Giuseppe Verdi

Ópera Nacional de Paris

Maestro: Michele Mariotti

Direção: Simon Stone

Cenário: Bob Cousins

Figurino: Alice Babidge

Maestro de coro:José Luis Basso

Orquestra e Coro da Ópera Nacional de Paris

Ópera em três atos

Libreto de Francesco Maria Piave

Baseado na peça de Alexandre Dumas, La Dame aux Camélias

Encenada pela primeira vez em 1853 no Teatro La Fenice (Venezia)

Cantado em italiano, com legendas em português

Duração: 3h00

Elenco: Pretty Yende (Violetta Valéry), Benjamin Bernheim (Alfredo Germont), Catherine Trottmann (Flora Bervoix), Christian Helmer (Baron Douphol), Marion Lebègue (Annina) e Jean-François Lapointe (Giorgio Germont)

Sinopse: Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz e da sociedade parisiense, mudam-se para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e tem raiva. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

27/10 (domingo)

A COROAÇÃO DE POPEIA, de Claudio Monteverdi

Festival de Salzburgo

Maestro: William Christie

Direção: Jan Lauwers

Dramaturgia: Elke Janssens

Figurino: Lemm&Barkey

Coreografia: Academia Experimental de Dança de Salzburgo e Bodhi Project

Orquestra: Les Arts Florissants

Ópera em um prólogo e três atos

Libreto de Giovanni Francesco Busenello

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1642, em Veneza.

Duração: 3h15

Elenco: Sonya Yoncheva (Popeia), Kate Lindsey (Nero), Stéphanie d’Oustrac (Otávia), Carlo Vistoli (Oto), Renato Dolcini (Sêneca), Ana Quintans (Virtude/Drusila), Marcel Beekman (A ama da imperatriz) e Dominique Visse (Arnalta)

Sinopse: O imperador Nero mantém um relacionamento apaixonado com Popeia, esposa de seu amigo Oto. Para se casar com a amante, Nero planeja se desvencilhar da imperatriz, Otávia. Esta, por sua vez, manipula Oto de modo que ele, com a ajuda de sua antiga amante, Drusila, venha a matar sua esposa infiel. O complô, contudo, acaba sendo revelado.   

Serviço

Festival ÓPERA NA TELA em São Paulo

Ingressos: https://site.bileto.sympla.com.br/operanatelasp/

Durante o evento também haverá bilheteria nos espaços

Data: 25,26 e 27 de outubro

Horário: Sexta e sábado, às 19h. Domingo: às 18h. 

Local: Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Itaim Bibi

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Capacidade: 500 lugares

Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra

Outras informações: meia entrada conforme legislação e para classe artística mediante comprovação

Sobre Festival Ópera na Tela
Em sua quinta edição, o Festival Ópera na Tela exibe até 12 óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre no Parque Lage especialmente para o evento. Em São Paulo, pela primeira vez, a tela gigante será montada no Museu da Casa Brasileira. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em diversas cidades brasileiras. A programação completa está no site www.operanatela.com.br






Nenhum comentário