Novidades

[News]Lançamento “O Vaqueiro e suas Raízes

  Lançamento “O Vaqueiro e suas Raízes

Documentário, livro e site sobre a história e cultura do Vaqueiro



O projeto O Vaqueiro e suas Raízes, que consiste em documentário, livro e site, idealizado pela Associação dos Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE). Com intuito de mostrar não apenas um vasto material histórico que envolve, além da paixão pelo pastoreio, um bem cultural salvaguardado no âmbito imaterial, é que será lançado no próximo dia 26, às 15h, via canal do Youtube.

O projeto foi contemplado através da Lei Aldir Blanc, apoiado pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac) e Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Cultura, do Ministério do Turismo.

Ao todo foram mais de 100 depoimentos que estarão disponíveis no projeto dirigido por Vera Baccin, presidente da ABCCPE e coordenado por Flora Benoliel .

Conforme Vera , trata-se de uma ação que se constitui na experiência de conhecer, vivenciando com os interlocutores seu cotidiano (trabalho, lazer, família, relações sociais, imaginações e demais elementos que singularizam o ofício) e que resultou em um material rico de emoção, sabedoria, amor, profissionalismo e fé.

Nesse contexto, Vera Baccin ressalta que o dia 09 de agosto de 2011 ficou para a história dos Vaqueiros com a aprovação do decreto nº 10.039, quando ficou registrado no Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro, como bem cultural de natureza imaterial do Estado da Bahia.

“Sem dúvida, a deliberação significa para a categoria não apenas estímulo à preservação do patrimônio de raiz que passa de geração para geração e que é capaz ainda de fomentar a economia de regiões e movimentar a religiosidade das cidades, entre outros, mas de instituir normas de proteção aos vaqueiros e animais, fortalecendo assim, uma essência que foi comprovada em nossa pesquisa in loco”, frisou.

O Projeto O Vaqueiro e suas Raízes foi desenvolvido através de pesquisa em cinco municípios: Pé de Serra (Bacia do Jacuípe), Curaçá (Sertão do São Francisco), Lagoa Real (Sertão produtivo), Feira de Santana (Portal do Sertão) e Pedrão (Litoral Norte) -, resultando na primeira edição do livro.

Nenhum comentário