[News] Cuide-se! Aprenda a se ajudar em primeiro lugar

Você se doa muito aos outros e tem dificuldade de dizer não? Está sempre disposto a cuidar de alguém, mas sente que não recebe o mesmo em troca? No livro Cuide-se – Aprenda a se ajudar em primeiro lugar, publicado pela Luz da Serra Editora, a autora Cátia Bazzan explica a importância de cuidar de si mesmo, sem culpas nem fardos, para conseguir auxiliar melhor as pessoas em volta. A obra é recheada de indicações essenciais para que o leitor aprenda a viver pelo seu propósito e, então, possa impactar o restante do mundo de forma mais leve e fluida.

Por meio de exercícios (alguns listados mais abaixo), Cátia Bazzan ajuda o leitor a compreender quais áreas da vida estão em desequilíbrio e orienta como se comprometer com suas próprias metas, acreditar nelas e cuidar de si mesmo. Um dos maiores ensinamentos ressaltados no livro é: você é incapaz de doar aos outros aquilo que não tem! A partir do exemplo de pessoas que obtiveram ajuda da escritora em sua atividade como terapeuta holística, ela compartilha valiosos ensinamentos:

“Sobretudo, faltava algo muito importante: ela cuida­va com total dedicação de tudo e de todos, menos de si mesma. Não demorou muito e ela entendeu que não tinha nada de errado com a sua vida. O motivo de estar completamente desconectada de si e da sua essência, sem saber qual caminho devia seguir, era simplesmente o fato de nunca ter parado para ‘se ouvir’ com atenção, pois não dava tempo para isso.” Cuide-se, pág. 27.

Com esta obra, o leitor também será levado a refletir sobre qual é o seu padrão de comportamento na hora de ajudar e quais os principais erros que comete. A autora descreve quatro principais grupos de personalidades neste quesito: doadores, sugadores, vítimas e sobrecarregados. Para cada um deles, ela sugere formas de buscar o equilíbrio para transformar suas capacidades em virtudes.

Cátia Bazzan tem mais de 14 anos de estudos na área de desenvolvimento pessoal e Terapia Holística. Ela já ministrou palestras e cursos em todo o Brasil e é criadora dos programas Top Terapeuta e Terapeuta do Zero, que ajudam profissionais das áreas de Terapias Holísticas, Integrativas, Naturalistas e Complementares a desenvolverem sua carreira. Em Cuide-se – Aprenda a se ajudar em primeiro lugar, a escritora compartilha toda essa experiência para ajudar o leitor a tomar decisões corretas. Ela ressalta ainda a importância de viver com paixão:

Para ter uma vida extraordinária, é fundamental ter entusiasmo. Inclusive a origem dessa palavra vem do grego en theos, que significa literalmente ‘Deus dentro de nós em ação’. (...) Não importa em qual Deus, ou deuses, você acredita – ou se nem mesmo acredita em algum, o fato é que, quando você está entusiasmado, entra em contato direto com uma força muito poderosa e positiva dentro de si. Cuide-se, pág. 78.

Ajudar é uma arte e não precisa significar sacrifícios ou o abandono dos próprios objetivos. Ao aprender a se doar de forma equilibrada e dentro de suas capacidades, as pessoas conseguem alinhar a vida para receber todas as bençãos que merecem. 

Cuide-se – Aprenda a se ajudar em primeiro lugar é uma obra repleta de lições poderosas, que vão gerar um impacto positivo na realidade do leitor e, por consequência, na vida das pessoas amadas. A proposta é incentivar o mergulho no autoconhecimento. Quanto mais consciente de si mesmo, mais a vida fluirá em todos os sentidos.

“EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO

Já que é preciso começar por um mergulho interior, vamos seguir em frente e ver como você se sente hoje. Neste exercício, você terá a oportunidade de observar como está a sua vida atualmente! Pegue um lápis ou uma caneta e dê uma nota de 0 a 10 para cada aspecto da sua existência:

 Como está a sua vida profissional? ( )

Como está a sua vida financeira? ( )
Como está a sua vida amorosa? ( )
Como está a sua vida em família? ( )
Como está a sua intelectualidade e os seus estudos? ( )
Como está a sua saúde física? ( )
Como está o seu equilíbrio mental? ( )
Como está o seu equilíbrio emocional? ( )
Como estão seus relacionamentos em geral? ( )
Como está a sua vida espiritual? ( )
Como está a realização das suas metas? ( )
Como está a sua relação com o tempo e a sua produtividade? ( )
 Após avaliar cada item, reflita qual deles está em desequilíbrio (ou com a nota mais baixa). Se empatar com outro item, avalie qual deles é o mais importante neste momento da sua vida. (...)

 Então, verifique qual aspecto você quer focar daqui para frente. Depois, estabeleça um objetivo que vai ajudá-lo a aumentar a sua nota. Anote para se lembrar e, inclusive, coloque a data em que vai começar a mudar esse padrão!

De acordo com a sua meta pessoal, vou sugerir que faça um exercício de comprometimento. Essa tarefa é muito importante, porque são palavras de poder e comandos mentais que irão manter você mais focado e comprometido com a sua meta. Depois de fazer o exercício, é indicado que o leia todos os dias. Observe o seguinte modelo que vou mostrar como exemplo. Digamos que eu escolha trabalhar “tempo e produtividade”:

EXERCÍCIO DE COMPROMETIMENTO

Hoje, dia ____________________ (data, mês e ano), eu me sinto disposto a organizar melhor o meu tempo e me tornar uma pessoa mais produtiva (aqui é a meta, o que você vai mudar e melhorar daqui para frente).

 Por isso, vou reservar meia hora por dia para organizar a minha agenda com as tarefas do dia a dia (coloque uma ação, uma tarefa que você acredita que consegue começar a fazer agora).

 Sei que sou capaz de ter mais tempo e aproveitar melhor a minha vida (coloque o que você quer ter no lugar do que não quer no seu cenário atual).

Estou pronto para viver o meu melhor! Que assim seja!

 _________________________

(Aqui você assina o seu nome)”

Ficha técnica:

Título: Cuide-se
Autor: Cátia Bazzan
ISBN: 978-85-64463-71-4
Editora: Luz da Serra Editora
Páginas: 200
Formato: 16x23 cm
Preço: 44,90
Link para venda: https://amzn.to/35Y24jm

Sinopse: Para você é mais fácil se doar do que receber? Você se preocupa tanto com os outros que chega a assumir responsabilidades que não são suas? Neste livro, você vai descobrir a importância de se cuidar em primeiro lugar para depois conseguir ajudar as pessoas de forma equilibrada, sem se sobrecarregar ou carregar fardos pesados. Cátia Bazzan compartilha lições poderosas que vão gerar um impacto positivo na sua realidade e, por consequência, na vida das pessoas que você ama. A autora também indica ações essenciais para você ativar os seus potenciais, viver pelo seu propósito e, então, ajudar as pessoas do seu lugar, de forma leve e fluida. Você entenderá que, ao estar alinhado e bem consigo mesmo, conseguirá contribuir muito mais!

Sobre a autora: Palestrante e escritora, Cátia Bazzan, atua na área das Terapias Holísticas há mais de 14 anos. Ao longo deste tempo, já ministrou palestras e cursos por todo o Brasil, formando Mestres de Reiki, Psicoterapeutas Reencarnacionistas e Terapeutas Holísticos. Criadora dos programas Top Terapeuta e Terapeuta do Zero, hoje tem centenas de alunos nesses treinamentos on-line, cuja missão é ajudar terapeutas da área das Terapias Holísticas, Integrativas, Naturalistas e Complementares a desenvolverem a sua carreira, começando do absoluto zero ao sucesso profissional.
Autora do livro Ame quem você é: saiba que a melhor escolha é sua, ela é referência na área da Terapia Holística e desenvolvimento pessoal. Coach e empreendedora no mundo do marketing digital, possui um blog, um canal no YouTube e uma página no Facebook com milhares de fãs e seguidores do seu trabalho.

Site da autora:
www.catiabazzan.com.br

Mídias sociais da autora:
www.instagram.com/catia_bazzan

www.facebook.com/catia.bazzan

www.youtube.com/catiabazzan


Nenhum comentário