[News] Projeto FASES leva ações de Arte, Cultura e Educação Ambiental a professores e alunos da rede pública de 51 municípios do RJ

 Projeto FASES leva ações de Arte, Cultura e Educação Ambiental a professores e alunos da rede pública de 51 municípios do RJ




Ao todo, 250 escolas serão beneficiadas em projeto apoiado pela Enel e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro

 


 

A produtora Universus inicia, a partir da próxima segunda-feira (07/03), o projeto Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas (FASES). A cerimônia de lançamento começa às 10h30, na Biblioteca Parque Estadual, na capital fluminense. A iniciativa, apoiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Enel, estende-se ao longo de todo o mês de março com atividades on-line e presenciais que beneficiarão um total de 250 escolas em 51 municípios do Rio de Janeiro.

 

O projeto FASES tem por base metodologia que articula cultura, educação, meio ambiente e acessibilidade em ações de fortalecimento do ambiente escolar. Além da realização de um seminário on-line e a circulação de espetáculo teatral em escolas, o projeto prevê a distribuição de livro temático para professores e educadores.

 

Para a diretora geral Priscylla Mesquita, a articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil são fundamentais para a efetivação de políticas que integrem Educação, Cultura e Meio Ambiente. “Quando os esforços se unem na mesma direção, o resultado são as mudanças que tanto almejamos”. destaca Mesquita. Diretora artística e pedagógica do projeto, Flávia Fernandes complementa: “A Cultura tem o poder de transformar a visão de mundo de uma sociedade. Atrelada à Educação Ambiental, torna-se ferramenta potente e necessária aos tempos em que vivemos”.

 

Para saber mais, acesse o site oficial do projeto, em www.projetofases.com.br, e siga o perfil @projetofases, no Instagram.

 

Seminário on-line

O I Seminário FASES para Professores ocorre de 28/03 a 01/04. On-line, gratuito e aberto para professores de todos os níveis de ensino, o seminário será composto por palestras e rodas de conversa com pesquisadores, professores e gestores da Educação e da Cultura, além de oficinas de formação em educação ambiental. Serão também homenageados educadores com práticas inovadoras na área da Educação Ambiental. As inscrições estão disponíveis no site do projeto (www.projetofases.com.br) de 09 a 22/03.

 

Livro para educadores

O livro "Eu, você, o mundo: As 3 Ecologias no Ambiente Escolar", de Flávia Fernandes, é uma publicação especialmente desenvolvida pelo projeto FASES para distribuição gratuita aos professores. Além de disponível em e-book no site oficial do projeto, terá a primeira tiragem impressa distribuída entre 250 escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. “O livro apresenta uma metodologia para o exercício prático da educação ambiental na escola e em outros ambientes educativos”, explica a autora do livro, Flávia Fernandes, também diretora artística e pedagógica do projeto FASES.

 

Teatro nas escolas

Além de estrear na capital fluminense durante o lançamento do projeto FASES, o espetáculo “UPA – Uma Aventura Cósmica” circula por cinco outras cidades do RJ, em um total de 17 apresentações acessíveis em Libras por escolas de Duque de Caxias, Magé, Silva Jardim, Rio das Ostras e Quissamã.

 

A peça teatral se passa em uma Unidade Planetária de Atendimento (UPA), um pronto-socorro para estrelas, cometas e planetas, onde trabalham a sábia estrela anciã, Dr. Salud, e seus assistentes Celeste e Salvador. Em um dia de aparente folga, os três são surpreendidos com a chegada de uma paciente inesperada, a Terra. Nesta aventura cósmica, Dr. Salud, Celeste e Salvador são convidados a conhecer mais sobre o nosso planeta. Flávia Fernandes assina texto e direção do espetáculo com o jornalista e escritor Thiago Andrade.

 

Lançamento

O evento de lançamento, em 07/03, terá a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, do gerente de sustentabilidade da Enel, Leonardo Soares Oliveira, e de secretários de Cultura e de Educação de municípios participantes.

 

Na ocasião, além da apresentação e divulgação da programação do projeto, haverá o lançamento o livro "Eu, você, o mundo: As 3 Ecologias no Ambiente Escolar", publicação a ser distribuída para professores e educadores da rede pública. O evento encerra com a apresentação de estreia do espetáculo "UPA! Uma aventura cósmica", peça teatral que circulará por escolas públicas de cinco municípios do Rio de Janeiro.

 

Serviço

Lançamento do Projeto FASES – Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas

Data: 07/03

Hora: 10h30

Local: Teatro da Biblioteca Parque Estadual (Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro)

 

I Seminário on-line FASES

Data de Realização: 28/03 a 01/04, no Youtube do @projetofases

Inscrições: 09 a 22/03, em www.projetofases.com.br 

Divulgação dos selecionados: 25/03

Público-alvo: Professores da rede pública de ensino e demais interessados

Vagas: 150 vagas

 

Mais informações: www.projetofases.com.br / Instagram: @projetofases

Nenhum comentário