[News] Ícone do cinema iraniano, Abbas Kiarostami é o homenageado no Festival 125 Anos de Cinema

Com política, economia e cultura imponentes, o Irã ganhou força na indústria cinematográfica a partir da década de 1980, quando o poeta e cineasta Abbas Kiarostami ganhou reconhecimento mundo afora com a Trilogia Koker, que faz referência ao vilarejo iraniano que conecta os roteiros. A série de filmes foi aclamada pela crítica e o tornou influente não só para os seus conterrâneos, como Jafar Panahi e o vencedor do Oscar Asghar Farhadi, mas também para grandes nomes do cinema mundial, como Martin Scorsese, que já admitiu ser um grande admirador do diretor falecido em 2016, aos 76 anos. No domingo (13), o Festival 125 Anos de Cinema reúne as principais obras de Kiarostami, a partir das 14h20, no Telecine Cult.

Destaque para 3 Faces do diretor Jafar Panahi, Cópia Fiel de Kiarostamio, que rendeu o prêmio de melhor atriz para Juliette Binoche no Festival de Cannes, em 2010; O Vento Nos Levará, vencedor de três prêmios no Festival de Veneza;o drama Gosto de Cereja, filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1997; e Através Das Oliveiras, último longa da Trilogia Koker, que chegou a ser escolhido para representar o Irã no Oscar de 1995, mas não foi selecionado.

Os títulos podem ser acessados a qualquer momento na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema: Abbas Kiarostami e o Cinema Iraniano

DOMINGO (13)

3 Faces

No Telecine Cult, dia 13, às 14h20

A famosa atriz iraniana Behnaz Jafari recebe um vídeo de uma jovem pedindo ajuda para fugir da família conservadora. Ela, então, pede ajuda do diretor Jafar Panahi para descobrir se o vídeo é real, e os dois partem em busca da garota. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Direção: Jafar Panahi
Elenco: Behnaz Jafari, Jafar Panahi, Marzieh Rezaei
Irã. 2018. Drama. 100 min.
Link no Tel ecine

Cópia Fiel
No Telecine Cult, dia 13, às 16h10

O filósofo britânico James Miller viaja até Lucignano, na Toscana, para divulgar seu novo livro sobre a cópia na arte. Lá, ele conhece a galerista francesa Elle, de quem acaba ficando próximo durante um passeio pela região. Dirigido por Abbas Kiarostami e indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Juliette Binoche, William Shimell, Jean-Claude Carrière
Bélgica, França, Irã, Itália. 2010. Drama. 106 min.
Link no Te lecine

Dez
No Telecine Cult, dia 13, às 18h05

Mania Akbari roda as ruas do Irã como motorista, transportando personagens singulares. Dentro do veículo, os passageiros contam histórias que traçam um panorama do que é ser mulher no país.

Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Mania Akbari, Amin Maher, Roya Akbari
França, Irã. 2002. Drama. 93 min.
Link no Teleci ne

O Vento Nos Levará
No Telecine Cult, dia 13, às 19h50

Um iraniano e seus dois assistentes chegam a uma humilde vila na região do Curdistão. Nomeado pelos locais como "Engenheiro", o homem é guiado por um garoto que o leva à uma anciã que parece estar prestes a morrer. O recém-chegado então passa a acompanhar os rituais e costumes daquela comunidade, enquanto cumpre seu propósito. Dirigido por Abbas Kiarostami e vencedor de três prêmios no Festival de Veneza.

Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Behzad Dorani, Bahman Ghobadi, Noghre Asadi
França, Irã. 1999. Drama. 118 min.
Link no Te lecine

Gosto de Cereja
No Telecine Cult, dia 13, às 22h

No Teerã, Sr. Badii é um homem de meia-idade que, cansado da vida, deseja suicidar-se. Ele então cava sua própria cova aos pés de uma cerejeira e parte em busca de alguém para enterrá-lo. Mas, sua busca não será fácil, já que está num lugar onde tal ato é visto como algo extremamente detestável. Dirigido por Abbas Kiarostami e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari
França, Irã. 1997. Drama. 99 min.
Link no Teleci ne

Através Das Oliveiras
No Telecine Cult, dia 13, às 23h50

Uma equipe de filmagem escolhe como locação uma pequena cidade no norte do Irã. Hossein e Tahereh são escolhidos para interpretarem o casal de protagonistas, mas um problema surge durante as gravações: Hossein é apaixonado de verdade pela mulher, o que gera um clima tenso entre os dois. Dirigido por Abbas Kiarostami e indicado a Palma de Ouro.

Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Mohamad Ali Keshavarz, Farhad Kheradmand, Zarifeh Shiva
França, Irã. 1994. Drama. 103 min.
Link no Telecine
 
 

 


Nenhum comentário