[News] Canal Brasil homenageia os 90 anos de Nelson Pereira dos Santos


Mostra “Nelson 90 Graus” traz o inédito Rio, 40 Graus remasterizado em alta definição
Extensamente reconhecido no Brasil e no exterior, Nelson Pereira dos Santos morreu em abril deste ano, pouco antes de completar 90 anos. A partir de 22 de outubro, dia de seu aniversário, o Canal Brasil celebra a cinematografia desse fundamental realizador do cinema brasileiro e traz 14 de suas principais obras nas madrugadas de segunda para terça, à meia-noite e quinze. Até janeiro, o espectador confere os seguintes títulos: Rio, Zona Norte (1957); Memórias do Cárcere (1984); Mandacaru Vermelho (1961); Tenda dos Milagres (1977); Vidas Secas (1963); O Amuleto de Ogum (1974); Azyllo Muito Louco (1970); Como Era Gostoso o Meu Francês (1971); A Música Segundo Tom Jobim (2012); Brasília 18% (2006); Jubiabá (1986); Fome de Amor (1968); e A Terceira Margem do Rio (1994). O inédito Rio, 40 Graus (1956), em uma cópia rara, recuperada depois de ter sido considerada perdida e remasterizada em alta definição, que será exibido na noite de abertura da mostra.
MOSTRA NELSON 90 ANOS
Início: Segunda, dia 22/10, à 0h15
Horário: Segundas, à 0h15
Filmes de outubro:

Rio, 40 Graus (1956) (97’)
Horário: Segunda, dia 22, à 0h15
Classificação: 12 anos
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: Nelson Pereira dos Santos idealizou uma sequência de longas-metragens cuja grande estrela era a cidade do Rio de Janeiro. A série de filmes começaria com Rio, 40 Graus (1956), seguida por Rio, Zona Norte (1957) e Rio, Zona Sul, nunca rodado pelo cineasta. Estrelado por Roberto Batalin, Glauce Rocha e Jece Valadão, o primeiro capítulo dessa trilogia é tido como um momento revolucionário do cinema brasileiro por introduzir o realismo crítico e o viés politizado nas favelas cariocas e foi escolhido como um dos 100 filmes mais importantes da nossa história pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Cinco pequenos vendedores de amendoim são os narradores dessa história ambientada em um domingo carioca. Eles passeiam por pontos turísticos da cidade, como Pão de Açúcar, Corcovado, Quinta da Boa Vista, Estádio do Maracanã e orla de Copacabana em busca de clientes para seus produtos. A escaldante temperatura de 40 graus típica dos verões cariocas une o cotidiano da população mais humildade da cidade, sempre em busca de um futuro melhor. Mesmo com todas as crises, os personagens encontram afago nessa dura rotina ao participar do ensaio geral das escolas de samba do carnaval carioca. Sem maquiagem, Nelson Pereira disserta sobre a rotina nas favelas cariocas e a marginalização de quem encontrou sua casa no morro, em um contexto de violência e desigualdade social raro na produção nacional até o momento.
Rio, Zona Norte (1957) (84’)
Horário: Segunda, dia 29, à 0h15
Classificação: 12 anos
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: O segundo longa-metragem dirigido por Nelson Pereira dos Santos faz parte de uma trilogia que tem a cidade do Rio de Janeiro como pano de fundo – formada, ainda, por Rio 40 Graus (1955) e Rio Zona Sul, que acabou nunca sendo realizado. Parcialmente inspirado na vida de Zé Keti, o filme é um importante documento sobre a música popular brasileira. No elenco, estão nomes como Grande Otelo, Malu Maia, Jece Valadão, além da participação especial da cantora Ângela Maria e do próprio Zé Keti. Com o intuito de obter a inspiração que julgava necessária para a concepção do roteiro, o cineasta morou seis meses em Bento Ribeiro. Em 1958, a produção recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Montevidéu. O sambista Espírito da Luz (Grande Otelo) é um homem desiludido com a vida. Ao fazer uma viagem de trem pelo subúrbio, acaba caindo nos trilhos. Enquanto agoniza a espera de socorro, relembra o tempo em que cantava em grandes festas, assim como tragédias pessoais.



Nenhum comentário