Novidades

[News] Streaming do Telecine reúne produções nacionais no Dia do Documentário Brasileiro


 No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, comemorado nessa sexta, dia 7, o streaming do Telecine homenageia a indústria nacional com uma seleção de produções do gênero audiovisual que se tornou uma das principais ferramentas de expressão e representação social, política e cultural.

Entre os títulos disponíveis na plataforma estão Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário e que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior lixão da América Latina; Indianara, sobre a ativista transexual Indianara Siqueira; e O Corpo É Nosso, que mistura documentário e ficção para discutir as injustiças sociais sofridas pelas mulheres.

O Telecine oferece os primeiros 30 dias de acesso gratuitos para novos usuários do streaming, o mais completo do país, que reúne mais de dois mil filmes.


Confira a lista completa:

O Corpo É Nosso

O abismo existente entre a trajetória da desconstrução do corpo da mulher negra como objeto e da mulher branca ainda é real. Este documentário traz à tona grande parte da questão da liberdade do corpo feminino, seja na música, dança ou na sexualidade, relacionada à desconstrução da visão de masculinidade a partir do feminismo.

Direção: Theresa Jessouroun
Elenco: Renato Góes, Roberta Rodrigues
Brasil. 2019. Nacional. 83 min.
Link do Telecine


Indianara

Documentário acompanha a ativista Indianara Siqueira, que liderou as manifestações do grupo de mulheres transgênero que lutam pela própria sobrevivência e contra o preconceito. Revolucionária por natureza, ela enfrentou o governo opressor e encabeçou os atos de resistência contra as ameaças e ataques a travestis e transexuais no Brasil.

Direção: Marcelo Barbosa
Elenco: Indiara Siqueira, Wescla Vanconcelos
Brasil. 2019. Nacional. 83 min.
Link do Telecine


Sequestro

Retrato inédito do trabalho da Divisão Antissequestro de São Paulo, responsável pelas investigações, táticas e ações referentes aos raptos no estado. Depoimentos de vítimas e imagens de resgates compõem o registro.

Direção: Wolney Atalla
Brasil. 2007. Nacional. 96 min.
Link do Telecine


Bacurau no Mapa

Mergulhe nas gravações e pré-produção de Bacurau. Com imagens exclusivas, os diretores Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles mostram como fizeram do longa um sucesso de público e crítica.

Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Bárbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier, Silvero Pereira, Thomas Aquino, Karine Teles, Kleber Mendonça Filho
Brasil. 2020. Nacional. 61 min.
Link do Telecine


Lixo Extraordinário

Registro do trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ).

Direção: João Jardim, Karen Harley, Lucy Walker
Elenco: Vick Muniz
Brasil. 2009. Nacional. 98 min.
Link do Telecine


Marighella

Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. O líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.

Direção: Isa Grispum Ferraz
Elenco: Lázaro Ramos, Miguel Arraes
Brasil. 2011. Nacional. 96 min.
Link do Telecine


À Queima Roupa

Partindo da Chacina de Vigário Geral, de 1993, o documentário de Theresa Jessouroun investiga a violência e a corrupção policial praticadas no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos.

Direção: Theresa Jessouroun
Brasil. 2014. Nacional. 93 min.
Link do Telecine


Meninas

Ao longo de um ano, o documentário acompanha o cotidiano de três jovens meninas que engravidaram.

Direção: Sandra Werneck
Elenco: Edilene Ferreira da Silva, Evelin Rodrigues dos Santos, Joice Delfino R.
Brasil. 2005. Nacional. 68 min.
Link do Telecine


Nenhum comentário