[News] Biblioteca Monteiro Lobato terá festival de férias gratuito

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato recebe nas próximas duas semanas um Festival de Férias voltado para a criançada. A programação gratuita apresenta contação de histórias e teatro, as atividades serão recheadas de brincadeiras para os pequenos se divertirem. Ao todo, serão 12 grupos que se apresentarão de 02 a 13 de dezembro, sempre de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h.

Participam do festival o Coletivo Rodas de Leitura, Núcleo Educatho com os Trovadores Literários, O Feitiço, Lune Cia. De Teatro, Dinah Feldman, Cia. Chaveiroeiro, Matita Perê e o músico Marcus Alcantarilla que convida outros artistas para cantar e narrar as histórias da garotinha Dorothy e outros personagens do Mágico de Oz.

As oficinas são gratuitas e a inscrição é por ordem de chegada.

SERVIÇO 
FESTIVAL DE FÉRIAS MONTEIRO LOBATO
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato: Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque – São Paulo SP
Quando: de 02 a 06 de dezembro, das 13h às 17h (Apenas de segunda-feira à sexta-feira)
Quanto: Gratuito

Sobre as Apresentações:

Rodas de Leitura

Desde seu surgimento em 2013, o Rodas de Leitura já realizou inúmeras atividades de mediação de leitura em toda cidade de São Paulo e fora dela. Favoreceu mais de 20.000 mil pessoas, oferecendo uma ação cultural ocupando de forma criativa diversos espaços. Em algumas oportunidades, utiliza a bicicleta como meio de transporte e busca difundir e fomentar a discussão e reflexão sobre a mobilidade urbana e a melhor utilização de espaços públicos. O coletivo tem como proposta ampliar os espaços para a leitura literária, despertando o prazer pelo ato de ler em ambientes não convencionais e para todas as idades.

Trovadores Literários

Núcleo Educatho traz para o público a intervenção Trovadores Literários: Que Personagem Sou Eu? em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial. Com atores e músicos a ideia é trazer todo o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. A proposta do Núcleo é entrecruzar este universo com as obras mundialmente conhecidas do grande público e estimular a leitura dos mesmos. Serão desenvolvidas músicas e “histórias cantadas” que falam dos principais personagens dessas obras e da sua importância para as mesmas. Entre uma música e outra os atores também encenarão trechos de livros e reproduzirão diálogos famosos.

Histórias Recheadas de Brincadeiras: o Feitiço

Baseada em uma lenda brasileira, uma onça coloca um feitiço em uma árvore para impedir que os outros animais comam desse fruto. E a trama da história é descobrir o nome da fruta. As crianças participam o tempo todo da história, aprendem o nome da fruta que é um trava língua e o final da história cada um cria o seu.

Contos das Águas

Lune Cia. de Teatro apresenta "Contos das Águas", projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. A contação de histórias é uma atividade  muito importante  para a formação  de qualquer criança, pois estimula tanto a imaginação quanto o intelecto, além de possibilitar  que elas  experimentem diversas emoções, desenvolvendo o hábito e o prazer pela leitura e o gosto pelos livros.

Contarolando Shakespeare: O Mercador de Veneza

Bassânio, um pobre veneziano, pede a seu amigo Antônio, um rico mercador, que lhe empreste 3 mil ducados, para que possa cortejar a rica herdeira Pórcia. Antônio tem todo seu dinheiro aplicado em navios que estão no exterior, por isso pede um empréstimo a Shylock, o agiota mais ranzinza e vingativo de Veneza. No entanto, Shylock aceita sob uma condição: caso não receba o valor de volta no dia combinado, Antônio terá de pagar com uma libra da sua própria carne. Só assim seu grande amigo Bassânio poderá chegar a Belmonte e cortejar Pórcia, a linda dama por quem está completamente apaixonado...mas terá que desvendar um grande enigma antes de se casar com ela. Está armada a confusão nesta que é uma das peças mais famosas do escritor.

Dinah Feldman: Contos do Cangaço

Histórias das cangaceiras do bando de Lampião, que contam como esse grupo enfrentou a injustiça no sertão nordestino.

Cia. Chaveiroeiro: Da Boca Pro Papel

A Cia Chaveiroeiro cultiva o “Folclore nosso de cada dia!”, com apresentações de narrações de histórias para o público adulto e infantil. A contadora de histórias Mafuane Oliveira em parceria com músicos convidados, brinca com as palavras apresentando desafios de cordel, contos brasileiros e cantigas, resgatando o tesouro da tradição da cultura popular. Além da divulgação da cultura popular, a Cia incentiva a leitura com repertório diversificado, apresentações baseadas em livros de autores consagrados, clássicos e textos de própria autoria.

Conforto & Cia: Ricardo III

Quatro palhaços ousam contar à sua própria maneira o drama histórico “Ricardo III”, de William Shakespeare. Conforto, Phedora, Fritz e Rubi dão vida à luta pelo poder - que ocorre em meio a traições, conspirações e assassinatos. A peça transporta o público à Guerra das Rosas de uma forma leve e irreverente, retratando integralmente a história contada pelo bardo inglês.

Irmão Grimm apresenta: A Princesa e o Sapo

Um grande clássico da literatura infantil imortalizando pelo irmãos Grimm. Com bonecos de variadas técnicas de manipulação e confecção, contamos a historia da bela e mimada princesa que promete um beijo a um sapo muito diferente. O que acontece depois?

Núcleo Educatho apresenta: A Nova Roupa do Rei

Em um país distante um Rei só pensava em suas roupas, tratando-as como se fossem o único elemento importante do Reino. Após a chegada de dois estrangeiros, sua corte os confundem com alfaiates profissionais e os contratam para criar a mais bela nova roupa do Rei.

Músicas de Oz

Nesse projeto o músico Marcus Alcantarilla convida os artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais, bonecos e adereços fantásticos fazem parte desse espetáculo... O publico é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.

Matita Perê: O Sací

A historia de Juca Juquinha, que vai resolver um grande mistério no Sítio do Picapau Amarelo, onde acabará por conhecer personagens lendários de folclore brasileiro como o Boitatá, a Capoeira, e o Sací Pererê. Uma aventura engraçada que diverte e educa.

AGENDA – 02 a 06 de dezembro

HORÁRIOS - OFICINAS E RECREAÇÃO

02 DE DEZEMBRO
13h às 17h - Recreações Madri
13h às 17h - Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h - Oficina Contando e Cortando: Leituras de Lendas Brasileiras e Confecção de Máscaras dos Personagens
15h às 16h - Muccioloco Circus
16h às 17h - Histórias Recheadas de Brincadeiras: o Feitiço
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 - Itinerantes: Trovadores Literários

03 DE DEZEMBRO
13h às 17h - Recreações Madri
13h às 17h - Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h - Oficina Chuva de Livro
16h às 17h - Contos das Águas
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 - Itinerantes: Trovadores Literários

04 DE DEZEMBRO
13h às 17h - Recreações Madri
13h às 17h - Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h - Oficina Era uma vez... Histórias e Fantasias
16h às 17h - Contarolando Shakespeare: O Mercador de Veneza
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 - Itinerantes: Trovadores Literários

05 DE DEZEMBRO
13h às 17h - Recreações Madri
13h às 17h - Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h - Oficina Caça ao Tesouro
16h às 17h - Dinah Feldman: Contos do Cangaço
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 - Itinerantes: Trovadores Literários

06 DE DEZEMBRO
13h às 17h - Recreações Madri
13h às 17h - Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h - Oficina de Leitura de Monteiro Lobato e Toy Arte dos Personagens
15h às 16h - Muccioloco Circus
16h às 17h - Cia. Chaveiroeiro: Da Boca Pro Papel
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 - Itinerantes: Trovadores Literários


Nenhum comentário