[News]Nem de, nem para: Portugal fecha as portas para brasileiros por causa de Manaus




Nem de, nem para: Portugal fecha as portas para brasileiros por causa de Manaus


Segundo o Jornal Paivense, um dos principais do norte de Portugal, a razão seria não só Manaus, mas o surto em Portugal


Portugal às moscas, "de tarde, não há uma pessoa na rua, os comércios fecham, a neblina esconde o vazio e alimenta a tristeza", diz Maria Luiza, brasileira que mora no norte de Portugal.


Desde o início da pandemia, Portugal não tinha feito regras tão rígidas. O motivo estão nas estatísticas, o país é o que tem mais mortes e novos casos por milhão de habitantes.


No site Our World in Data, Portugal surge como o país que teve nos últimos sete dias mais casos confirmados (1.142) por milhão de habitantes de contágio pelo novo coronavírus, de acordo com os dados compilados pela universidade norte-americana Johns Hopkins


"Para consultas e qualquer outra doença, está vazio, mas para Covid, não há espaço." disse uma habitante de Braga.


O governo português também pensa em fechar as portas na fronteira com a Espanha e isolar o país. O medo e a crise econômica assola Portugal, segundo informações do Jornal Paivense, o número de pedidos de falência de comerciantes é assustador e, após entrevistas para apuração, setores como bares, cafés, restaurantes, derivados do turismo, já encontram-se com dívidas.


"O governo não disponibilizou ajudas, ainda não trouxe soluções, estamos com medo, nem metade da população foi votar para presidente e ele venceu, pois confiamos que, por iniciarmos a navegação neste barco juntos, vamos nos ajudar para sairmos juntos dessa." nos conta Luis Costa, comerciante luso-brasileiro.

PR/MF

Nenhum comentário