[News] Tina Turner completa 80 anos e é celebrada como uma das mais importantes artistas do mundo

Hoje, dia 26 de Novembro, é o aniversário de 80 anos de uma das artistas mais importantes e inspiradoras do mundo: Tina Turner. Para celebrar a data, Tina divulgou um vídeo comovente para os fãs nos canais oficiais mantidos por ela (Twitter, Instagram, Facebook e YouTube).

Tina Turner, reverenciada em todo o mundo, inspira milhões com sua história de vida pessoal, canto, dança e tudo em torno da sua trajetória. O legado musical dela é uma coleção de algumas das músicas mais conhecidas de todos os tempos. Se você cantarolar "you’re simply the best”, muito dificilmente encontrará uma pessoa que não saiba cantar a frase seguinte.

Turner ganhou destaque em 1958, aos 19 anos, como uma dupla com o então marido Ike Turner, no Kings of Rhythm, gravando sob o codinome Little Ann a faixa “Boxtop”. A introdução da artista ao público como Tina Turner começou em 1960, com o single “A Fool In Love”, pelo Ike & Tina Turner Revue. O sucesso seguiu com uma série de hits notáveis, incluindo “It's Gonna Work Out Fine” (1961), “River Deep - Mountain High” (1966), “Proud Mary” (1971) e “Nutbush City Limits” (1973). Em 1976, após uma série de problemas pessoais, Tina deixou a dupla, pediu o divórcio e começou a carreira solo.

Em 1977, Tina voltou aos palcos em turnê e lançou alguns projetos, mas eles não espelhavam a energia contagiante dos incríveis shows ao vivo. Então, em novembro de 1983, ela lançou um cover de "Let's Stay Together", de Al Green, que se tornou um hit. Em junho de 1984, ela estreou o álbum "Private Dancer" e seu segundo single, "What's Love Got to Do with It", que tornou-se um sucesso global, assim como o álbum. A partir deste momento Tina Turner se tornou, e continua sendo, uma das artistas mais amadas do mundo, e a incrível carreira da artista continua em alta, conquistando novos fãs.

Em março de 2018, “Tina - The Tina Turner Musical”, estreou no Aldwych Theatre, em Londres, para receber elogios com Front Row, da Radio 4, chamando-o de "um dos musicais mais impressionantes que eu já vi" e o Times dizendo que é um "...triunfante musical puro”. Depois de receber críticas de quatro ou cinco estrelas, o show foi prorrogado  novamente para 2020. O grande sucesso “Tina - The Tina Turner Musical” estreou no Lunt-Fontanne Theatre da Broadway no início deste mês, com a ABC News dizendo: “estonteante e transformadora. Uma história que precisa ser compartilhada, especialmente nos dias de hoje”, e a Billboard afirmando: “a voz poderosa, as pernas elétricas, e, acima de tudo, o coração. Imperdível”. Uma nova leva de ingressos acaba de ser confirmada para a produção da Broadway até 20 de setembro de 2020.

A biografia da cantora, “Tina Turner: My Love Story”, lançada em outubro de 2018, também foi recebida com elogios semelhantes: "Turner se mostra corajosa, otimista e generosa” (Sunday Times), "Surpreendente, comovente – leitura obrigatória sobre as memórias da maior sobrevivente do rock" (Daily Mail). O livro também entrou na lista de livros do ano do Mail On Sunday de 2018.

Celebre esta data com os maiores sucessos da artista, clique aqui!

Alguns fatos sobre Tina Turner:

A artista é uma das principais influências da mais importante estrela pop de hoje, Beyoncé, que, no evento de homenagem a Turner, no Kennedy Center Honors, em 2005, disse: “nunca esquecerei a primeira vez que vi você [Tina Turner] se apresentando. Nunca na minha vida vi uma mulher tão poderosa, tão destemida e tão fabulosa”, clique aqui e confira o tributo.

As performances de “What's Love Got To Do With It”, de 1985, e “Proud Mary”, com Beyonce, em 2008, são frequentemente consideradas alguns dos momentos mais icônicos do Grammy.

Tina é uma das artistas mais vendidas de todos os tempos, são mais de 200 milhões de discos, e acumulou os seguintes prêmios nos charts musicais:

-          10 UK top 10 singles
-          34 UK top 40 singles
-          2 UK number 1 albums
-          9 UK top 10 albums
-          12 UK top 40 albums
-          1 US number 1 single
-          6 US top 10 singles
-          3 US top 10 albums

E as vendas dos álbuns ganharam:
UK:
-          Simply The Best – 8x Platinum
-          Foreign Affair – 5x Platinum
-          Private Dancer – 3x Platinum
-          Wildest Dreams – 2x Platinum
-          Break Every Rule – Platinum
-          Twenty Four Seven – Platinum
-          What’s Love Got To Do With It (Soundtrack) – Gold

US:
-          Private Dancer – 5x Multi-Platinum
-          Break Every Rule - Platinum
-          Simply The Best – Platinum
-          All The Best – Platinum
-          What’s Love Got To Do With It (Soundtrack) – Platinum
-          Foreign Affair - Gold

Até o momento, a artista ganhou e recebeu os seguintes prêmios na carreira:

-          12 Grammy Awards no total:
-          8 Grammys – incluindo 3 em uma única noite, em 1985
-          3 Grammy Hall of Fame Awards
-          Grammy Lifetime Achievement Award em 2018
-          Rock & Roll Hall of Fame – 1991
-          Kennedy Center Honours (veja a performance da Beyoncé citada anteriormente)
-          Star on the Hollywood Walk Of Fame & St. Louis Walk of Fame
-          Rolling Stone Magazine - #17 in 100 Greatest Singers of All Time
-          Rolling Stone Magazine - #63 in 100 Greatest Artists of All Time
-          Em UK, ela é a primeira artista mulher a ter um hit no Top 40 por seis décadas consecutivas


No final da turnê “Break Every Rule”, em 1988, Tina Turner quebrou o recorde mundial de maior público pagante em um show solo, com 184 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário