[News] Exposição "Amazônia" de Cristina Jobim traz a arte e a preservação da Floresta e dos Corais da Amazônia em viagem sensorial

 Exposição "Amazônia" de Cristina Jobim traz a arte e a preservação da Floresta e dos Corais da Amazônia em viagem sensorial

Divulgação

Mostra que contribui com a conscientização de preservação atrai a visita de ambientalistas, urbanistas e profissionais da arte e da educação

Cristina Jobim - foto Marcelo Wance


A artista plástica Cristina Jobim encontrou, em sua arte, uma forma de chamar a atenção para a conscientização e a importância da preservação da Floresta Amazônica, que tem 60% de sua extensão no Brasil, e em especial dos Corais da Amazônia, bioma único no mundo. Além dos benefícios da Floresta, a descoberta dos Corais em 2018, trouxe a realidade de uma biodiversidade muito rica e ainda desconhecida, mas que, no futuro, pode significar grandes avanços na medicina e na qualidade de vida das pessoas.

A Floresta e os Corais da Amazônia dão o tom da nova exposição de Cristina Jobim, "Amazônia", dividida em salas compostas por obras de diversos tamanhos, em acrílico sobre tela, proporcionando aos visitantes uma  viagem sensorial, com sons, cheiros e uma explosão de cores e luzes, que saem das telas e ganham vida, encantando visualmente, provocando emoções diversas e a certeza de que proteger esse bioma é fundamental para o futuro.

Com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte, "Amazônia" tem atraído a visita de ambientalistas, urbanistas e historiadores, e até das amigas Tayna Bertoldo da Silva, Quezia Cordeiro e Isabele Machado que se expressaram através de movimentos da biodança para 'conversar' com a natureza. Arte e natureza caminham juntas porque são encantadas e, em 'Amazônia', transportam o observador para dentro da floresta.

"Eu não conhecia as bailarinas porém adorei o que meu trabalho despertou nelas. A manifestação delas foi algo muito bonito", explica Cristina Jobim.

O espaço expositivo  'Floresta Amazônica'  traz  telas de grandes e médios tamanhos e, no espaço expositivo 'Corais da Amazônia',  destaca-se um painel com 36 obras de pequenas dimensões, que podem ser vistas como um todo ou de forma unitária. O objetivo é mostrar que os corais possuem sua contribuição individual, mas também são fruto do bioma amazônico.

A obra de Cristina Jobim não mostra a influência de outros artistas, porque sua arte e técnica são frutos de pesquisas e experimentações próprias, resultado de sua inquietude em relação às cores e comportamento das mesmas em superfícies e densidades diferentes.

Em "Amazônia", há uma forma de protesto, porque a Arte reflete a vida. "Penso que neste momento em que vivemos, todos temos que destacar a importância da Amazônia, trazendo sua riqueza para a luz, para a ótica crítica do espectador, resgatando o que a humanidade tem de mais precioso, que é a vida", afirma Jobim.

Serviço

Exposição: "AMAZÔNIA"
Artista: CRISTINA JOBIM
Instagram: @cristinajobim.art
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez - Tartaglia Arte
Instagram: @reginanobreztartaglia @tartagliaarte
Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, RJ)
Abertura: 16 de dezembro de 2021 às 17h
Visitação: 17 de dezembro de 2021 a 06 de fevereiro de 2022
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Censura Livre
Acesso Gratuito
Acessibilidade: Sim
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Representação comercial: Tartaglia Arte (21) 96588-2653
Concebido e organizado por Tartaglia Arte - www.tartagliaarte.org
Apoio: Centro Cultural Correios - RJ /  Ministério das Comunicações - Governo Federal

Uso de máscaras e comprovante de vacinação são obrigatórios

Nenhum comentário