Novidades

[News]FESTIVAL FÉRIAS BRASILEIRAS apresenta retrospectiva do cinema dedicado ao público infantil

 

Composta por 23 filmes entre longas e curtas, FESTIVAL FÉRIAS BRASILEIRAS leva uma retrospectiva do cinema infantil brasileiro aos lares do país, para que crianças e adultos possam ver, rever ou conhecer a cinematografia brasileira dedicada aos pequenos. Grandes sucessos de público e obras mais conceituais, de grande relevância cultural, somam os títulos selecionados pela curadora do evento, Patrícia Durães.

Diretora dos projetos Escola no Cinema e Clube do Professor, que há mais de 30 anos contemplam alunos e professores de escolas públicas e particulares em várias capitais do país, Patrícia Durães acredita que o FESTIVAL FÉRIAS BRASILEIRAS é uma ótima oportunidade para crianças e adultos se conectarem com o cinema, mesmo em tempos de pandemia. Além da exibição de filmes, haverá a participação de contadoras de histórias.

Andorinha, Brichos, O Cavalinho Azul, Menino Maluquinho - o filme e Menino Maluquinho 2 - A aventura, Corda Bamba, Garoto Cósmico, Hoje eu Quero Voltar Sozinho, Peixonauta: Agente secreto da O.S.T.R.A., O Menino e o Mundo,  Insônia, Pequenas Histórias, Detetives do Prédio Azul - o filme e Detetives do Prédio Azul - O mistério italiano, Carnaval das Crianças, Bruxarias, O Segredo dos Diamantes, Pequenas Histórias, Tainá – a origem, Tainá – uma aventura na Amazônia e Tainá – A aventura continua, Tito e os Pássaros, Turma da Mônica – Laços e Porque não tenho um Xerimbabo? são os títulos a serem exibidos gratuitamente na plataforma Looke, de 25 de fevereiro a 25 de março.

Alguns longas terão datas para visualização, como é o caso de:

O menino maluquinho - O filme - de 25/2 a 11/3


O menino maluquinho 2 - A aventura - de 11 a 25/3


Tainá - uma aventura na Amazônia – dias 27 e 28/2 e 6 e 7/3


Tainá 2 - A aventura continua – dias 6 e 7 - 13 e 14/3


Tainá - A origem – dias 13 e 14 - 20 e 21/3


Laços, turma da Mônica - dias 5, 6, 7 e 8 de março


Detetives do prédio azul, o filme - dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro


Detetives do prédio azul 2 - O mistério italiano - dias 1, 2, 3 e 4 de março 

O objetivo principal do FESTIVAL FÉRIAS BRASILEIRAS é mostrar para crianças, pais e também educadores, que existe no passado cinematográfico nacional um rico conteúdo de histórias para a infância contadas em filmes, possibilitando o estímulo da imaginação nos jovens espectadores.

FÉRIAS BRASILEIRAS também preparou quatro encontros online com as contadoras de histórias Stela Barbieri, Andi Rubinstein e Urga Maira Cardoso, que serão apresentados aos sábados (dias 27 de fevereiro, 06, 13 e 20 de março), sempre as 17h, mostrando um repertório de histórias brasileiras para o público vivenciar a forma mais antiga de se contar e ouvir histórias. Através da narrativa oral, as pessoas costumavam se reunir para transmitir, de geração a geração, as histórias, conhecimentos, crenças, costumes e tradições.

Dedicado às crianças, mas também aos pais, professores, educadores e a todos que gostarem de boas histórias e muita diversão, o FESTIVAL FÉRIAS BRASILEIRAS  espera trazer momentos de interação entre as famílias e proporcionar experiências cada vez mais significativas para esse público ainda em formação.

PATRICIA DURÃES

Desenvolve há mais de 30 anos projetos e cursos com cinema e educação para a formação de novas plateias. Diretora do Grupo Espaço de Cinema (Cinemas Itaú, Circuito Cinearte e Cinespaço) e criadora dos Projetos Escola no Cinema e Clube do Professor, Patríciafoi colaboradora das 14 edições do Festival da Juventude da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Assina, com Fernanda Heinz Figueiredo, a criação e a curadoria da Ciranda de Filmes. Na distribuidora Espaço Filmes, é responsável pelo lançamento de filmes infantis no Brasil, como o sueco “Línea no Jardim de Monet” e os franceses “Kiriku e A Feiticeira” e “Príncipes e Princesas”, de Michel Ocelot. Em 2014, lançou nos cinemas o clássico americano “O Pequeno Fugitivo”, longa de 1953 até então inédito no Brasil.





Nenhum comentário