[News]Japan House São Paulo: Confira a programação #JHSPONLINE de 8 a 31 de julho

 


São Paulo, julho de 2021 - O #JHSPONLINE projeto da Japan House São Paulo que destaca em suas redes sociais diferentes vertentes do Japão, segue apresentando conteúdo diverso e curiosidades com o objetivo de ampliar o conhecimento do público interessado no tema. Entre 08 e 31 de julho, a programação destaca a nova exposição em cartaz até dia 22 de agosto na instituição nipônica, além de abordar sobre o feriado nacional do Dia do Mar, o Japão na Bienal de São Paulo, oficinas de férias para toda a família e o Ciclo de Mangá com histórias inspiradoras do cotidiano e imaginário japonês.


A exposição “WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão”, em cartaz na Japan House São Paulo, traz como ponto central o papel das janelas na arquitetura e na construção social, explorando a janela por meio de desenhos técnicos, maquetes, fotos, vídeos, mangás e obras literárias, que buscam mostrar aos visitantes as janelas como um dos componentes mais fascinantes da arquitetura e do dia a dia de todos. Como complemento, nos dias 08 e 23/07, às 17h, a instituição apresenta o evento “Conhecendo WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão”, que discutirá a respeito do conceito de WINDOWOLOGY, projeto interdisciplinar que estuda a cultura arquitetônica japonesa, e tem como ponto de partida a janela, abordando sobre a sua importância, significados e as profundas ressonâncias do pensamento japonês que podem ser aprendidos por meio deste elemento.

 

E para animar a criançada - e toda a família - em casa, as Oficinas de Férias inspiradas pelo verão japonês, com atividades educativas e curiosas com a presença do Coletivo Miudezas, grupo que cria ateliês itinerantes de arte, natureza e tecnologia para investigar as miudezas do mundo com as crianças. No dia 12/07, acontece a Oficina de Insetos Fantásticos, que apresentará alguns insetos japoneses e brasileiros, propondo atividades para criar divertidos insetos fantásticos. Muito apreciadas pelas crianças japonesas, a aparição dessas criaturinhas no verão quente e úmido do país, se torna um momento de brincadeira entre os pequenos, como por exemplo, ir aos parques em busca de cigarras, libélulas, borboletas, vaga-lumes, joaninhas e diversas espécies de besouros.

 

Já no dia 16/07, às 17h, o encontro Conhecendo a Japan House São Paulo contará com curiosidades sobre o projeto da Japan House São Paulo, por meio de elementos arquitetônicos que compõem a sede localizada na Avenida Paulista, 52, e compreendendo como eles traduzem o diálogo essencial realizado entre o tradicional e o contemporâneo dentro da cultura japonesa.

 

Na semana seguinte, a Oficina de sons do verão japonês ganha destaque no dia 19/07, com nova atividade com o Coletivo Miudezas, desta vez propondo a observação das paisagens sonoras que habitam o nosso espaço, incentivando a criação de suas próprias paisagens. Como exemplo, o cantar alto e forte das cigarras no verão japonês, que inspira o público a responder à questão: “Se no Japão escutamos as cigarras, o que será que ouvimos da nossa janela hoje?”. Com essa pergunta em mente, o conteúdo interage com as crianças e ativa a audição para as pequenas coisas que também merecem importância e possuem significados.

 

No dia 20/07, às 16h, acontece nova edição do Conversas com o Educativo com o tema “Presença do mar no Japão''. O evento destaca o Dia do Mar (Umi no Hi), feriado nacional no país, comemorado no dia 22 de julho, e que possui um grande significado para a cultura nipônica. Nele, se agradece e celebra os benefícios e a prosperidade trazidos pelo mar. O encontro revela também a importância do mar na formação do Japão e da sua cultura, pensando na sua influência no cotidiano, e nas representações artísticas e poéticas.

 

Falando em natureza, “Qual é a cor que marca o verão japonês?” É por meio desta pergunta que a Oficina de Cores do Verão japonês com o Coletivo Miudezas, inspira toda a família a criar seu próprio jogo da memória com as cores do verão japonês e do inverno brasileiro. Na ocasião, serão apresentadas como inspiração, as cores das paisagens e dos alimentos da época mais quente do ano no Japão, e o coletivo irá propor a observação das tonalidades do entorno, e a atenção à sazonalidade dos alimentos da estação. A atividade acontece no dia 26/07, no canal do YouTube da instituição cultural.

 

Promovido pelo Educativo da JHSP, no dia 30/07, às 17h, acontece o encontro “Conhecendo o Japão na Bienal de SP”. Com a proximidade da 34ª Bienal de São Paulo, que será realizada de 04 de setembro a 5 de dezembro deste ano, uma série de encontros online abordará a presença nipônica no histórico do evento. Ao todo serão 05 encontros e, em cada um deles, serão apresentadas diferentes obras de artistas japoneses que marcaram presença na Bienal, estabelecendo um diálogo entre suas produções e pensamentos artísticos.

 

E para fechar a programação do mês, no dia 31/07, às 17h, acontece nova edição do Ciclo de Mangá: O Japão nos quadrinhos, desta vez com histórias nas quais a presença do mar tem um papel fundamental para compreensão não apenas dos acontecimentos da narrativa, mas também sua influência no cotidiano e no imaginário japonês. Entre os títulos abordados estará Children of the Sea, de Daisuke Igarashi, inspirado no folclore japonês, o mangá mistura fantasia e mistério e conta a história de Ruka, uma jovem que em suas férias de verão, conhece Umi e Sora, dois meninos de origem desconhecida e começam uma amizade que  envolverá o mar, o universo e  o misterioso desaparecimento dos peixes do oceano.

 

Confira abaixo a programação completa entre 08/07 a 31/07:   

 

 

“WINDOWOLOGY:Estudo de janelas no Japão”

De 29 de junho a 22 de agosto

Segundo andar

Entrada gratuita

Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

A exposição conta com recurso de acessibilidade

 

Conhecendo WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão

Quando: 08 de julho (quinta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Mais informações: Site Japan House São Paulo

 

Oficina de Insetos Fantásticos

Quando: 12 de julho (segunda-feira)

Onde: Mídias Sociais da Japan House São Paulo

Conhecendo a Japan House São Paulo
Quando: 16 de julho (sexta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Mais informações: Site Japan House São Paulo

 

Oficina de Sons do Verão Japonês

Quando: 19 de julho (segunda-feira)

Onde: Mídias Sociais da Japan House São Paulo

Conversas com o Educativo - Presenças do mar no Japão

Quando: 20 de julho (terça-feira), às 16h

Onde: ZOOM

Mais informações: Site Japan House São Paulo

 

Conhecendo WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão

Quando: 23 de julho (sexta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Mais informações: Site Japan House São Paulo

 

Oficina de Cores do Verão Japonês

Quando: 26 de julho (segunda-feira)

Onde: Mídias Sociais da Japan House São Paulo

Conhecendo o Japão na Bienal de SP

Quando: 30 de julho (sexta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Mais informações: Site Japan House São Paulo

 

Ciclo de mangá: O Japão nos quadrinhos

Quando: 31 de julho (sábado), às 17h

Onde: ZOOM

Mais informações: Site Japan House São Paulo

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:    


Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp     





 

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Domingo, das 11h às 16h

Entrada gratuita

※Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.

    

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):  

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.   





Nenhum comentário