[News] Empresas investem em produção de audiovisual, mas esquecem do SEO do vídeo

 Empresas investem em produção de audiovisual, mas esquecem do SEO do vídeo 



Talita Lombardi, especialista em Marketing Digital, explica como criar um SEO estratégico

 No Marketing Digital, uma das estratégias mais promissoras em relação a números de acesso é o Youtube. São cerca de um bilhão de visualizações por dia, somente por usuários conectados pelo celular. Muitas empresas investem nessa mídia, mas esquecem-se do mais importante: fazer o SEO do vídeo. Essas técnicas fazem toda a diferença nos resultados de audiência do canal. Por isso, a especialista em Marketing Digital e Negócios, Talita Lombardi separou dicas práticas para que um vídeo esteja no topo do ranking dos buscadores. Título SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) são táticas que ajudam a melhorar o posicionamento do vídeo quando o assunto dele é o tema buscado pelo internauta. Neste caso, o ideal é usar todas as ferramentas disponíveis para reforçar a sua presença na internet. E o primeiro segredo é o título, que precisa conter as palavras-chave ligadas diretamente ao conteúdo. O objetivo é aparecer de forma orgânica no resultado da pesquisa quando uma pessoa procurar por elas. Por isso, elas são tão determinantes e precisam ser bem definidas. “De modo geral, algumas palavras que aparecerão no título farão parte da estrutura de toda a otimização e irão aparecer novamente: na descrição, nas tags e na capa. É um trabalho repetitivo, mas a função é mostrar ao algoritmo que estamos sendo consistentes entre o que está escrito e o que está no vídeo”, explicou Talita. 

 Hashtags Depois do título é hora de cuidar das Hashtags que irão acompanhar o vídeo. Elas parecem irrelevantes, mas são ferramentas obrigatórias se a empresa deseja conectar pessoas à sua marca. Primeiro, porque já se tornou um hábito do navegante procurar por outros vídeos relacionados apenas com um clique na Tag. Por outro lado, é uma opção que permite o produtor do vídeo incluir diversas palavras-chave, ampliando seu leque de search. DescriçãoTer qualidade audiovisual é essencial, mas para engajar é primordial conhecer a plataforma em que a empresa está inserida. O Youtube posiciona mais assertivamente aquele vídeo que mostra uma sintonia entre título, tags e descrição. Justamente, por isso, é preciso começar o primeiro parágrafo da descrição com a palavra-chave principal e depois incluir as demais no restante do texto. Para Talita, isso não torna a descrição repetitiva ou faz dela uma concorrente do vídeo. “Gosto sempre de utilizar pelo menos três parágrafos, é como se estivéssemos fazendo um post mesmo em um blog ou portal, bem detalhado e com muitas palavras-chave no meio”. 

 Além disso, o Youtube verifica os compartilhamentos realizados em todas as redes em que possui integração. Portanto, quanto mais divulgado for o vídeo, melhor torna-se a relação do canal com a plataforma. É como se o produtor estivesse colaborando para a difusão do próprio Youtube. Isso também acontece quando a empresa monetiza o canal, permitindo que apareçam anúncios em seus vídeos. É mais uma técnica para melhorar o posicionamento e o investimento da plataforma na divulgação daquele conteúdo. “Geralmente os vídeos de negócios não são virais, então é preciso planejar com muita atenção cada ação e, assim, conquistar cada vez mais visualizações e o sonhado primeiro lugar nas buscas”, concluiu Talita. 


Talita Lombardi 

Especialista em Marketing Digital com mais de 20 anos de experiência na área de negócios, tecnologia e inovação. Criadora da marca Menina Executiva em 2016 e do maior blog independente do país sobre startups, o Startups Stars, em 2013. Uma referência nas áreas de empreendedorismo, vendas, marketing de influência e mercado B2B. Autora do e-book SalesThinkng, do livro infantojuvenil Jessica Rainbow e coautora no livro Mulheres com o Poder de Inspirar outras Mulheres, da Editora Gregory. Atualmente, também, é sócia-fundadora e apresentadora do WorkStars, um multicanal de informações e atualidades para empreendedores que buscam inovar.

Nenhum comentário