[Programação] Filmes em Destaque no Canal Brasil – 10 a 16 de agosto


LORNA WASHINGTON – SOBREVIVENDO A SUPOSTAS PERDAS (2016)
 

   
Horário: Segunda, dia 10, às 19h35

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção: Rian Córdova e Leonardo Menezes
Classificação: 14 anos

O filme acompanha a rotina de Lorna Washington, ícone do transformismo carioca, que brilhou nos palcos das boates dedicadas ao público LGBTQI+ nas décadas de 1980 e 1990, dentro e fora do palco. Com depoimentos de Rogéria, Isabelita dos Patins, Gilberto Scofield Jr, Luis Lobianco, Milton Cunha e Edy Star, entre outros, o longa traça o perfil dessa estrela cujas performances repletas de bom humor, improviso, cultura e atualidades eram ansiosamente esperadas e disputadas. Imagens de suas apresentações em clubes como Papagaio, Sótão, Le Boy e 1140 ajudam a contar esta história. O filme aborda ainda a militância de Lorna na luta contra o preconceito e na conscientização sobre o HIV, principalmente no início da epidemia, o que lhe renderam uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e em diversas Paradas do Orgulho LGBTQI+.

ABUTRES (CARANCHO) (2010) (107’) 
 

Horário: Terça, dia 11, às 22h

[Estrangeiro Film Festival]

Direção: Pablo Trapero
Classificação: 16 anos

Sosa (Ricardo Darín) paira como um urubu sobre as ruas de Buenos Aires (Argentina) à espera de um atropelamento para lucrar a partir do drama de acidentados. O advogado trabalha para uma firma corrupta especializada em aplicar golpes no governo a partir de brechas jurídicas exigindo pagamentos de multas para quem se envolveu em alguma colisão. À espreita de mais um caso, o homem conhece Lujan (Martina Gusman), uma médica que presta assistência às vítimas do trânsito. Após um distanciamento inicial, a paixão toma conta da relação, mas a vida no submundo da capital argentina cobra um preço alto e sem direito a indenizações. Logo ambos vão perceber que, como bons abutres, todos que voam sobre essas terras sentem de longe o cheiro de carne podre.

O QUE SERIA DESTE MUNDO SEM PAIXÃO (2020) (73’) 
 

Horário: Quarta, dia 12, às 23h45

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção: Luiz Carlos Lacerda
Classificação: 14 anos

Mais recente produção dirigida por Luiz Carlos Lacerda, “O Que Seria Deste Mundo sem Paixão?” – cujo título é uma frase do romance “Crônica da Casa Assassinada”, do escritor Lúcio Cardoso – mostra o encontro dos fantasmas do romancista Lúcio Cardoso (Armando Babaioff) e do poeta surrealista Murilo Mendes (Saulo Arcoverde), que são perseguidos por personagens de seus livros. Marcados por uma forte amizade, eles conversam sobre literatura como pretexto para ouvirem de seus personagens as contradições de seus pensamentos e de seus conceitos sobre a arte. O elenco conta com Paula Burlamaqui, Eriberto Leão, Tonico Pereira, Eron Cordeiro, Natália Lage e Carla Daniel. O drama é o quinto filme do diretor baseado na obra do escritor mineiro.

FIM DE FESTA (2020) (100’) 
 

Horário: Quinta, dia 13, às 20h35

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção:
Hilton Lacerda
Classificação: 16 anos

Vencedor do Redentor de melhor filme pelo júri oficial e roteiro no Festival do Rio, o longa-metragem de Hilton Lacerda, estrelado por Irandhir Santos, Ariclenes Barroso e Hermila Guedes, entre outros, mostra uma quarta-feira de cinzas na qual a alegria do carnaval se esvaiu rapidamente. Breno (Gustavo Patriota) e Penha (Amanda Beça) conhecem Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira) no carnaval – os últimos dois são baianos e viajaram ao norte para aproveitar a tradicional festança em Recife. A alegria dos cinco dias de comemoração, no entanto, traz uma má notícia justamente no fim; o pai de Breno (Irandhir Santos), de mesmo nome, é um policial civil responsável por apurar o brutal assassinato de uma turista francesa morta a pauladas nas ruas da capital pernambucana. Além de lidar com os amigos do filho na própria casa, o inspetor se depara com vestígios afetivos enquanto investiga o crime.
 
BACURAU NO MAPA (2020) (61’) 
 

Horário: Sexta, dia 14, às 19h
Direção: Kleber Mendonça Filho
Classificação: 14 anos

Os bastidores da gravação de “Bacurau” (2019), um dos filmes brasileiros mais aclamados e premiados nos últimos anos. A coprodução do Canal Brasil, dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, conquistou críticos e plateias mundo afora, com destaque para o grande prêmio do júri no Festival de Cannes. Em “Bacurau no Mapa”, o espectador é convidado a conhecer de perto dos bastidores dessa pérola da sétima arte nacional. Neste making of, o diretor apresenta os detalhes das gravações, o trabalho por trás das telas da equipe de cinegrafistas, maquiadores e figurinistas, entre outros, a sinergia entre os cineastas e os atores em cada cena e os pormenores que transformou o filme em uma obra-prima.

LOUCAS PRA CASAR (2015) (106’) 
 

Horário: Sábado, dia 15, às 22h10

ESTREIA

Direção: Roberto Santucci
Classificação: 14 anos

Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.


OS HOMENS SÃO DE MARTE… E É PRA LÁ QUE EU VOU (2013) (105’)

  
Horário: Domingo, dia 16, às 16h35
Direção: Marcus Baldini
Classificação: 14 anos

Fernanda (Mônica Martelli) trabalha organizando casamentos e realiza os desejos de dezenas de mulheres cujo maior sonho é uma cerimônia perfeita, mas enfrenta problemas para encontrar o homem ideal. Solteira aos 39 anos, ela tem pressa para achar um parceiro, mas todos os pretendentes recentes não colaboram muito nessa missão. Ao lado de seu melhor amigo, Anibal (Paulo Gustavo), ela lida com os jogos de sedução, as promessas descumpridas, os flertes ocasionais e as muitas decepções a cada tentativa frustrada com os mais variados tipos de homens. O filme retrata a busca da protagonista e os diversos percalços encontrados pelo caminho, com toda a comicidade de suas aventuras no mundo dos descasados.


Nenhum comentário