[Resenha] Fantasmas,de Tiago Toy

 

Sinopse:

Um lago em meio a montanhas esconde um passado tenebroso... Depois do desaparecimento de uma garota, eventos que parecem sobrenaturais começam a acontecer. Victoria, a filha do homem mais poderoso da cidade, retorna da capital sem aviso. Ela está assustada com os relatos que lhe chegaram, mas quer descobrir o que aconteceu com Uiara, sua única e melhor amiga daquela cidade. Três meses se passaram desde a última vez em que foi vista, e todos os moradores parecem estar num pacto de silêncio para que o caso seja simplesmente esquecido. Sem a colaboração do povoado, Victoria pensa em desistir, mas pressente que há algo ali que não pode ser simplesmente ignorado. Aquele evento trágico - a queda de uma barragem -, trinta anos atrás, que fez desaparecer todo o povoado original parece ter ligação com os estranhos casos que começam a acontecer. E o que há por trás desse desaparecimento que revolve cinzas da história de tanta gente?

                         O quê eu achei?

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Tiago Toy;eu ainda não li o best-seller Vozes do Joelma,que tem um conto dele mas devo admitir que a maestria com que ele escreve me surpreendeu positivamente!

O livro é dividido em 9 partes-8 partes mais o final-e se passa no ano de 1989;logo na primeira,intitulada O barão e a princesa,conhecemos Victoria Casagrande,filha adotiva de Tarso Casagrande,o homem mais influente da cidade de Monte do Calvário,da onde ela partira há 7 anos para tentar a vida na cidade grande.Victoria soube do desaparecimento de sua melhor amiga,Uiara,que fora vista pela última vez 3 meses antes.

Tarso é o proprietário do cafezal localizado na margem do lago Lameiro-que na verdade é algo bem mais sinistro:resultado de um episódio ocorrido quase 30 anos antes,a Tragédia de Barragem,uma barragem que desmoronou e quase afundou um vilarejo inteiro,contando os 100 moradores e que atualmente se encontra submersa no fundo do lago.

Victoria sempre foi uma daquelas pessoas super sensitivas e sempre sentiu que havia algo de maligno na atmosfera da cidade.Bastou colocar os pés lá novamente para que aquela sensação retornasse.Seu pai está doente e sua mão direita,o funcionário conhecido apenas como Barão,está de olho no patrimônio de seu chefe e não permitirá que alguém a tome,já que foi ele o responsável pelo funcionamento das coisas depois da partida da herdeira.

Mas a prioridade de Victoria no momento é descobrir o paradeiro de sua amiga-se é que ela ainda está viva!Ela começa a se envolver numa trama e quanto mais fundo ela vai,mais segredos começam a se desenrolar.

O modo como Tiago desenvolve a tensão é envolvente.A história não é de terror propriamente dito;é tensão psicológica.Durante toda a narrativa,nos perguntamos em quem podemos confiar,se Uiara está viva ou morta,se virou fantasma ou se é tudo ilusão,quem estava por trás de tudo,etc.E o modo como as pontas soltas são amarradas no final foi muito bem feito.

Recomendo para todos que curtirem uma leitura nacional!

                                 



Nenhum comentário