[News] O Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns apresenta sessão única de Folia Brasileira no Teatro Sérgio Cardoso

 

Folia Brasileira. Créditos: João Augusto Figueiredo

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe uma única apresentação do espetáculo Folia Brasileira, do Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns, no dia 26 de junho, domingo, 11h.


Folia Brasileira é um espetáculo literalmente popular. A história se passa na fazenda de seu Vicente Pompeu, que está realizando uma grande festa com manifestações da cultura popular para comemorar a farta colheita sem agrotóxicos e o noivado de Simão e Marieta. Para organizar a grande folia, ele manda chamar Simão de Lima Condessa, que é o noivo e seu braço direito. Simão fica encarregado de tudo, desde a culinária até a parte artística do evento, e para isso conta com a ajuda de sua companheira Marieta e alguns amigos. Simão começa os preparativos, mas é interrompido por um empresário gringo que quer modificar o esquema da festa com mediocridades da mídia.


Valdeck de Garanhuns é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é pedagogo, poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 38 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. 


Teatro de Mamulengo é brincadeira, é música, é crítica e é diversão. Um teatro de bonecos popular de Pernambuco e, como tradição oral, é permanentemente reestruturado por seus mestres, mas sempre mantendo a tradição. A brincadeira permite a participação e o diálogo com o público, estabelecendo uma relação dinâmica que também se realiza no fortalecimento da identidade de um povo, que por meio da brincadeira: explicitam, expressam e denunciam valores, informam suas visões de mundo, seus desejos e experiências individuais e coletivas.


Ficha técnica

Manipulação e vozes: mestre Valdeck de Garanhuns

Manipulação de bonecos de dança: Regina Drozina

Músicos: Trio Tropeiros da Serra

Adriano dos Santos Silva Oriquerê – sanfona, pandeiro e caixa

Lidiomar Brito Farias – triângulo e agogô

Leandro Barbosa – zabumba e pandeirão

Figurinos e adereços: Regina Drozina 

Texto e músicas: Valdeck de Garanhuns

Confecção dos bonecos: Valdeck de Garanhuns, Regina Drozina, mestre Solom, mestre Saúba, mestre Pedro Boca Rica, Dito Melo e mestre Zé Lopes.

Produção: Deborah Corrêa 

Realização: Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns.

Tema - Respeito às nossas tradições culturais 


Serviço

Folia Brasileira

Dia 26 de junho, domingo, 11h

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)

Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Ingressos: Entrada gratuita

Reservas pelo site da Sympla ou na bilheteria do teatro, 1h antes da apresentação


Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.


Redes Sociais TSC

Instagram | Facebook | Site  





Nenhum comentário