[News] Mostra de Cinema ChinaBrasil termina, no Rio, premiando nomes do audiovisual dos dois países

Com a entrega de troféus aos trabalhadores da indústria audiovisual dos dois países, encerrou ontem, 26, a Mostra de Cinema ChinaBrasil. Na cerimônia estiveram presentes, entre outros, a jornalista e diretora Sonia Bridi; o ator Carlos Vereza e os cineastas Alberto Graça e Vinícius Coimbra que receberam seus prêmios das mãos de Arthur Chen, idealizador do evento; de Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro; de Ruan Lira, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e de Helio Pitanga e Antonio Leal, curadores da mostra. 

Idealizador do evento, o empresário Arthur Chen abriu a noite agradecendo a presença de todos e reafirmando seu desejo em promover o intercâmbio cultural entre os dois países. Em sua fala, Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro, parabenizou Chen pela iniciativa, frisou que a parceria entre os dois países é antiga e que nesse ano comemoram-se 45 anos de relações diplomáticas de China e Brasil.

Agraciada com o prêmio de Cooperação Audiovisual pelo longa “A Jornada da Vida - Rio Yangtsé”, Sonia Bridi comentou sobre sua relação com a China onde morou durante dois anos, lembrou que a obra foi pensada inicialmente para a TV e foi  exibida como série no “Fantástico”. Sonia agradeceu a Chen o convite para participar da Mostra, o que a desafiou a fazer nova edição de “A Jornada” para exibir em tela grande: “o filme ganhou outra dimensão na sala escura”, comentou. 

O diretor Vinícius Coimbra subiu ao palco duas vezes. Recebeu seu troféu pela direção de “A Hora e a vez de Augusto Matraga” e representou Manuela Dias, homenageada pelo roteiro de “Love Film Festival”. Coimbra comemorou o reconhecimento pelo longa, baseado na obra de Guimarães Rosa, e relembrou seu sucesso na época do lançamento. Sobre “Love Film Festival” contou que produziu e dirigiu o filme com Manuela quando eram casados. E que além dela escrever o roteiro sem ter um final fechado, iniciaram as filmagens sem dispor de todos os recursos: “É curioso esse filme ganhar homenagem como melhor roteiro, porque ele quebrou a primeira premissa de quem escreve um roteiro: que é saber aonde se quer chegar. Ele foi feito ao longo de seis anos e quando começamos não tínhamos dinheiro. Isso mostra que é possível quebrar regras”, ressaltou. 

Com entrada franca, a Mostra de Cinema ChinaBrasil exibiu, entre os dias 23 e 25 de setembro, 12 longas-metragens - sete nacionais e cinco chineses - mostrando a diversidade da cinematografia de ambos os países, e ainda promoveu uma oficina de roteiro com Regiana Antonini (“Doidas e Santas” e “Uma Pitada de Sorte”) e Homero Mendes (“Treme-Treme”, “Baby e Rose”, “Clodovil”); um talk show com o também roteirista Marcelo Saback e Regiana Antonini e um debate sobre “Direito Autoral dos Criadores do Audiovisual” com os cineastas Sylvio Back, Antonio Fontoura e Ricardo Pinto, a roteirista Sylvia Palma e o advogado Daniel Pitanga.  A curadoria da Mostra foi feita por Antonio Leal (diretor e idealizador do CINEfoot) e pelo documentarista Hélio Pitanga (“Arpoador”/2016 e “Som, Sol e Surf”/18).

HOMENAGEADOS 

FILMES NACIONAIS
Prêmio homenagem de cooperação audiovisual: Sonia Bridi por “A Jornada da Vida - Rio Yangtsé”
Prêmio homenagem ator: Carlos Vereza e Reynaldo Gianecchini por “Diminuta”
Prêmio homenagem atriz: Marjorie Estiano por “Beatriz”
Prêmio homenagem diretor: Vinicius Coimbra por “A hora e a Vez de Augusto Matraga”
Prêmio homenagem roteiro: Manuela Dias por “Love Film Festival” 
Prêmio homenagem diretor de arte: Kennedy Mariano por “Por Trás do Céu”
Prêmio homenagem montagem: Quito Ribeiro por “Antes que Eu Me Esqueça” 

FILMES CHINESES
Prêmio homenagem ator: Yáng Tàiyì –por “Atravessando a fronteira-Zhaoguan”  
Prêmio homenagem diretor: Wang Wei por “Dragão de Aço”
Prêmio homenagem roteiro: Ráo kūnhuá por “MUQILING Ⅱ”
Prêmio homenagem diretor de fotografia: Du Jie por “Detetive Chinatown”
Prêmio homenagem montagem: Marco Mak por “Aliança Kung Fu”


Nenhum comentário