[News]Há 28 anos o Brasil se despediu de um dos grandes compositores da nossa música popular: Túlio Piva

Há 28 anos o Brasil se despediu de um dos grandes compositores da nossa música popular: Túlio Piva



Consagrado pelo dedilhar único do violão, compositor de talento e com a influência de ritmos que foram do tango ao samba, Túlio Piva marcou a música do Rio Grande do Sul e do país, tendo suas canções interpretadas por grandes nomes como Elis Regina e Elza Soares. A família do artista, especialmente seu neto, Rodrigo Piva, trabalha pelo resgate de sua memória, preservação do acervo e para que as novas gerações conheçam a rica e eclética produção de Túlio Piva.



Em 11 de fevereiro de 1993 o samba gaúcho dava adeus a um de seus principais representantes: o cantor e compositor Túlio Piva.

Nascido em Santiago do Boqueirão (RS), fronteira com a Argentina, em 4 de dezembro de 1915, Túlio tornou-se conhecido por seu estilo de compor e de tocar violão. Ao dedilhar o instrumento de maneira própria e única, o compositor ganhou destaque pelo pioneirismo ao compor sambas com um “sotaque gaúcho”, com a poética mistura de suas influências fronteiriças, tango e o samba do Rio de Janeiro. Um artista paradoxal: gaúcho descendente de italianos, que em suas canções falava sobre a vida no morro, pandeiro e batucada.


Gravado por grandes intérpretes da MPB


Autor de canções gravadas por nomes consagrados como Elis Regina, Elza Soares, Jair Rodrigues, Germano Mathias, Demônios da Garoa, Noite Ilustrada e Luiz Vieira, entre as principais obras de Túlio destacam-se: os sambas "Gente da Noite", conhecido como o hino da boemia de Porto Alegre e denominação da sua famosa casa noturna, que funcionou durante uma década na avenida João Pessoa (anos 80), "Pandeiro de Prata", o grande vitorioso do II Festival Sul-Brasileiro da Canção Popular (1968), e "Tem Que Ter Mulata", o qual recebeu dezenas de gravações e interpretações, inclusive, na Rússia, Estados Unidos e Venezuela. Túlio Piva, ao lado de seu conterrâneo Lupicínio Rodrigues, é sem dúvida um dos maiores nomes da música popular gaúcha de todos os tempos. 



Acervo Musical


Ao partir, em fevereiro de 1993, Túlio Piva deixou um riquíssimo acervo composto por fitas de vídeo (shows, entrevistas, programas de TV), fitas de rolo com registros históricos, fotografias, poesias e escritos inéditos, partituras e dezenas de fitas cassete com mais de 400 canções gravadas pelo autor em voz e violão, cuidadosamente indexadas - a maioria delas inédita. É o registro de 50 anos de atividade artística, inteiramente dedicados à música popular brasileira.

Coube ao cantor e compositor Rodrigo Piva, neto mais velho de Túlio, a incumbência de manter viva a memória musical de seu avô, assim como a guarda do precioso acervo que deu origem a vários projetos. O primeiro deles foi o CD "Túlio Piva – Composições Inéditas" (disponível no Spotify: http://spoti.fi/3jpu4U4), lançado em 1996, que resgata uma pequena parte das mais de 200 composições inéditas deixadas pelo sambista, com arranjos e interpretações especialmente elaborados para o projeto.


Documentário


Dirigido por Marco Martins e Loli Menezes (Vinil Filmes), o filme “Pandeiro de Prata" faz uma síntese da vida e obra do cantor e compositor gaúcho Túlio Piva, trazendo raras imagens de arquivo e de áudio, entremeadas por depoimentos de amigos, familiares e personalidades de destaque no cenário artístico. O filme foi realizado de forma independente e com recursos arrecadados em uma campanha de financiamento coletivo, especialmente para homenageá-lo por ocasião do centenário de seu nascimento.O neto Rodrigo Piva assina a produção musical. Em outubro de 2017 o documentário foi selecionado e exibido na mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Arquivo - RECine, realizado no Rio de Janeiro/RJ, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). 






M

useu Virtual de Túlio Piva



Um dos projetos acalentados por Rodrigo Piva, a fim de dar continuidade ao trabalho de preservação, recuperação e divulgação da obra de seu avô, é a criação de um museu virtual, para a disponibilização do riquíssimo acervo deixado pelo compositor gaúcho. “A totalidade do acervo de Túlio Piva se encontra, há quase vinte anos sem receber os devidos cuidados técnicos, necessários ao seu tratamento e conservação. Além disso, pela sua importância histórica, esse precioso material merece e deve ser ao alcance do público em geral”, diz Rodrigo.


A seguir, um bate-papo com Rodrigo Piva:


           Avô Inspiração


“Meu avô sempre foi uma fonte de inspiração, e eu tive o privilégio de dar os primeiros passos musicais ao lado dele. Eu tinha apenas 4 anos de idade quando ele emplacou seu maior sucesso, "Pandeiro de Prata", e isso ficou fortemente gravado na minha lembrança. Lembro de passear com ele na Rua da Praia, em Porto Alegre, e ele ser cumprimentado por todos. O tempo foi passando e, já na última etapa da vida, ele começou a gravar em fitas cassete e a indexar as suas composições, que são mais de 300, entre as quais mais de 200 inéditas.”



     Um ativista da música popular brasileira


“Mais do que ninguém ele sabia dos entraves que um artista popular enfrenta num país que não investe em educação e cultura. Num país sem memória, que não reconhece seus valores. É preciso dizer que meu avô, mais do que um compositor, era um ativista da música popular. Sempre demonstrou sua preocupação e se manifestou contra a invasão da música estrangeira e a desvalorização do samba, sua grande paixão.”


     O resgate da memória 

          

“O trabalho de resgate da obra de Túlio Piva, que venho desenvolvendo por quase vinte anos desde o seu falecimento, em 1993, é um compromisso pessoal que assumi, ciente do valor inestimável de um acervo construído ao longo de 50 anos de carreira artística. Além disso, não há dúvida que ali está uma parte da memória musical brasileira, que deve ser colocada, obrigatoriamente, ao alcance das futuras gerações.”


Links



YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCglFZG-9HlAykZG5LPiHDpg 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/6e83j0TJQL5d1v4OMUyUcp?si=IfQyblfuR12jcHnSsXzk8w

Facebook: https://www.facebook.com/tuliopiva.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/tulio_piva 

PR/Linete

Nenhum comentário