[News] Festival Ópera na Tela traz Raphaël Sikorski para masterclass de canto lírico e as inscrições já estão abertas


Além da exibição de obras líricas inéditas no Brasil, o festival Ópera na Tela - que ocorre em São Paulo entre os dias 18 e 27 de outubro e no Rio de Janeiro entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro - promove, pelo quinto ano consecutivo, uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado preparador vocal francês, responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera da atualidade, como Natalie Dessay e Rolando Villazon. Ao seu lado estará a pianista  Nino Pavlenichvili, que já participou do evento no ano passado.

A atividade é gratuita e especialmente desenvolvida para profissionais e amadores em nível avançado (cantores líricos e músicos), que estejam interessados em aprimorar sua técnica vocal, escolha de repertório e interpretação. Candidatos devem fazer a inscrição via formulário no site do festival http://operanatela.com e anexar arquivo de vídeo ou áudio com a sua audição – links de apresentações também podem ser enviados. As inscrições dos candidatos de São Paulo deverão ser feitas até 30 de setembro. Já os para as aulas no Rio  vão até 7 de outubro.

Serão selecionados dez participantes em cada cidade e os interessados devem ter compreensão de inglês e/ou francês, uma vez que as aulas serão ministradas em uma das duas línguas. O resultado da masterclass de São Paulo poderá ser conhecido no site do festival em 7 de outubro e as aulas serão ministradas no Teatro da Aliança Francesa, no centro da cidade, entre os dias 14 e 22 de outubro. Os cariocas conhecerão os selecionados em 14 de outubro, com aulas realizadas entre 24 de outubro e 1 de novembro no Theatro Municipal, no Centro.

O festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm – responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e conta com patrocínio Master do Sofitel Hotels & Resorts, Leroy Merlin, Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura  - Lei do ISS. A programação completa do festival pode ser conferida no site: www.operanatela.com

Sobre Raphael Sikorski
Formado em ator e cantor lírico pela Escola Nacional Superior de Arte e Técnicas do Teatro do Conservatório Nacional de Artes Dramáticas de Paris e em canto pelo Colégio Royal de Música de Londres, Raphael Sikorski se encantou pelo ensino da técnica vocal após uma turnê pela Grã-Bretanha. A partir dai criou o “Cursos Raphaël Sikorski” destinado a treinar cantores de ópera. Ele estudou com nomes como Madeleine Marion, Catherine Hiégel, Edward Brooks e  Roger Vignole. Em 2011 montou o festival “Les Nuits Chéronne em Perche Sarthe” na França.  A partir de 2013 passou a integrar a equipe da “l’Académie de jeunes chanteurs de l’Opéra Comique” como treinador vocal. É um dos grandes tutores de novos cantores líricos do mundo.

Sobre Nino Pavlenichvili
Nascida em Tbilisi, na Geórgia, em uma família de musicistas, Nino Pavlenichvili se estabeleceu na França, onde obteve um certificado de qualificação em acompanhamento, passando a se dedicar à preparação de jovens cantores no Conservatório Nacional da Região de Toulouse e depois no Centro de Formação de Artistas Líricos de Marselha (CNIPAL). Pavlenichvili colabora regularmente com o festival de Aix-en-Provence na condição de chef de chant. Especializada no repertório russo, ela encarregou-se da preparação de óperas de Mussorgski, Prokofiev e Tchaikovski. Nino Pavlenichvili também se apresenta com grande regularidade em recitais com cantores renomados, assim como em masterclasses.

Serviço
MASTERCLASS São Paulo/ Festival ÓPERA NA TELA
Inscrições: até 30 de setembro de 2019
Resultado com os 10 selecionados: a partir de 07/10, no site: http://operanatela.com/2019/ 
Data das aulas: entre os dias 14 e 22 de outubro
Horário: entre 9h30 e 16h30
Local: Teatro Alliança Francesa
Outras informações: (21) 2557-6717

MASTERCLASS Rio de Janeiro / Festival ÓPERA NA TELA
Inscrições: até 07 de outubro
Resultado com os 10 selecionados: a partir de 14/10, no site: http://operanatela.com/2019/ 
Data das aulas: entre 24 de outubro e 01 de novembro
Horário: entre 10 e 17h
Local: Teatro Municipal
Outras informações: (21) 2557-6717

Sobre o Festival Ópera na Tela
Em sua quinta edição, o Festival Ópera na Tela exibe doze óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre no Parque Lage especialmente para o evento. Em São Paulo, a tela gigante será montada no Museu da Casa Brasileira. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em diversas cidades brasileiras. A programação completa está no site www.operanatela.com.br


Nenhum comentário