[News]Gabriel Manetti faz lançamento presencial da HQ Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière na Livraria da Tarde, em São Paulo

Gabriel Manetti faz lançamento presencial da HQ Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière na Livraria da Tarde, em São Paulo
 
Gabriel também é autor de Chico e o Osso de Dinossauro e Socorro! Meu irmão virou um monstro - que já teve sua primeira edição esgotada
 
  
Foto 1 | Gabriel Manetti. Créditos: Diego Rodrigues
Foto 2 | Capa da HQ Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière
 

 
O escritor, ator, cantor, professor de teatro e dublador Gabriel Manetti lança presencialmente a HQ Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière na Livraria da Tarde, em São Paulo, no dia 15 de março, terça-feira, a partir das 18 horas. Publicada pela editora Novo Século, a obra conta a história de Zeca, um garoto apaixonado por cinema que recebe, em um dia de chuva, uma caixa enigmática com pistas sobre o paradeiro do seu tio Heitor, que desapareceu misteriosamente. As ilustrações da obra são de Gabriel Sozzi.
 
A história nos leva até a origem do cinema e à invenção do cinematógrafo, objeto criado por Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière, conhecidos como os irmãos Lumière, cujas vidas também são retratadas na HQ de uma maneira jovem, divertida e atual, brincando com alguns fatos históricos sob olhar de um personagem inteligente e carismático.
 
"É uma história direcionada para crianças que estão iniciando o hábito da leitura e para jovens e adultos que são apaixonados por mistérios e sobretudo, cinema", adianta Manetti.
 
Neste trabalho, Gabriel utilizou como referências não apenas a história do cinema, mas também HQs clássicas, como As Aventuras de Tintim, do autor belga Hergé, e Spirou e Fantásio, do francês Rob-Vel. O imaginário que inspirou o autor também passa por livros clássicos de aventura, como A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, Oliver Twist, de Charles Dickens, Vinte mil léguas submarinas e A Volta ao mundo em oitenta dias, de Julio Verne, e todos os livros de Roald Dahl.
 
Para mim, somos memórias. E a inspiração para esta história é minha própria memória. É justamente daí, deste jogo entre memórias pessoais e coletivas, que nasceu Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière | Gabriel Manetti
 

 
 
Página de Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière
 
 
Gabriel Manetti conta que a obra é uma homenagem a um tio que não conheceu: José Carlos Manetti, um homem aficionado por cinema que morreu precocemente, aos 18 anos. "Quase sessenta anos depois, a vontade de o ter conhecido, sua morte e, principalmente, seu amor pelo cinema, me levantaram questões que só poderiam ser resolvidas com a criação desta história", conta Gabriel.
 
O autor reforça que seu tio abria pontualmente às 19h o portão de sua residência e exibia às crianças desenhos e filmes que eram aguardados pelo público - reuniam-se em frente à sua casa filas de crianças e adultos ansioso para assistir clássicos como Mary Poppins e os filmes de Hitchcock ou desenhos animados, como Tom & Jerry e Pernalonga.
 
"Quem era aquele garoto que um dia sonhou em ser cineasta? Quem era aquele jovem que abria sua casa e recebia rostos desconhecidos pelo puro prazer de fazê-los felizes? Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière nasceu desta inspiração e destes questionamentos para se transformar em uma aventura; em uma homenagem ao cinema e aos seus criadores; e aos que viveram da sétima arte e levaram alegria para milhares de pessoas, com seus personagens que embarcam em sonhos e arrancaram arrepios para, enfim, serem eternizados pela lente de uma câmera", completa Gabriel Manetti.
 
Sinopse
 
Zeca é um menino apaixonado por cinema. Nasceu no mesmo dia, cento e vinte e cinco anos depois, da primeira projeção pública da história, realizada pelos Irmãos Lumière, inventores da sétima arte.
 
A primeira palavra que Zeca disse foi: "ci ne ma". Não podia ter sido outra, afinal, desde pequeno ficava hipnotizado com os mestres Charles Chaplin e Buster Keaton.
 
O garoto cresceu vendo todo tipo de filme e fez da sétima arte uma escola, mas um mistério nunca saiu de sua cabeça: seu Tio Heitor, que assim como ele, era um apaixonado por cinema, sumiu misteriosamente, não deixando absolutamente nenhum vestígio depois de insistir que os Irmãos Lumière deixaram pistas escondidas nos seus primeiros filmes.
 
Numa noite chuvosa, sozinho em sua casa, Zeca recebe uma caixa enigmática que vai levá-lo numa aventura até o verdadeiro paradeiro de seu tio, passando pelo surgimento do cinema, pistas inesperadas dentro dos filmes, viagens, fugas perigosas, poderes inesperados, atores, atrizes e diretores do passado, uma organização criminosa e um amuleto que poderá salvar o mundo da imaginação: A Pedra dos Irmãos Lumière.
 
Sobre o autor
 
Gabriel Manetti (38 anos) mora em São Paulo e é ator, cantor, professor de teatro, dublador e escritor. Formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas, Artes Dramáticas e Pós Graduado em Dramaturgia pela Escola Superior de Artes Célia Helena, criou junto do seu amigo Fábio Freire o projeto Beatles para Crianças.
 
O show faz temporadas nos maiores teatros de São Paulo e já passou por quase todas as capitais do país, chegando a marca de mais de 700 apresentações. Com autorização dos Beatles, o grupo gravou os discos Beatles para Crianças e Beatles para Crianças 2 pela gravadora MCD, uma das maiores e mais tradicionais do mercado.
 
Como ator, fez inúmeras peças de teatro e participou de diversas companhias teatrais, sendo dirigido por grandes diretores como Zé Renato, Marcelo Lazzaratto e Simone Boer. É dublador e há onze anos dubla filmes, desenhos, games e séries, entre elas: The Dog and Pony Show (Discovery Kids), Tidelands (Netflix), Breaking Bad (Netflix), Wu Assassins (Netflix), Bombai Rose (Netflix), La Templanza (Amazon Prime), 44 Gatos (Discovery Kids), Miami e NY Ink (Discovery), Reformas Incríveis (Home and Health), 365 dias (Netflix), Ao estilo de Candice (Discovery), Pesca Mortal (Discovery), Chef Roblé (Discovery), Penetras Bons de Bico (New Line Cinema), Outlanders (Netflix), Quanto mais doce melhor (Discovery), How to get away with murderer (Netflix), Texas Chrome (Discovery) etc.
 
Como professor de teatro, montou mais de 20 peças com crianças e adolescentes. Participou de diversas campanhas publicitárias - NET, FIAT, LG, POSTOS BR, BOBS e BRASTEMP, entre outros. Na televisão, fez parte do elenco do programa infantil Vila Maluca, criando mais de 50 personagens diferentes.
 
Como escritor, lançou pela Editora InVerso os livros Chico e o Osso de Dinossauro e Socorro! Meu irmão virou um monstro, que já teve sua primeira edição esgotada. Em dezembro de 2021, lancei a HQ Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière pela Editora Novo Século.
 
Sobre o ilustrador
 
Gabriel Sozzi nasceu em Atibaia-SP, é ilustrador desde 2018 e já publicou mais de vinte livros infantis, como Dicas das Frutinhas, Leguminhos e VerdurinhasChico e o Osso de Dinossauro (coautor), O Sorveteiro Maluqueiro e O Pescador de Laranjas, dentre outros.
 
Serviço
Lançamento da HQ Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière
Data: 15 de março, terça-feira, a partir das 18 horas
Livraria da Tarde | Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros
 
Zeca e o Mistério dos Irmãos Lumière
Editora Novo Século
159 páginas
R$ 59,90

Nenhum comentário