[Divulgação] Sona - Contos africanos desenhados na areia



Lusona é uma arte milenar africana de contar histórias a partir de desenhos complexos na areia. É um conhecimento ancestral transmitido aos mais jovens pelo povo Tchokwe, de Angola, que mantém viva esta habilidosa arte. Os Tchokwe (quioco, na forma aportuguesada) habitam predominantemente o nordeste de Angola e partes do noroeste da Zâmbia, além de áreas no sul da República do Congo.
 
Em Sona – Contos africanos desenhados na areia, o autor Rogério Andrade Barbosa, pesquisador de literatura africana, apresenta ao leitor essa arte de contar e ilustrar histórias na areia, passada de geração em geração. O livro, que tem formato vertical, apresenta alguns desses desenhos e a maneira como as crianças aprendem a utilizar a técnica e contar suas próprias experiências, unindo matemática à arte abstrata e, assim, honrando suas tradições e respeitando os mais velhos de sua comunidade, os mestres ancestrais akwa kuta sona.

Parece fácil, mas a técnica leva anos para ser aperfeiçoada e é largamente utilizada não só em ilustrações de histórias orais, mas também para o ensino de conceitos matemáticos como Análise Combinatória, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC). O artista começa alisando a areia e, com a ponta dos dedos, cria os pontos equidistantes, chamados de tobe, que serão as guias para as linhas que percorrerão a história e seus personagens. Depois, o narrador traça linhas – retas e curvas com inclinação de 45 graus – em volta dos pontos, sem tirar os dedos da areia, até finalizar o desenho.

A obra integra a coleção Cometa Literatura e já está disponível na loja online da Editora do Brasil.

Book trailer:

SONA – CONTOS AFRICANOS DESENHADOS NA AREIA –
Coleção Cometa Literatura
Autor: 
Rogério Andrade Barbosa
Ilustrações: Thais Linhares
Formato: 15 x 30 cm
Número de Páginas: 32
Preço sugerido: R$ 54,30

Sobre Rogério Andrade Barbosa
 
Escritor, palestrante, contador de histórias, professor de Literatura Africana (pós-graduação – UCM/RJ) e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de Literatura Afro-Brasileira e em programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas sobre a cultura africana. Tem mais de 30 anos de experiência como escritor, com mais de 100 livros publicados, alguns traduzidos para o inglês, espanhol, alemão, sueco e dinamarquês. Participou como autor, palestrante e contador de histórias em eventos literários e Feiras do Livro na Alemanha, Cuba, Itália, México, Peru, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Etiópia, República Dominicana e Portugal.
 
Entre os prêmios e distinções recebidos, destacam-se: Altamente Recomendável para Crianças e Jovens - FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). The White Ravens, Alemanha 1988 e 2001 (Selecionado para o acervo da Biblioteca Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Munique); Lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People, Suíça, 2002; Troféu Vasco Prado (Jornada Nacional de Literatura), Passo Fundo, 2003; Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil, Rio de Janeiro, 2005 e Prêmio Ori 2007 (Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro) – Homenagem aos que se destacam na valorização da matriz negra na formação cultural do Brasil.
 
Sobre Thais Linhares

 
Nasceu no Rio de Janeiro e atua na área editorial e de cinema de animação. Trabalha como repórter e cartunista no coletivo de comunicação da Revista Vírus, é vice-presidente da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores e Literatura Infantil e Juvenil e comunicadora e Diretora Adjunta Administrativa do DDH – Instituto de Defensores de Direitos Humanos. Tem diversos trabalhos publicados como ilustradora, escritora e quadrinista e conta com obras suas adotadas pelo PNBE – Programa Nacional Biblioteca na Escola e outros programas municipais e estaduais de adoção de livros para bibliotecas e escolas. Além da AEILIJ, também é associada à ABIPRO e ABCA.
 
Em 2008, trabalhou como cenógrafa na série animada “Juro que Vi” da Multirio – Prefeitura do Rio de Janeiro. Especializou-se em roteiro para animação e em 2009 ganhou edital da Secretaria Estadual de Cultura (RJ) para desenvolvimento de roteiro de longa em animação baseado em seu texto “O Monge e a Fada”. Escreveu roteiros para a série animada "Quarto do Jobi", da 2dLab.
 
Entre seus prêmios recentes, estão: The White Ravens (Catálogo da Biblioteca de Munique) e o Jabuti.
 

Sobre a Editora do Brasil
 
A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 
 
O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.


Nenhum comentário