[Nerds & Geeks] Tradições do Ano-Novo lunar chinês-Ano do Boi de Metal

 

Feliz Ano-Novo! 


Você pode pensar: o quê? Já estamos em fevereiro! 

Calma que eu explico: é o Ano-Novo chinês! Hoje começa o Ano do Boi e vou contar algumas tradições típicas dos chineses:

-Não é permitido varrer ou limpar o pó no dia para que a boa sorte não seja varrida!

-Todas as portas e janelas devem ser abertas ao bater da meia-noite na véspera de Ano-Novo para permitir que o ano anterior escape. Também para permitir que a boa sorte do ano novo entre.

-Soltar fogos de artifício na véspera de Ano-Novo afugenta os maus espíritos enquanto envia o ano antigo embora e dá boas vindas ao novo.

-Não use referências à morte e ao passado, não fale palavrões nem conte histórias de fantasmas, que são tabu nesse dia.

-As crianças recebem pacotes vermelhos contendo quantias pares de dinheiro, já que quantias ímpares de dinheiro são tradicionalmente dadas durante funerais. (Os números ímpares e pares são determinados pelo primeiro dígito. Por exemplo,``50`` é um número ímpar). A única exceção à regra é que 4 nunca é dado, pois o número 4 é azar- a palavra chinesa para quatro é um homófono à palavra `´morte´`.

-Lavar o cabelo é proibido. Deixe o cabelo como está no primeiro dia do Ano-Novo.O caractere chinês para cabelo é o mesmo primeiro caractere da palavra para prosperar.Isso significa que lavá-lo ou cortá-lo é visto como destruição de sua fortuna e reduz drasticamente suas chances de prosperidade e boa sorte durante o ano.

-Facas e tesouras não podem ser usadas porque podem cortar fortuna.

-Os celebrantes usam vermelho para espantar os maus espíritos e a má sorte para garantir um futuro brilhante. Preto e branco não devem ser usados pois o preto simboliza a má sorte e o branco é uma cor funerária chinesa. As pessoas se vestem com roupas e sapatos novos para simbolizar um novo começo para o Ano-Novo.




Nenhum comentário