[News]Iecine abre inscrições para a Oficina Direção de Arte

 

Direção de Arte é a próxima oficina a ser realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com apoio da Cinemateca Paulo Amorim. A atividade será ministrada pela diretora de arte, historiadora e designer de interiores, Valeria Verba. As pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de março pelo link na bio do Instagram @ieciners.

O curso, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizado em 20 encontros, de 7 de março a 1º de abril de 2022 (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h, em formato virtual, pela plataforma Zoom.

Valeria pretende apresentar uma introdução ao processo de trabalho da direção de arte, partindo da aplicabilidade de noções sobre a história da arte no cinema até a atuação no roteiro, pré-produção, filmagem e pós-produção. O universo da direção de arte - arquitetura, objetos, cores e texturas, personagens e figurino/maquiagem - serão alguns tópicos a serem abordados.

"O departamento da Direção de Arte abrange diversos profissionais da cadeia audiovisual. Além da concepção estética de um filme e suas visualidades, ali originam-se muitos empregos; cenógrafos, figurinistas, maquiagem e cabelo, adereços, produtor de objetos, de locações, carpinteiros, costureiros e diversos outros serviços. Ter conhecimento e repertório é o passo inicial da profissionalização que estamos ofertando", analisa o diretor do Iecine, Zeca Brito.

Programa


1. A atuação do diretor de arte;


1.1. o trabalho do diretor de arte junto aos criadores na fase de roteiro 1.2. o trabalho da preparação e nas filmagens;


1.3. A contribuição do diretor de arte na pós-produção;


2. Primeiras noções sobre história da arte e sua aplicabilidade no cinema 3. O universo da direção de arte 1;


3.1. Referências espaciais;


3.2. Personagens;


3.3. Cores e texturas;


4. O universo da direção de arte 2;


4.1. Arquitetura e objetos;


5. O universo da direção de arte 3 5.1. Figurino;


5.2. Maquiagem;


6. Gerenciando o núcleo da arte;


6.1. Interseção com Direção - Roteiro - Produção.



Ministrante


Valeria Verba estudou licenciatura em história na faculdade Porto-Alegrense nos anos 80 e é formada no curso de Design de Interiores pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Fez o curso de extensão em direção de arte na Escola São Paulo, ministrado pela diretora de arte e cenógrafa Vera Hamburger e participou do grupo de estudos com as diretoras de arte Gilka Vargas e Iara Noemi na Fundação Ecarta. 


Como diretora de arte, atuou em diversos curtas e longas-metragens, séries e especiais para televisão. Recebeu o Prêmio Açoriano de Melhor Produção Teatro Adulto, e, no audiovisual, recebeu o Prêmio de Melhor Direção de Arte para o curta Três Vezes Por Semana, de Cristiane Reque, e Linda, Uma História Horrível, de Bruno Gularte Barreto. 


Trabalhou nos filmes como Nove Crônicas Para Um Coração Aos Berros, de Gustavo Galvão, e Ponto Zero, de José Pedro Goulart, lançados comercialmente com ótima repercussão de crítica. Ambos participaram de diversos festivais nacionais e internacionais. Um de seus trabalhos mais recentes é o longa-metragem Raia 4, de Emiliano Cunha, exibido em diversos festivais internacionais. Foi lançado nacionalmente no 47º Festival de Cinema de Gramado, onde ganhou três kikitos: Melhor Fotografia, Melhor Longa da Critica e Melhor Longa Gaúcho. Também participou de curtas premiados como Tomou Café e Esperou e Sob Águas Claras e Inocentes, do mesmo diretor, que estiveram em diversos festivais internacionais. 

Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.





Nenhum comentário