[News]Súbita Companhia, de Curitiba, apresenta dois solos na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Súbita Companhia, de Curitiba, apresenta dois solos na Oficina Cultural Oswald de Andrade
 
Em atividade há 14 anos, a curitibana Súbita Companhia apresenta-se em São Paulo com as peças Mulher, como você se chama? e O Arquipélago, monólogos dirigidos por Maíra Lour com dramaturgia dos próprios intérpretes


Fotos de Mulher, como você se chama? e O Arquipélago Fotos – Elenize Dezgeniski
 

 
Súbita Companhia, de Curitiba, depois de percorrer festivais, mostras e realizar temporadas em cidades brasileiras, chega a São Paulo para estrear Mulher, como você se chama?, de Janaina Matter e O arquipélagode Pablito Kucarz, solos que serão apresentados sequencialmente na sala 7 da Oficina Cultural Oswald de Andrade, gratuitamente, em uma temporada curta a partir do dia 8 de março de 2022, terça-feira. A vinda da companhia à cidade teria ocorrido em 2020, mas devido à pandemia, os planos foram adiados para 2022.
 
As peças integram o projeto Habitat, composto por cinco solos que têm direção de Maíra Lour e investiga a relação do próprio corpo como uma casa, buscando nele questões poéticas, políticas e estéticas. Habituados a trabalhos coletivos, a proposta de criação de solos gerou a orientação de novos desafios cênicos à Súbita Companhia.
 
“Eles se assistiram durante o processo de criação, ofereceram referências, propostas, mas as decisões foram tomadas valorizando a expressão de cada um”, ressalta a diretora. Aos intérpretes foi dada a possibilidade de escolher um objeto cênico e também a convidar algum artista de fora da companhia para apoios técnicos específicos, como direção de movimento, dramaturgia e técnica vocal.
 
Essa será a primeira vez que a companhia fará uma temporada em São Paulo, permitindo que o público entre em contato com a linguagem cênica desenvolvida pelo grupo há mais de uma década. “Acreditamos na pesquisa teatral como fonte de inspiração e manutenção da criação artística e estabelecemos uma prática contínua que parte do corpo para os demais desafios da expressão teatral.”, conta Maíra.

Mulher, como você se chama?, de Janaina Matter, é uma reflexão sobre mulheres que de algum modo transformaram o mundo e tiveram seus nomes silenciados. Neste solo, a atriz parte da história bíblica da esposa de Ló, que se torna uma estátua de sal após desobedecer a ordem de não olhar para trás. O elemento cênico usado pela atriz para apoiar sua dramaturgia é justamente o sal. A obra se debruça no conceito de corpo como casa, como espaço de memória, permanência, criação e abraça a ideia de trazer muitas histórias em um só corpo, assumindo a ancestralidade e a ascendência para buscar entender se silêncio é abismo ou ponte.
 
Pablito Kucarz é autor de O Arquipélago e lida com suas relações familiares a partir da ideia evocada por essa estrutura geográfica, composta por pequenas ilhas que estão próximas, porém separadas por águas salgadas. Em sua narrativa, também há espaço para uma discussão sobre bullying, machismo, violência e homofobia vividas no período da adolescência. O elemento cênico eleito por Pablito é um copo de água que ele oferece ao público para firmar, dessa forma, uma espécie de pacto de intimidade. A água também metaforiza a ideia do arquipélago, como um elemento, uma chave para entrar no desenvolvimento da concepção cênica do solo.
 


 
Sobre a Súbita Companhia
A Súbita Companhia surge em 2007 do encontro de artistas que desejam fazer arte de um ponto de vista coletivo, autoral e contemporâneo. A pesquisa continuada do grupo investiga o teatro que parte das potências do corpo, a criação de novas dramaturgias, as possibilidades de transposição da literatura para a cena e modos de criação horizontal e colaborativo. A Súbita se mantém atenta aos desafios da criação contemporânea, sempre aberta para o diálogo e compartilhamento com outras expressões, artistas e companhias nacionais e internacionais.
 
A Súbita tem em seu currículo 14 espetáculos, oito curtas metragens, oito publicações de dramaturgia, participação em festivais nacionais e internacionais, produção de eventos, residências e workshops de formação e fomento ao teatro.
 
SINOPSES CURTAS
Mulher, como você se chama?, de Janaina Matter, é uma reflexão sobre mulheres que de algum modo transformaram o mundo e tiveram seus nomes silenciados. Neste solo, a atriz parte da história bíblica da esposa de Ló, que se torna uma estátua de sal após desobedecer a ordem de não olhar para trás.
 
O Arquipélago, de Pablito Kucarz, aborda suas relações familiares a partir da ideia evocada por essa estrutura geográfica, composta por pequenas ilhas que estão próximas, porém separadas por águas salgadas. Em sua narrativa, também há espaço para uma discussão sobre bullying, machismo, violência e homofobia vividas no período da adolescência.
 
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Direção artística: Maíra Lour
Elencos: Janaina Matter e Pablito Kucarz
Iluminação: Beto Bruel
Desenho de som: Álvaro Antonio
Cenários: Guenia Lemos
Figurinos: Val Salles
Orientação dramatúrgica: Camila Bauer
Interlocuções artísticas: Francisco Mallmann e Lígia Oliveira
Treinamento de voz: Babaya
Direção de produção (montagem): Michele Menezes
Direção de produção (circulação): Gilmar Kaminski
Assistente de produção: Dafne Viola
Coordenação e operação de luz: Lucri Reggiani
Coordenação de som e operação: Álvaro Antonio
Assessoria de imprensa: Canal Aberto
Assistentes de assessoria de imprensa: Daniele Valério e Diogo Locci
 
Realização: Súbita Companhia
Produção: Flutua Produções
Produção local: Leneus Produtora de Arte
 
SERVIÇO
De 8 a 12 de março de 2022
Terça a sexta, às 20h e sábado, às 17h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo)
Capacidade: 30 lugares (Sala 7)
Ingressos: Grátis. Retirar com 1h de antecedência.
Duração: 100 minutos (com intervalo)
Classificação: 14 anos
 
Atenção: será exigida apresentação da carteirinha de vacinação contra a COVID-19 atualizada.

Nenhum comentário