Books Brasil Books

Novidades

[News] Teatro Alfa apresenta Dom Quixote, balé de repertório encenado pela Cia Paulista de Dança Adriana Assaf. Única apresentação dia 27 de janeiro, quinta-feira

 

Balé clássico em três atos, baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes, Dom Quixote faz apresentação única dia 27 de janeiro no Teatro Alfa, com a Cia Paulista de Dança Adriana Assaf. “Neste espetáculo, a alegria espanhola ocupa o lugar da classe e seriedade do balé  clássico. Historicamente, esta obra é tão importante quanto o livro, pois quebrou os padrões da técnica de sua época e possibilitou que os bailarinos pudessem mostrar sua capacidade de interpretação e usar sua sensualidade”, comenta Adriana Assaf, diretora artística. O balé Dom Quixote, coreografado por Marius Petipa e Alexander Gorsky com música de Ludwig Minkus estreou em 1869 no Teatro Bolshoi do Ballet Imperial. A dança traz consigo não só o peso artístico do ballet de repertório que relembra as cortes francesas, como também uma adaptação singela da história do nosso herói nos palcos.


 


Atualmente falar de sonho, ou pensar em sonhar, tornou-se um ato heroico. Na Idade Média, ato heroico era salvar moças indefesas juntamente com seu cavalo e um fiel escudeiro. Nas cavalarias e Grandes Cruzadas, era heroico salvar o outro sem ganhar nada em troca, apenas uma cama e um prato de comida em alguma estalagem. Disso trata o livro de Miguel de Cervantes “Dom Quixote de La Mancha, O Cavaleiro da Triste Figura”, um romance dividido em duas partes, escrito em 1605. No livro, o autor parodia os romances de cavalaria – muito populares nos anos anteriores, e já em declínio em sua época – através da figura de Dom Quixote, um fidalgo idoso que enlouquece depois de tanto ler livros de cavalaria e começa a acreditar ser um grande e poderoso Cavaleiro Andante. Quixote, como todo cavaleiro, sai em busca de aventuras com seu cavalo Rocinante e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ambos, aos olhos lúcidos, incapazes de lutar.


 


História


 


Dom Quixote está em busca de sua Dulcinea, a mulher que viu em sonhos, acompanhado de seu fiel escudeiro Sancho Panza. Ao chegar a Servilha, conhece Kitri, uma moça prometida em casamento ao nobre Gamache, que está apaixonada por Basílio. Kitri e Basílio, aconselhados por Mercedes e espada, seguem  Dom Quixote e Sancho Panza até um acampamento cigano, onde se estabelecem. Cria-se um clima de romance, até que Dom  Quixote percebe que Kitri não é Dulcinea, e que ela pertence a Basílio. Ele luta contra moinhos de vento, pensando serem gigantes que ameaçam a segurança de Dulcinea. Depois, sente-se miserável e cai em um sono profundo, quando tem um sonho com belas moças, no qual Kitri simboliza Dulcinea. Lorenzo – o pai de Kitri – e Gamache encontram Dom Quixote, que lhes indica  o caminho errado, para proteger os amantes. Mesmo assim, Kitri é encontrada e forçada a se casar com Gamache. Brasílio finge cometer suicídio e Kitri pede que Dom Quixote convença seu pai a deixá-la se casar com o cadáver. Basílio ‘ressuscita’ e agradece, ao lado de Dom Quixote, por Lorenzo e Gamache terem aceitado o amor dele por Kitri. O casamento acontece e Dom Quixote se despede, para continuar sua aventura em busca da mulher amada.


 


Dom Quixote – balé clássico em três atos, baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes. Com Cia Paulista de Dança Adriana Assaf. Dia 27 de janeiro - quinta-feira, 20h30. Ingressos - Plateia - Setor 1R$ 100,00. Plateia - Setor 2R$ 80,00. BalcãoR$ 60,00. Compre pelo telefone: 11 5693 4000. Estacionamento - com Manobrista a R$ 45,00 ou auto estacionamento (em frente ao teatro)R$ 31,00.


 


Elenco - BASÍLIO - Marcos Silva. KITRI - Larissa Luna. ESPADA - Paulo Vitor Rodrigues. MERCEDES - Paloma Ramires. DOM QUIXOTE - Bruno Cayses. GAMACHE - Leandro Affonso. LORENZO (Pai) - Fausto Ribeiro. Corpo de Baile - Cia Paulista de Dança. Convidados - Alunos do Summer Class 2022.


 


Ficha Técnica

 

Direção Artística Adriana Assaf. Direção Executiva e Produção Robson Luna. Remontagem Adriana Assaf, Jhonny Almeida, Hebert CaetanoSahyli Presmanes. Preparação Fisica Tonny Oliver. Contemporâneo Henrique Talmah. Figurinos M. Masson. Cenografia Adilson Vieira, Carlos Berlamino. Realização APDAA - Associação Paulista de Dança.

 


Sobre Adriana Assaf


 


Formada pela Royal Academy de Londres e Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Especializada nos Método Royal, Russo e Cubano. Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade, aos 15 anos começou a lecionar e aos 18 anos sua carreira como coreógrafa onde aos 19 anos já conquistou o primeiro lugar no maior festival de dança do mundo, “Joinville”, segundo o “Guinnes Book”. Aos 20 anos iniciou seu trabalho como remontadora e historiadora da dança, sendo hoje um das maiores remontadoras de repertório de nosso país, com mais de 200 premiações em bales de repertório. Escola: Fundou sua escola em 2004, com objetivo de criar uma das maiores e melhores escolas de ballet de nosso país, com um curso completo, organizado, com metodologias de ensino internacionais, ajudando no desenvolvimento e educação da crianças através da dança, formando excelentes profissionais. A Escola é filiada a ROYAL ACADEMY DE LONDRES, dando formação internacional. Em 2005 sua escola foi oficializada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Curso Técnico de Dança, garantindo ainda mais sua qualidade de ensino. Com Curso Técnico de Dança reconhecido pelo MEC e com parecer Técnico do Senai/Sesi, tendo validade nacional.


 


ORIENTAÇÕES GERAIS AO PÚBLICO


Estamos respeitando todas as normas e protocolos de higiene, saúde e distanciamento propostos pela Prefeitura de São Paulo.


– É obrigatório apresentar o Passaporte da Vacina para acessar o teatro;


– Reabriremos com 70% da capacidade e seguiremos todas os protocolos de segurança e higienização;


– Chegue com antecedência a fim de evitar aglomerações na entrada;


– Respeite a sinalização;


– O uso de máscara será obrigatório nas dependências do teatro;


– Todos terão sua temperatura aferida na entrada do teatro. Não será permitida a entrada caso a temperatura esteja superior a 37,5°C;


– Mantenha o distanciamento de 1,5m sempre que possível e evite aglomerações;


– Higieniza constantemente suas mãos. Dispensers de álcool gel 70% estarão disponíveis em todo teatro;


– Respeite a numeração dos assentos e o distanciamento seguro entre o público;


– Ao término do espetáculo, a locução irá informar a ordem de saída do público, que deverá iniciar pelas fileiras mais próximas as portas de saída, terminando nas mais distantes, evitando assim o cruzamento entre pessoas;


– Sugerimos a compra dos ingressos pela internet pelo site sympla.com.br





Nenhum comentário