[News] Casa Natura Musical lança conteúdo especial sobre Vogue e Cultura Ballroom no YouTube





Após abordar o queernejo, vertente do sertanejo protagonizada pela comunidade LGBTQIA+ na primeira parte da série Já Ouviu? – vídeos que têm como intuito investigar novos movimentos musicais emergentes no Brasil – a Casa Natura Musical lança no dia 10 de agosto, segunda-feira, em seu canal do Youtube, a segunda parte, que explora o universo do Vogue e da Cultura Ballroom no país. 
 
Dividido em duas partes, os vídeos Já Viu? Vogue e Cultura Ballroom trazem entrevistas com 14 membres da cultura ballroom de diferentes estados brasileiros e contam a história do movimento, como funcionam as balls, sua chegada no Brasil e os seus desdobramentos em nosso território. Os vídeos ainda discutem sobre a importância da ballroom para a comunidade LGBTQIA+ negra e periférica hoje, a sua atuação na conscientização de jovens LGBTQIA+ sobre AIDS/HIV, além de a popularização da cultura através de séries como Pose (Netflix) e Legendary (HBO).
 
O primeiro episódio da série foi lançado dia 24 de julho, mesmo dia em quem a Casa realizou uma edição online da Festa Amem, que funcionou como um baile voguing virtual. Um vídeo que reúne os melhores momentos da festa também está disponível no youtube. A série de vídeos é assinada por Beatriz Moura (cocriação, roteiro e entrevistas), Lucas Hirai (cocriação, montagem e finalização) e Oscar Nunes (animação) em uma realização da Casa Natura Musical.

Mais que festa ou dança, a cultura ballroom é um movimento político e artístico que nasceu nos anos 1960 no Harlem, na periferia de Nova York. A comunidade LGBTQIA+ negra e latina que vivia nessa região começou a se reunir em bailes próprios, as balls, com competições de beleza e de voguing, criando espaços acolhedores na noite nova iorquina para essas pessoas e trazendo em sua essência possibilidades de performances baseada em identidades de gênero, raça e sexualidade.

No Coletivo Amem, as balls têm recebido o nome de Pajuball, que também referência o Pajubá, linguagem em códigos criada pela comunidade LGBTQIA+ como uma forma de resistência e comunicação que utiliza termos de origem nagô e iorubá. A parceria da Casa Natura Musical com o Coletivo Amem começou em junho de 2019, em um evento realizado na Casa que uniu mesas de debates, discotecagem, performances e shows. O espaço também recebeu outra ballroom do Coletivo Amem em novembro de 2019 em comemoração ao Dia da Consciência Negra - a Kiki Ball Afrodiaspórica. 

Na edição pensada para o período de isolamento social, a Casa e o Coletivo criaram a Pajuball em Casa, composta por lives e pela festa Amem. Toda a receita arrecadada com a venda de ingressos da festa foi repassada ao #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo para ajudar pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social. A Casa também disponibilizou um lote de ingressos gratuitos para pessoas que não tiveram condições de contribuir financeiramente. A ação teve como objetivo incentivar a circulação de renda entre artistas independentes que estão em busca de plataformas para seguir realizando seus trabalhos.
 
Casa Natura Musical
Com mais de 400 shows de 200 artistas diferentes, a Casa Natura Musical completa três anos em 2020. Inaugurada em maio de 2017, a Casa dá voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Mais que uma casa de shows, a Casa Natura Musical atua como um equipamento cultural, promovendo reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos canais de comunicação.   
 
Sobre a Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019. Durante o período de suspensão de atividades presenciais em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Casa Natura Musical transferiu a sua programação para as redes sociais. Com a transmissão de lives que mesclam música e bate-papos, a Casa Natura Musical rompeu as barreiras geográficas que um palco físico impõe e tem alcançado novos públicos em todo o Brasil e na América Latina.
 
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br e www.sympla.com.br.
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus



Nenhum comentário