[Crítica] Quem Tem Medo?

 

Sinopse:

Quem Tem Medo? é um documentário que narra a ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas que tiveram suas obras censuradas.





  O quê eu achei?

-Quero trabalhar a concepção da personagem, a construção dessa personagem. Só que eu sempre tenho que partir do corpo travesti. Quando eu vou para o coletivo, eu entendo meu corpo, aí eu preciso voltar novamente para o meu umbigo, para entender minha vida. E acho que é nessa mistura, nessa costura que vem a base do manifesto transpofágico."

Esse documentário sobre a ascensão da extrema-direita no Brasil começa apresentando o caso da exposição em SP em que os visitantes podiam observar- e até tocar- em corpos nus. Idealizada por Wagner Schwartz, ela foi alvo de críticas de diversos políticos e organizações. Outros artistas, como a travesti Renata Carvalho, Maikon K e peças como "Caranguejo Overdrive" pela Aquela Cia de Teatro "RES PUBLICA 2023" por A A Motosserra Perfumada.

Temas como campanha de difamação, aparelhamento ideológico, enfraquecimento do sistema, fascismo, censura e até mesmo assédio judicial são abordados com situações que aconteceram em nosso país e trazem profundas reflexões sobre o que pode e deve ser feito para defender a nossa liberdade.Porque gostem ou não,ela sempre será um ato de resistência.

Como disse Renata Carvalho:"Já me tiraram de vários lugares mas do teatro vocês não vão me tirar."


                      Trailer:





Nenhum comentário