[News] Japan House São Paulo inicia nova série de experiências sensoriais online para apresentar a diversidade do Japão

 

São Paulo, junho de 2021 – Para proporcionar uma rica viagem à cultura japonesa de forma virtual, a Japan House São Paulo inicia uma série de eventos sensoriais online com a realização da primeira edição do “Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi”, dia 1 de julho, às 19h, para apresentar novas e interessantes perspectivas de diversas regiões do país nipônico. Nesta edição, o voo é para Setouchi - único local escolhido do Japão como um dos "52 lugares para se ir em 2019" pelo ranking do jornal New York Times, combinando harmoniosamente arte e natureza. Serão apresentados os destaques, artesanatos locais, festivais e a cultura de omotenashi de quatro províncias: Okayama, Hyogo, Kagawa, Tokushima que ficam na região leste de Setouchi.

Na série, que prevê outros encontros, serão abordados diferentes temas como culinária, estilo de vida, cultura, produtos tradicionais, história, arte contemporânea, natureza, festivais e literatura. O encontro online chega para reunir pessoas e compartilhar momentos especiais mesmo estando à distância, com a possibilidade da troca e do diálogo por meio de uma vivência especial.  E foi inspirada em mostrar um outro lado do país, que a Japan House São Paulo escolheu como tema esta região específica. O calmo mar interno de Setouchi fica entre a ilha principal e a ilha de Shikoku no Japão e suas muitas ilhas espalhadas formam um belo cenário. “Por meio deste rico encontro sensorial, queremos apresentar diferentes e inusitadas facetas do Japão de hoje, além de destacar as múltiplas possibilidades de conhecer lugares menos afamados. Começamos pelas deslumbrantes ilhas de Setouchi, da região leste, que surpreendem pela rica cultura e beleza nativa. Em uma segunda edição, apresentaremos as províncias da região Oeste.”, explica Eric Klug, Presidente da instituição.

Aberto ao público, há duas formas de participar: uma por meio de inscrição gratuita para acompanhar a transmissão; e outra híbrida, na qual é possível adquirir a experiência completa que inclui um kit gastronômico (R$ 200,00) elaborado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Com quantidades limitadas (40) e disponíveis somente para a cidade de São Paulo, os kits trazem todos os ingredientes separados nas porções exatas, facilitando o preparo e tornando a noite muito divertida. 

A gastronomia de Setouchi

Em dois momentos da experiência, a gastronomia das quatro províncias será apresentada pela Chef Telma Shiraishi. A primeira etapa começa pela degustação do saquê de Hyogo da marca Hakutsuru, bebida alcoólica fermentada tradicional no Japão. Na sequência, a primeira entrada é o Fish katsu, bolinho de peixe empanado, temperado com kare, o famoso curry, representando a região de Tokushima. O segundo prato apresenta o Tako han, bolinho de polvo feito com massa crocante por fora e úmida por dentro, recheada de pedaços de polvo (takô) representando a região de Kagawa; Caracterizando Okayama, temos o Barazuski, porção de arroz temperado para sushi, coberto por uma seleção de frutos do mar e vegetais. E por fim, o Butaman, um dumpling (bolinho) popular em Hyogo, é elaborado com recheio de porco e legumes no vapor.

No segundo momento gastronômico do evento, a chef ensina a finalizar o prato principal do encontro, o Sanuki udon (original de Kagawa), feito com a combinação do macarrão udon importado, do tipo Sanuki (caracterizado pela forma quadrada e de bordas planas), com o tsuyu (caldo) à parte e dos acompanhamentos (flocos de massa tempurá, cebolinha, gengibre ralado, kamaboko). A sobremesa tem como inspiração Okayama - famosa pela produção de frutas - e traz a Anmitsu original, feita com pêssego, uvas moscato e frutas da estação com kanten (gelatina a base de algas marinhas), azuki (tipo de feijão japonês) e kibi dango (bolinho doce feito com açúcar, farinha de arroz e milhete - grão semelhante à quinoa), finalizada com uma rica calda de especiarias.  A Japan House São Paulo continuará apresentando a charmosa diversidade do Japão.

1ª Edição Série Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi

Quando: 1 de julho, (quinta-feira), 19h 

Onde: Plataforma ZOOM 

Inscrição obrigatória: http://bit.ly/SetouchiJHSP 

Valor: R$ 200,00 (com kit gastronômico) ou gratuito (acompanhar evento pelo Zoom)

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):  

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.  





Nenhum comentário