[News] Instituto Trovadores Urbanos inicia três polos de musicalização para 240 alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo.

 

Itapevi – foto Agnaldo Papa

A partir de 14 de setembro, o Instituto Trovadores Urbanos dará início a três Escolas de Trovadores, projeto totalmente patrocinado através do PROMAC, lei de incentivo da Prefeitura de São Paulo. Esse trabalho contempla crianças do fundamental 1 e 2 com aulas de música e teatro com os Trovadores Urbanos, em escolas da periferia da cidade de São Paulo, contribuindo com a educação e formação de 240 alunos carentes.

As contempladas com esses polos de musicalização são a Escola Parque Jardim Helena, na zona leste, a Escola Padre Anchieta, no Brás, centro de São Paulo, e a Escola Joana Abrahão, em cidade Ademar. Essa última já recebe a Escola de Trovadores desde 2012 e os resultados são animadores, pois esse projeto traz benefícios a 80 alunos de cada escola e também aos professores.

A chegada dos Trovadores Urbanos nessas escolas causa uma verdadeira transformação na vida dos professores pois oferece a eles atividades muito especiais através das Oficinas Afetivas, que contribuem com a saúde emocional de cada um.  Dessas atividades, fazem parte oficina de roupas de bonecas, oficina de pipa, oficina de Dança Circular, oficinas de Meditação, enfim, atividades que transformam profundamente o dia a dia desses profissionais do ensino, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e de relacionamento entre alunos, professores e pais.

Além das aulas ministradas às crianças, o projeto prevê a ida delas a espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo, visitas ao Casarão dos Trovadores Urbanos, onde conhecerão a Sala Silvio Caldas, o Muro do Afeto e participarão da Seresta de Sexta. A programação para os alunos também conta com peças de teatro e shows online, tudo para contribuir e transformar a vida cultural desses alunos e professores.

Os patrocinadores do projeto Escola de Trovadores são a Falconi, Tecnoset e a Think Digital.

A experiência do grupo com a Escola de Trovadores começou em cidade Adhemar pela Lei do PROAC em 2012, portanto, já são 9 anos de muita experiência e de muita transformação nessas comunidades, através da Arte. Ao final do projeto, um show dos alunos com os Trovadores Urbanos mostrará todo o trabalho que foi realizado e sua importância nesse momento em que a Educação está em crise em função da pandemia. 

Serviço

Projeto Escolas de Trovadores

Instituto Trovadores Urbanos

PROMAC – Lei de Incentivo da Prefeitura de SP

https://institutotrovadoresurbanos.org.br/





Nenhum comentário