[News] Documentário sobre mulher trans encerra Cabíria Festival

O documentário “Fabiana” é o primeiro longa da diretora Brunna Laboissière e retrata a história de uma caminhoneira transexual que está prestes a se aposentar e deixar as estradas. O filme, que será exibido no Cinemaison às 19h30m e seguido por debate mediado por Eleonora Loner, encerra o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual nesta terça (26), que desde a última sexta-feira vem apresentando programação gratuita e de qualidade focada no protagonismo feminino.

Antes do filme, uma série de atividades também marcam o último dia do evento. Pela manhã, na Fundação Casa de Rui Barbosa, a oficina “Autoras e personagens: a mulher no roteiro” com Iana Cossoy Paro, das 9h às 13h.  À tarde, às 13h30m no Cinemaison, acontece a palestra “Dona de Si”, apresentada por Suzana Pires – atriz, dramaturga, colunista da revista Marie Claire e fundadora do Instituto Dona de Si.

Ainda no Cinemaison, haverá exibição de longas e curtas durante toda a tarde. O longa “Tarde Para Morrer Jovem”, drama chileno dirigido por Dominga Sotomayor Castillo, será apresentado às 14h45m. Já às 17h, haverá exibição dos curtas: “Vó, a senhora é lésbica?”, de Larissa Lima e Bruna Fonseca; “Quebramar”, de Cris Lyra; “A Felicidade Delas”, de Carol Rodrigues; “Preciso Dizer Que Te Amo”, de Ariel Nobre, que serão seguidos por debate com mediação de Márcia Zanelatto.

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual realizou sua primeira edição entre os dias 22 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Com programação gratuita, o evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras, sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”.  A iniciativa ocupou três espaços da capital fluminense: a Cinemateca do MAM, o Cinemaison Rio e a Fundação Casa de Rui Barbosa; e se orgulha em ter sido viabilizada graças a muitas parcerias e a quase 300 apoiadores de uma campanha bem-sucedida de financiamento coletivo.

O festival conta com diversas parcerias, entre elas: Embaixada da França no Brasil, Cinemaison Rio, Cinemateca do MAM, Fundação Casa de Rui Barbosa, Projeto Paradiso, Video Camp, Instituto Dona de Si, ETC Filmes, Projeto Visionárias, Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa, FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, ROTA – Festival do Roteiro Audiovisual (Rio de Janeiro), Pandora Filmes, Olhar Distribuição, Vitrine Filmes e Canal Curta. 

TERÇA-FEIRA - DIA 26
CASA DE RUI BARBOSA

9h – 13h
Fundação Casa de Rui Barbosa

OFICINA de “Autoras e personagens: a mulher no roteiro” com Iana Cossoy Paro
Classificação indicativa: Livre
** Inscrição prévia

CINEMAISON RIO

13h30m – 14h30m
Cinemaison Rio

Palestra Dona de Si com Suzi Pires
Classificação indicativa: Livre
* Retiradas de senhas uma hora antes

14h45m – 16h45m
Cinemaison Rio

Tarde para morrer jovem (Chile, 2018, 110', Drama) de Dominga Sotomayor Castillo
Classificação indicativa: 14 anos
* Retiradas de senhas uma hora antes

17h – 19h15m
Vó a senhora é lésbica? (RJ, 17', Ficção) de Larissa Lima e Bruna Fonseca
Quebramar (SP, 27, Doc) de Cris Lyra
A Felicidade Delas (SP, 14', Ficção) de Carol Rodrigues
Preciso dizer que te amo (SP, 17’, Doc) de Ariel Nobre
Sessão seguida de debate com mediação de Márcia Zanelatto
Classificação indicativa: 14 anos
* Retiradas de senhas uma hora antes.

19h30m – 22h
Fabiana (Brasil, 85', Doc),de Brunna Laboissière
Sessão seguida de debate com mediação de Eleonora Loner
Classificação indicativa: 12 anos
* Retiradas de senhas uma hora antes

ENDEREÇOS

Fundação Casa de Rui Barbosa - R. São Clemente, 134
Cinemaison Rio - Av. Pres. Antônio Carlos, 58 - 4° andar - Centro

** Inscrições prévias no site www.cabiria.com.br a partir do dia 8
Instagram: @cabiria_festival


Nenhum comentário