[News] Heródoto e a sua influência na era contemporânea

Poucos agiram de forma notória para trilhar mudanças significativas na sociedade como o pensador grego Heródoto. Conhecido como o Pai da História, ele é responsável pelos primeiros registros de uma narrativa linear com aspectos do comportamento humano. Em seu maior legado, Histórias de Heródoto, o autor documenta não só a expansão do Império Persa na Ásia, mas também apresenta detalhes minuciosos sobre a civilização da época.

Traduzido diretamente do grego, a obra é dividida em uma nova coleção publicada pela Editora Edipro. Este documento, que é um marco para a humanidade, foi fundamental para estudos antropológicos e pesquisas de todas as áreas do conhecimento.

Heródoto foi o grande percursor da História e Antiguidade ao narrar acontecimentos importantes da época, ao mesmo tempo que retratava costumes, ideias e culturas de determinada era. Por exemplo no Livro IV – Melpômene, em que ele percorre a região dos citas e líbios e revela os planos da expansão militar de Dario, um dos principais imperadores Persa. Além da significativa contribuição para a História, os trabalhos de Heródoto foram importantes também para outras áreas.

Geografia

As viagens e expedições do filósofo grego Não é à toa que Heródoto é considerado o continuador de Hecateu de Mileto, que tinha como um dos objetivos desenhar o mapa do mundo.

Essas informações também serviram para os gregos entenderem melhor a sua região e seus contornos, o que os deixava em vantagem nas relações entre nações. A maior revista de geopolítica da França, fundada por Yves Lacoste, levava o nome de Heródoto.

Literatura

A literatura também não seria a mesma sem as contribuições do pensador grego. Em uma época que só existiam crônicas e poesias épicas, Heródoto criou um estilo de escrita e pesquisa que buscava retratar os fatos da realidade. Assim, nasceu o gênero historiográfico.

Essa classe literária evoluiu com o passar dos séculos, mas nomes relevantes como Tucídides, Posidónio e Políbio se inspiraram nos trabalhos de Heródoto. A escola helenística de História se mantém influente até hoje, com estudos de estrutura, recortes temporais e contexto da época como fundamentos importantes para um texto historiográfico.

É possível compreender melhor a importância dessa obra com a nova edição de Histórias, que chega ao Livro IV – Melpômene. Publicado pela Editora Edipro e com tradução direto do grego, o livro não se limita à descrição dos armamentos e das batalhas. Heródoto registra os costumes e os hábitos daquela sociedade, principalmente da Citia. A antiga região da Eurásia é um dos temas centrais da obra, que se constitui na maior e mais detalhada narrativa conhecida sobre o povo cita.

Conhecer a história do mundo e como ela nasceu é fundamental para entendermos a sociedade em que vivemos. E a obra Histórias: Livro IV – Melpômene reúne um rico conteúdo sobre a antiguidade, narrado por um dos maiores pesquisadores da época: Heródoto de Halicarnasso.

Ficha técnica

Título: Histórias: Livro IV – Melpômene
Autor: Heródoto
Tradução: Maria Aparecida de Oliveira Silva
ISBN: 9788552100898
Páginas: 192
Formato: 14 x 21cm
Categoria: História
Preço: R$ 59,00


Nenhum comentário