[News] “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” conquistou a menção especial do júri no IDFA

O documentário “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” conquistou a menção especial do júri no 32ª edição do IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o maior festival do mundo dedicado ao gênero. A diretora foi acompanha da atriz e também produtora do longa Leandra Leal e de sua sócia Rita Toledo. O filme é produzido pela Daza Filmes, com coprodução Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes .
Em sua primeira direção de longas-metragens, a cineasta Carol Benjamin revela a história das três gerações de sua família, atravessada pela Ditadura Militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu como preso político por cinco anos, ficando três anos e meio desse período em uma cela solitária. A prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia. A luta e a dor de ambos sempre foram, no entanto, pouco ou nada faladas em família. Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país – entre passado e presente – o filme investiga a persistência desse silêncio como ferramenta de apagamento da memória.

Para resgatar a história do pai, Carol inicia o filme em Estocolmo (Suécia), onde Benjamin ficou exiliado por dois anos após sair da prisão. É lá também que a diretora reencontra Marianne Eyre, membro da Anistia Internacional desde 1966, com quem Iramaya trocava cartas regularmente e de quem se tornou amiga e confidente. O filme, narrado pela diretora, é entremeado, sobretudo, pelas leituras dessas cartas, depoimentos de Iramaya captados em diferentes momentos, fotografias, e imagens raras de arquivo (incluindo a emocionante chegada de César à Suécia e de seu encontro com o irmão Cid, também um exilado político).

"Este é um reconhecimento muito relevante para a carreira do filme, pois o IDFA é o maior e mais importante festival de documentários do mundo. Mas, mais importante do que o reconhecimento de um júri internacional, é conseguir fazer o filme de fato chegar até o público e abrir debates profícuos no Brasil. Esse é nosso próximo desafio. Estamos excitados para exibir e discutir o filme, sua temática e relevância nos dias atuais. Quero dialogar com quem pensa diferente de mim, contar tudo o que vim descobrindo ao longo desses anos de estudo e pesquisa. A gente passa, os filmes ficam. Eu faço cinema porque acredito sinceramente que é uma poderosa ferramenta para intervir na realidade do nosso país, construindo novas memórias e despertando novos sentimentos nas pessoas", afirma a diretora.

Sinopse:
FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL revela três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país – entre passado e presente – o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória.

Ficha Técnica:

Direção: Carol Benjamin

Produção: Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo

Coprodução: João Moreira Salles, Eliane Ferreira, Maria Carlota Bruno e Pablo Iraola

Produção Associada: Fernando Fraiha e Maria Barreto

Produção Executiva: Danielle Villanova, Eliane Ferreira e Maria Flor Brazil

Montagem: Marília Moraes, edt e Isabel Castro, edt

Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC

Som: Edson Secco

Roteiro: Carol Benjamin e Rita Toledo

Id. Visual: Tatiana C. Bond

Pesquisa: Patricia Machado

Produção: Daza Filmes

Coprodução: Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes

Apoio: Sonideria, Psycho n’ Look e Histórias que Ficam

Distribuição: Bretz Filmes

Duração: 88’

Idioma: Português e Inglês

Sobre a diretora:
Sócia-fundadora da Daza Filmes, Carol Benjamin é documentarista, roteirista e produtora. Com seus projetos, já circulou os principais laboratórios e mercados de cinema do mundo. Como produtora e roteirista, lançou três documentários de longa-metragem: DIVINAS DIVAS, de Leandra Leal, CAPOEIRA: UM PASSO A DOIS, de Jorge Itapuã, e AS MIL MULHERES, de Rita Toledo. FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL marca sua estreia na direção. Atualmente, Carol escreve a série de ficção “A vida pela frente”, de sua autoria, em produção pela Daza Filmes para a Globoplay/GNT.

Sobre a produtora:
Fundada em 2010 por Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo, a Daza Filmes conta hoje com sete longas e dois curtas em seu catálogo. Todos os nossos filmes tiveram boas carreiras em festivais de cinema – DIVINAS DIVAS, nosso último lançamento comercial, foi o documentário de maior bilheteria no Brasil em 2017 e ganhou diversos prêmios de crítica, público e indústria. Atualmente, a Daza Filmes produz sua primeira série de ficção para a Globoplay, maior plataforma VOD do Brasil.

Sobre a distribuidora:
A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como distribuidora e representante das principais empresas. Em 2011, a Bretz Filmes iniciou sua atuação nacional e internacional, passando a adquirir filmes nacionais e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se na distribuição de documentários e filmes de autor. A partir de 2015, a Bretz Filmes se voltou para o mercado de cinema nacional e independente, lançando títulos como: Woody Allen, O Cavalo de Turim, Nostalgia da Luz e Another Year. Mais recentemente, foram lançados os filmes brasileiros
e independentes Gabriel e a Montanha, On Yoga, Cézanne e eu, dentre outros.


Nenhum comentário